MANATAK (NUNCA MAIS)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Dolores Cacuango, grande liderança do povo indígena equatoriano.

Quando falamos de “radioteatro” pensamos em argumentos novelados contados com a riqueza da linguagem radiofônica.

MANATAK é outra coisa. É teatro puro, com o ritmo de declamação e as entradas corais, levado à rádio. É um experimento sonoro surpreendente por sua força dramática, sua interpretação autêntica e a beleza de sua “posta em rádio”.

MANATAK, que no idioma quíchua significa “nunca mais”, nos relata a vida heróica e sacrificada de Dolores Cacuango, grande liderança do povo indígena equatoriano, pioneira na luta pelos Direitos Humanos e o reconhecimento de sua pátria como um país plurinacional e multicultural. Dolores Cacuango fundou a primeira organização étnico-política do país, a Federação Equatoriana de Índios, FEI, assim como as primeiras escolas indígenas bilíngues.

Dolores Cacuango nasceu perto do vulcão Cayambe em 26 de outubro de 1881 e morreu em 23 de abril de 1971 aos 90 anos. Sua vida é um canto à resistência dos povos ancestrais de nossa América, brutalmente subjugados e marginados, mas que sobreviveram. E aqui estão. Aqui são.

MANATAK é uma produção de Rádio Pública do Equador e COMUNEDCU, Comunicação, Educação e Cultura para América Latina.

O papel de Dolores Cacuango é interpretado por três atrizes de três idades diferentes, Isabel Casanova, Diana Borja e YJéssica Santillán.

A montagem e a sonorização está a cargo de Byron Garzón. A musicalização de Tomás Prado. La direção coral de Isabel Casanova. A criação e direção geral é de Lola García.

A série consta de três capítulos. Deste link você pode ouvir o primeiro. Os outros dois estão na RADIOTECA.

Obrigado a Lola García e à Rádio Pública do Equador por compartilhar generosamente esta extraordinária produção com radialistas da Pátria Grande!

Equipe RADIALISTAS