MARCELINA, UMA SOGRA ANGUSTIADA

Radioclip en texto sin audio grabado.

O animal de meu geNro a maltrata, a espanca a cada instante. Que devo fazer agora? É minha filha.

CONTROL CARACTERÍSTICA DA SERIE

EFEITO GOLPES, PRANTO MULHER

FILHA (REVER) Por favor, deixa-me.

GENRO (REVER) E choras? Você merece isto, por ser inutil.

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

MARCELINA Os escutaram? Não é fácil falar do que estou passando. Lhes contarei. Me chamo Marcelina e tenho uma filha. (TERNA) Minha filha sempre foi uma moça jovem e alegre, lhe agradava cozinhar e tinha uma pequena custura para suas confecções. (SE RIA) Estava nisso quando conheceu o meu genro. Se enamorou perdidamente, e logo, demasiado cedo, se foi viver com ele.

EFEITO TELEFONE

MARCELINA Filha? Como estás?

FILHA (FILTRO NERVOSA 2P) Tudo bem, mamãe. Pancho me presenteou com gatinho de peluça por nosso primeiro aniversário. E me convidou a comer num restaurante do bairro.

MARCELINA Que bom, filhinha! Te tocou um bom companheiro, não é?

FILHA (NERVOSA) Sim, mamãe. Sim. É … bom.

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

MARCELINA Passou o tempo e as coisas pareciam ir bem. Mas havia algo que me preocupava, é verdade. Minha filha nunca me contava nada de sua vida e quando vinha me visitar a sentia diferente. Além disso, a via emagrecer como si se estivesse secando…

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

MARCELINA Estás doente, filha?

FILHA Por que, mamãe?

MARCELINA Estás piorando… Ou tal vez terei um netinho?

FILHA (TRISTE) Não é isso, mãesinha. Estou bem.

CONTROL MÚSICA SENTIMENTAL

MARCELINA Ha pouco fui a visitá-los por uns dias. Meu genro sempre foi muito simpático comigo. Com todo mundo. Atento, serviçal, nada lhe parecia difícil de resolver. Eu agradecia a Deus que minha filha tinha encontrado um companheiro como Pancho. Digamos que o admirava… até essa noite…

EFEITO INSULTOS DE HOMEM E PRANTO DE MULHER AO LONGE

MARCELINA Deus meu! Que estará acontecendo?

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

MARCELINA No dia seguinte não pude conter-me…

EFEITO COZINHA

MARCELINA Que aconteceu, filha? Anoite escutei uma discussão. Estavas brigando com Pancho? Têm problemas?

FILHA Não é nada, mamãe. Só que Pancho é um pouco impaciente.

MARCELINA Que tens no braço?

FILHA (NERVOSA) No braço?… Nada.

MARCELINA Não me agradam essas manchas.

FILHA (NERVOSA) Deixa, mamãe. É que me esbarrei na porta. Não é nada.

CONTROL MÚSICA TENSÃO

MARCELINA Fiquei preocupada e com o pretexto de seu aniversário tornei a visitá-los. Nessa oportunidade fiquei uma temporada mais longa. O tempo suficiente para…

EFEITOS PASSOS CORRENDO, FORÇANDO

FILHA Solta-me, solta-me!

GENRO (FORÇANDO) Aprenderás a obedecer. Louca! Estúpida!

FILHA (SUPLICANDO) Por favor, minha mãe está aqui.

GENRO Tua mãe? Ninguém a convidou para estar aqui. E que saiba o tipo de filha que tem.

EFEITO BATIDAS NA PORTA, FORÇANDO

FILHA Mamãe, ajuda-me!

MARCELINA Saí do dormitorio rápidamente e vi que meu genro torcia o braço de minha filha… Ela estava no chão…

CONTROL GOLPE MUSICAL

MARCELINA (GRITANDO) Deixe-a, Pancho que acontece contigo?

GENRO Não se meta, Marcelina. É coisa de marido e mulher.

