MANUELA, COMANDANTE IMORTAL

Radioclip en texto sin audio grabado.

Manuela menina, Manuela jovem, Manuela Quito

Por ocasião do Bicentenário da Independência do Equador, a Secretaria de los Pueblos, Movimientos Sociales y Participación Cidadana tem o prazer de apresentar uma recriação radiofônica da história de Manuela Sáenz, mulher insigne do processo de independência do Equador e participante ativa na batalha de Ayacucho no Peru

A série tem 9 capítulos. Você os encontrará na Radioteca:
http://www.radioteca.net/verserie.php?id=7773

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA RADIONOVELA

LOCUTOR Manuela Sáenz, A comandante imortal.

EFEITO MURMÚRIOS CIDADE

MANUELA (JOGO DE VOZES) Quito sou eu, e Manuela Sáenz é Quito. E nessa cidade milenar e luminosa me recrio. Contemplo a todos os meus desde suas múltiplas esquinas, os vislumbro desde suas colinas umedecias, os amo deste gigantesco coração coletivo, desde a memória social que salvaguarda minha presença, meu passo, as sílabas de meu nome e o transcurso de todas as minhas derrotas…

CONTROLESICA QUITEÑA

EFEITO SOM DE TERREMOTO

VOZES Terremoto!… Terremoto!… Jesus, Maria e José!… Pai Nosso que está no céu, santificado seja vosso nome… Terremoto!… Terremoto!… Cuidado, a torre da Igreja de santo Agostinho veio abaixo!

EFEITO CHORO DE BEBÊ

MANUELA Nasci na escura noite de 27 de dezembro de 1797, enquanto Quito ressurgia entre escombros do terremoto que a assolou. Minha mãe morreu quando eu ainda não tinha cumprido quatro anos de idade. No entanto, Quito me fez forte e grande, me deu meu nome e sobrenome, minha empunhadura de espada, meu amor pela liberdade. Nathan e Jonathas eram negras preciosas, mais que minhas escravas foram minhas verdadeiras amigas e protetoras.

CRIADA Menina Manuela, desce desses borregos!

EFEITO RISADAS DE MENINA

MANUELA (ECO) Minha infância em Quito foi feliz, livre, cheia de dons. Filha de uma união “pecaminosa”. Simón Sáenz de Vergara, meu pai, era cuidador das arcas de suas Sereníssimas Majestades os reis de Espanha. E minha mãe, uma dama da mais alta sociedade, Joaquina Aizpuru Sierra.

VOZES Ilegítima! Ilegítima! Ilegítima!

MANUELA Aprendi a responder com desprezo às chacotas de dona Juana del Campo y Larraondo, a esposa oficial de meu pai. Alegro-me ao recordar o alvoroço das beatas e os olhos baixos das dignas senhoras para não saudar-me. Não me fazia falta alguma!

MENINO Oito, nove, dez… Manuela, está pronta?

EFEITO PASSOS

MENINOS Achei!

EFEITO RISADAS

MANUELA (SUSPIRO) Meu meio irmão José María foi um referente de muitos de meus sonhos na infância e depois cúmplice na conspiração contra Espanha. Oficial do batalhão realista de Numancia, que era o batalhão dos jovens crioulos à serviço da Espanha.

EFEITO RISADAS DE MANUELA E CAVALOS

MANUELA José María, irmão, cheguei primeiro, outra vez… Cavalgamos da fazenda até a beira deste riu e ganhei de novo!

JOSÉ É hora então de praticar um pouco de esgrima… O que acha?

MANUELA Não, irmão, prefiro que me ensine a empunhar bem a espada ou treinar pontaria com uma pistola. Mas, o que você está fazendo com o cachimbo de nosso pai José?

JOSÉ É um tabaco muito bom. Quer provar?

MANUELA Se nosso pai nos pegar, vai nos matar.

EFEITO CAVALO SE APROXIMA

PAI José María, Manuela!… Filhos, filhos, a missa do meio-dia está para começar. Vamos para casa imediatamente.

JOSÉ Sim, pai.

MANUELA Mas, pai! Já fomos à missa de manhã!

PAI Manuela, não me desobedeça!

EFEITO CAVALOS QUE SE AFASTAM

LOCUTORA Acabamos de ouvir: “Manuela Menina, Manuela jovem, Manuela Quito”

BIBLIOGRAFÍA
Adaptação para rádio do texto Manuela Sáenz La Comandante Inmortal, escrito por Marcela Costales. Roteiro e Direção: Diana Borja. Produção: Abrego Estudios. Quito 2009.