MARLENE, JORNALISTA E MULHER

Radioclip en texto sin audio grabado.

Sou jornalista e acredito nos direitos das mulheres. Mas ao começar a trabalhar na televisão me encontrei com um mundo machista.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

DIRETOR Felicitações, Marlene. Foi aceita para integrar a equipe do noticiário da emissora. Você é inteligente e, além disso, muito linda.

MARLENE (SÉRIA) Obrigado, senhor diretor. Mas não precisa se referir ao meu físico. Sou uma profissional competente.

DIRETOR (BRINCANDO) Que caráter, garota! Hummm! Gosto disso. Precisamos de mulheres fortes, já sabe, o jornalismo exige que se tenha calças.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARLENE Sai do escritório do diretor com raiva. Se o cabeça pensa assim, imagine como serão os outros? Bom, disso tratarei mais tarde.

CONTROLE MÚSICA PASSA O TEMPO

MARLENE Desde menina quis ser jornalista. E no colégio, ganhava todos os concursos…

PROFESSORA (REVER) E o prêmio de melhor reportagem é para Marlene Rodrigues.

EFEITO APLAUSOS

MARLENE É claro que escolhi a carreira e desde que terminei a universidade, já trabalhei em vários jornais, rádios, redes de TV. Eu adorava, só que…

CHEFE (REVER) Marlene, cubra este desfile de moda e faça uma entrevista com a melhor modelo. Ah! Não se esqueça de averiguar o caso daquela garota que se suicidou.

MARLENE Ficava incomodada de ter que cobrir esse tipo de notícias, eu queria ir as rodas da imprensa política. Mas não tinha outro jeito. Estar nos meios de comunicação era ganhar experiência para depois.

CONTROLE MÚSICA PASSA O TEMPO

MARLENE Até que chegou esse depois…

EFEITO ESCRITÓRIO, COMPUTADORES, TELEFONE

JORNALISTA 1 Marlene, houve um acidente. Temos que cobrir a notícia.

JORNALISTA 2 Encontraram um feto em uma lixeira. Temos que ir à polícia.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARLENE A verdade é que me surpreendi e me decepcionei. Havia passado anos desde que eu era estudante e ainda continuavam os mesmos temas de escândalo. Fui até o diretor.

EFEITO ESCRITÓRIO

MARLENE Senhor diretor, recordo que quando entrei na emissora o senhor me felicitou pela minha capacidade profissional. Então, dado esse reconhecimento e minha especialização em ciências políticas, te peço para que me mude de seção.

DIRETOR Ah, não gosta de onde está?

MARLENE É que fazer reportagens de crimes, acidentes e moda não é o que quero para a minha vida profissional.

DIRETOR Sabe, Marlene. A seção de política já está completa. Além disso, uma mulher é mais sensível aos temas de mulheres.

MARLENE E quem disse que estes temas são de mulheres?

DIRETOR Não me diga que está de acordo com as feministas. Cuidado, Marlene. Essas idéias podem ser perigosas. Olha, ganhe experiência no que está e depois, veremos…

CONTROLE MÚSICA TENSA

MARLENE Fiquei pensando no que o diretor me disse. Eu não sou feminista, pelo menos, não pertenço a nenhum grupo feminista. Mas fico indignada com o tipo de notícias que me dão e a forma tão absurda de tratar as mulheres. Tenho uma amiga que…

CONTROLE CAFÉ

MARLENE Susy, já estou farta dessa emissora. Percebe? Nós mulheres trabalhamos duro. Somos repórteres, apresentadoras de notícias, secretárias. Mas se falamos de opinião e de técnica, nada. Eu conheço novas tecnologias. E sou especialista em ciências políticas.

SUSY Certo, certo. Por acaso você não sabia que essa é a situação da maioria das mulheres nos meios de comunicação? Marlene, você acha que só tua formação profissional basta?

MARLENE Claro, tive uma ótima formação e agora reclamo o direito de ser considerada pela minha preparação.

SUSY Não se esqueça que você é mulher e tem que demonstrar tua inteligência em dobro. Se é que não começam os assédios. São machistas, Marlene.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARLENE Embora SUSY tivesse razão, eu não me dei por vencida. Como se aproximava uma campanha publicitária, me ofereci…

EFEITO ESCRITÓRIO

MARLENE Senhor, diretor. Por favor, quero ser parte do grupo de publicidade.

DIRETOR E o que você sabe sobre isso, Marlene?

MARLENE Tenho idéias que podem valer.

DIRETOR Por que não? Uma mulher conhece a alma das outras. E a campanha é para elas.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARLENE Fiquei feliz de ser aceita. Finalmente sem sangue, sexo e Chanel. Me dispus a integrar o grupo…

EFEITO ASSOBIOS E CANTADAS

HOMEM 1 Bem-vinda, Marlene. Estava fazendo falta uma beleza feminina no grupo.

HOMEM 2 Serás nossa musa inspiradora.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARLENE Controlei minha vontade de insultá-los e com meu melhor sorriso, lhes disse… Encantada, companheiros, quando começamos?

HOMEM 1 Agora mesmo, Marleninha. Vamos revisar as fotos das modelos.

CONTROLE MÚSICA SUGESTIVA

HOMEM 1 Tem que ser loirinha, alta, pele de pêssego.

MARLENE Escutem, não é dirigida às mulheres do campo?

HOMEM 2 Tem razão, Marlene. Então, vejamos essa garota de cabelo negro. É lindíssima, mas lhe botamos umas tranças, roupa de índia e pronto… Agora, vejamos o ambiente. Ela está cozinhando e com dois filhos…

MARLENE Perdão, não continuem com essa imagem de dona de casa. Como se trata de créditos, coloquemos uma mulher trabalhando em sua roça, ou criando animais.