MARCELINA É minha filha.

GENRO É minha mulher, não se meta.

MARCELINA Tive medo. Meu genro a soltou, mas tinha o olhar furioso e minha filha chorava sem parar. Eu esperei a que se calmassem para regressar para meu quarto, mas fiquei acordada a noite toda, cheia de angustia.

FILHA (REVER) Mamãe, ajuda-me! (ECO)

MARCELINA Que devo fazer? Estou indignada e assustada. É certo que os problemas de casal os devem entender o casal. Mas não é uma mulher desconheida a que está sofrendo maltrato. É minha filha. Não sei qué fazer. Me intrometo ou não intro meto? E tu, qué farias em meu lugar?

CONTROL MÚSICA DE SUSPENSE

PRIMEIRA SOLUÇÃO

CONTROL CARACTERÍSTICA DA SERIE

LOCUTORA Primeira solução…

EFEITO BATIDAS À PORTA, FORÇANDO

FILHA Mamãe. ¡Ajúda-me!

MARCELINA GRITANDO) Deixe-a, Pancho o que está acontecendo contigo?

GENRO Não se meta, MARCELINA. É coisa de marido e mulher.

MARCELINA É minha filha.

GENRO É minha mulher, não se meta.

CONTROL GOLPE MUSICAL

MARCELINA Seu grito me pegou de surpresa. Nunca esperéi que Pancho me tratasse assim. E menos que batesse em miinha filha. Fiquei paralizada, calada, chorando.

GENRO Você também, Marcelina? Agora são duas choronas: a filha e a mãe. O que lhe ensinou sua filha? Ela não sabe ser mulher.

MARCELINA (CHORANDO) Mas o que acontece contigo, Pancho? O que fez minha filha?

GENRO Anda, conta-lhe à tua mãe a classe de mulher que sois. Imprestável para a cozinha e pior para a cama.

EFEITO BATIDA COM A PORTA COM FORÇA

CONTROL MÚSICA SENTIMENTAL

MARCELINA Minha filha e eu choramos muito. Ela me contou. A Pancho lhe molestava sua frieza na cama.

FILHA (TRISTE) O é muito torpe. Não pude, mamãe.

MARCELINA Agora entendia as manchas. Que podíamos fazer? Filha, esse é um problema muito comum, todas as mulheres o padeceram alguma vez.

FILHA Mas, mamãe, assim não tem que ser…

MARCELINA Ele está atuando muito mal, é certo. Mas desgraçadamente, os homens são assim, filha. Não sabem resolver os problemas si não for com violência.

FILHA Não sei o que fazer, mamãe. Quisiera separar-me dele…

MARCELINA Separar-te? Mas si recém estão começando. Ele mudará. Só tens que aprender a agradá-lo. Verás como se comportará bem contigo.

FILHA Tu acreditas, mamãe?

MARCELINA Sim, filha. Veja, amanhã será outro dia. Tu te ponhas bonita e a tratar bem teu marido.

FILHA E si volta a pegar-me?

MARCELINA Não o fará, já verás. Logo, logo esquecerás estes maus momentos. De veras…

CONTROL CARACTERISTICA DA SERIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

SEGUNDA SOLUÇÃO

CONTROL CARACTERÍSTICA DA SERIE

LOCUTORA Segunda solução
FILHA Mamãe, ajúda-me!

MARCELINA (GRITANDO) Deixe-a, Pancho o qué acontece?

GENRO Não se meta, Marcelina. É coisa de marido e mulher.

MARCELINA Fui tomada de uma fúria tremenda e me pus entre os dois…

EFEITO PRANTO FILHA

MARCELINA (RETANDO) O Que disseste? Que não me meta? Por seguramente que me meto. Agora mesmo deixe-a ou chamo a policía.

CONTROL RÁFAGA MUSICAL

MARCELINA Meu genro se surpreendeu muito e ficou paralizado.

GENRO Policia? Mas, Marcelina. Este é um problema familiar e se deve resolver em casa. Além disso, é a primeira vez que acontece. Nunca antes lhe toquei um dedo em sua filha. Lhe juro.

MARCELINA Veja Pancho, me vejo manchas no braço de minha filha em várias oportunidades.

GENRO (CHATEADO) Manchas? Quando tivestes manchas?

FILHA (TEMEROSA) Não mamãe, é que eu bati contra a porta do banheiro.

MARCELINA Sim? Batestes na porta, caídas da escada, resvalões na banheira. Isso ninguém acredita, minha filha. E não tenhas medo, que este desgraçaado de teu marido não se saírá com a sua. Vamos denunciá-lo.

GENRO Não se atreva!

MARCELINA Me atrevo. E a ti te digo, filha. Quiem se deixa apanhar uma vez ja não o poderá evitar a segunda nem a terceira. E de golpe em golpe te pode te matar.

GENRO Conversemos, mi amor. Marcelina, le juro que nunca más lo haré.

MARCELINA Seguramente que não o tornarás a fazer. Mas um boleto de proteção policial não lhe sobrará a minha filha. E já sabes, um golpe mais e te levarei à prisão, vamos filha.

FILHA Vamos, mamãe.

MARCELINA Fizemos a denúncia. Meu genro pediu perdão e minha filha regressou a sua casa. Mas ele já sabe que ao primeiro grito, ao primeiro insulto, ao primeiro golpe, chamaremos a polícia. E que eu estarei aí para defender minha filha.

CONTROL CARACTERISTICA DA SERIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

TERCEIRA SOLUÇÃO

CONTROL CARACTERÍSTICA DA SERIE

LOCUTORA Terceira solução…

FILHA Mamãe, ajuda-me!

MARCELINA (GRITANDO) Deixa-a, Pancho, o que te acontece?

GENRO Não se meta, Marcelina. É coisa de marido e mulher.

EFEITO PRANTO FILHA

MARCELINA Deixou de empurra-la e se meteu em seu quarto. Eu tranquilizei minha filha e a levei a dormir comigo. Na manhã seguinte…

GENRO (CHAMA 3P) Olhe, mulher. Onde se meteu? Quero meu café.

FILHA Já vou, Pancho. Um momentinho.

GENRO (3 P) Rápido, que é tarde.

MARCELINA Minha filha se levantou como si nada tivesse acontecido. Em pouco tempo, escutei que tomavam café e ele lhe pedia perdão. Ela me pareceu tão tonta que não pude mais que levantar-me da cama para falar com eles.

EFEITO COZINHA

MARCELINA Me poderiam explicar o que aconteceu anoite? O que vi não foi um sonho.

GENRO Nada, Marcelian. Uma pequena discussão de marido e mulher. Não é verdade, meui amor?

FILHA (TÍMIDA) sim. Só isso.

MARCELINA (SURPRESA) Como que só isso? Tu estavas batendo nela, Pancho.

GENRO (IRÓNICO) Não, Marcelina. Já lhe disse que não aconteceu nada. Uma briga de amorados. Isso sim, lhe peço desculpas pelo ruido (RISADA GOZADORA).

CONTROL GOLPE MUSICAL

MARCELINA Não podia acreditar no que estava escutando. O pior foi quando ouço de minha filha.

FILHA Não se preocupe, mamãe. Já me pediu perdão, não voltará acontecer.

EFEITO EMPURRA CADEIRA

GENRO Sénte-se, Sirvo-lhe um café? e lhe recordo, Marcelina, que em discussões de marido e mulher, ninguém mete a culher. Saírá perdendo.

CONTROL GOLPE MUSICAL

MARCELINA Essa frase me soou a ameaça. Em que mãos estava minha filha? Por que ela não reagia?

FILHA Estarei bem, mamãe.

MARCELINA Duvido, filha. E vou embora. Eu não posso fazer o que tu não te atreves a fazer.

CONTROL MÚSICA DRAMÁTICA

MARCELINA Regressei a minha casa angustiada. Minha filha está dominada por esse homem e não quier deixá-lo. Estarei esperando que ela reaja. A que toque o telefone.

CONTROL CARACTERISTICA DA SERIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

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p=. GUIA DE DEBATE*

_O pior é que Adita não reage. Esse animal de meu genro a maltrata, lhe bate a cada momento. Outro dia tentei defendê-la e só conseguí que insultasse a mim também. Que devo fazer agora? É minha filha._
_Primeira solução: Marcelina aconselha a sua filhaa aguentar ao marido e tratá-lo bem._
* _Segunda solução: Marcelina leva sua filha a denunciar ao marido._
* _Terceira solução: Marcelina se resigna a não dizer nada._

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*Violência contra a mulher*

É todo ato de violência contra as mulheres só pelo fato de ser mulher e que resulta num mal ou sofrimento físico, sexual ou psicológico para a mulher, assim como as ameaças, a coação ou a privação arbitrária da liberdade, tanto si se produzem na vida pública como na vida privada. Declaração sobre a eliminaçao da violência contra a mulher. ONU, 20 de dezembro de 1993.

É mais provável que uma pessoa seja surrada, maltratada ou assassinada emn sua própria casa por um membro de sua família, que em qualquer outro lugar ou por qualquer outra pessoa (Gelles y Straus, 1986). Aproximadamente, na América Latina, até 60% de mulheres sofre violência nas mãos de seus companheiros.

*MITOS*

*A violência contra as mulheres no seio da família é um problema de “âmbito privado” e ninguém de e se meter.
* As mulheres comportam-se e logo merecem castigo. Por tanto, devem aceitar isto em silêncio.
* As mulheres maltratadas sentem que traem os seus companheiros e a sua “família” quando contam o que lhes acontece ou pedem ajuda, porque tornam público o que consideram privado.
* Os casos de violência contra as mulheres no seio da família não representam un problema de grande magnitude.

*REALIDAD*

* Terminar com a violência contra as mulheres é responsabilidade de todos e todas.
* Considerar a vida familiar como “âmbito privado” esconde a magnitude do problema e perpetua a violência.
* A violência no lar é a forma mais generalizada de maus tratos da mulher no mundo inteiro. Ao menos, uma de cada três mulheres já sofreu maus tratos, surrada ou violada ao longo de sua vida.

América Latina é a única região do mundo que conta com uma convenção especial sobre a violência contra as mulheres:

Convenção Interamericana para Prevenir, Sancionar e Erradicar a Violência contra a Mulher (Belém do Pará,1994)

31 países da região são parte desta Convenção, a qual reconhece que cada mulher tem o direito a uma vida livre de violência tanto na esfera pública como na privada e condena todas as formas de violência contra a mulher. Os Estados estão obrigados, de conformidade com a Convenção, a condenar este tipo de violência e a adotar políticas e programas para a prevenção, castigo e erradicação da mesma.

bq. _Quem te levou a perder,_
_Quem não te soube amar,_
_Quem violentou teu pé_
_Quem sem olhar em ti decidiu o que deve ser?_
_Pedro Guerra_

*Para completar…*

* Porcentagem de mulheres que sofrem violência intrafamiliar em teu país e em tua localidade
* Recorda um caso de uma sugra angustiada. Que fez?
* Lei nacional contra a violência intrafamiliar
* Lugares em tua localidade de orientaão e programas de atenão a mulheres maltratadas (direção e telefone)

*Como usar este programa?*

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatizaão do conflito (sem os finais possiveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (que acontecerá com a protagonista?, o que farias num caso semelhante?, como terminará este conflito?).
4. Passar os três finais possiveis, um a um, com comentários intermediários. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Em esta data tens dados para comentar o tema.
6. Também podes convidar a uma sogra que tenha passado por essa experiência para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

BIBLIOGRAFÍA
Declaração sobre a Eliminação da Violência contra a Mulher. Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, 20 de dezembro de 1993.