HOMEM 1 Marlene, a idéia é que as mulheres possam obter créditos. Por exemplo, por que não dedicar-se a fazer doces, compotas, pães, ou cuidar de outras crianças?…

MARLENE E por que não propor mulheres dos projetos de irrigação, que ampliem sua parcela, que comercializem seus produtos?

HOMEM 2 O banco nos pediu uma mulher-mulher.

MARLENE Não estou de acordo.

HOMEM 1 Que pena, Marlene. Você está aqui de assistente. Assim que… nos deixe trabalhar…

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARLENE Fiquei indignada. O que é isso?… não posso opinar? Meus companheiros insistem em suas imagens machistas e… eu tenho que aceitar? Por outro lado, as minhas colegas de emissora não se importam muito que seja assim. Tenho que pensar seriamente no meu futuro profissional. Fico? Vou embora? Não sei o que fazer. E você, o que faria no meu lugar?

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

MARLENE E por que não propor mulheres dos projetos de irrigação, que ampliem sua parcela, que comercializem seus produtos?

HOMEM 1 Marlene, deixe-nos trabalhar…

CONTROLE MÚSICA TENSA

MARLENE Aguentei como pude e cheguei em casa de péssimo humor.

EFEITO LAR

MARLENE Os homens são umas bestas.

PAI Marleninha, o que aconteceu?

MARLENE Meus colegas da emissora são uns machistas.

PAI E você, uma feminista.

MARLENE Veja, papai. Eles continuam pensando que nós as mulheres somos o sexo frágil.

PAI (BRINCANDO) Bom, você é magra e baixa.

MARLENE Papai!

PAI Não fique assim, filha. Estou falando assim para você esfriar a cabeça.

MARLENE Vou mandá-los ao diabo.

PAI Lembre-se, nunca tome decisões em momentos de amargura. Pode se arrepender.

MARLENE Sim, papai. Obrigada.

CONTROLE MÚSICA CALMA

MARLENE Já com a cabeça fria, refleti…

EFEITO RISOS HOMENS

HOMEM 1 (REVER) A Jaque está bonita, vou convidá-la para sair.

HOMEM 2 (REVER) Você viu? A assassinaram. Ela colocava chifre no marido e ele também nela. Uma notícia e tanto!

MARLENE Que enjoo vou até ao chefe de notícias…

CONTROLE COMPUTADORES

MARLENE Olha, chefe. Eu escrevi várias notícias. Poderíamos incluí-las no noticiário?

CHEFE Deixe-me ver. Uma marcha pelos direitos sexuais? O que é isso? Ah, Marlene. Não perca tempo. É melhor investigar o que aconteceu com a esposa do presidente Obama. Dizem que está na lista das mais bem vestidas dos Estados Unidos…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARLENE Era o que me faltava ouvir. O diretor, o chefe de redação, meus colegas, todos são iguais. Não, não quero ficar aqui.

CONTROLE MÚSICA TENSA

MARLENE Senhor, diretor. Me demito.

DIRETOR Qual o problema, Marlene?

MARLENE Tudo, senhor. Primeiro que uma emissora que só pensa em masculino, não vai a lugar nenhum. E eu quero chegar longe. Ah! Por que não mudam o logotipo para um falo sangrento? Seriam mais coerentes.

DIRETOR Marlene!

MARLENE Sai rindo. Minha demissão foi uma catarse. Procurarei outro lugar onde não tenha que amargar a vida com estes jornalistas machistas. Só espero que isso exista.

CONTROLE CARACTERÍSTICO DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

MARLENE E por que não propor mulheres dos projetos de irrigação, que ampliem sua parcela, que comercializem seus produtos?

HOMEM 1 Marlene, deixe-nos trabalhar…

MARLENE (PENSANDO) Ignorantes, não sabem que as melhores agências de publicidade trabalham imagens de mulheres mais reais! (PAUSA) Está certo, se são tão torpes que não podem fazer algo melhor, os deixo trabalhar.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

MARLENE Tudo continuou igual. Quando tentava dar minhas idéias, sempre me topava com…

HOMEM Marlene, outra vez com teu feminismo requentado?

MARLENE O que você entende sobre isso? Um jornalismo moderno trata com igualdade a homens e mulheres… As mulheres em todos os espaços e os homens, até na cozinha…

HOMEMS CORO Uhhhhh!!!!

MARLENE Pois bem, continuem com sua estreiteza mental. Afinal, são varõezinhos…

CONTROLE MÚSICA TENSA

EFEITO PARQUE

MARLENE Assim como você ouviu, Susy. Todos os dias a mesma briga. Não mudam e eu estou farta.

SUSY Os meios comerciais são assim. Respondem ao mercado. E o mercado é sangue, sexo e…

MARLENE Chanel.

SUSY Sim, amiga. Por que não pede para mudar de departamento? Talvez pudesse fazer alguma coisa nas públicas. Lá poderia influir em temas de saúde, infância, nutrição.

MARLENE Sim, mas eu quero outra coisa. Escrever comentários políticos ou de direito.

SUSY Você pede muito, amiga. Ter um trabalho já é um privilegio.

MARLENE Sim. Mas vou tentar.

CONTROLE MÚSICA TENSA

MARLENE Tentei e tentei… e nada.

DIRETOR Ou aceita ou cai fora. Você sabe que tenho várias em uma lista.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARLENE Pensei muito. Na verdade quase tive pesadelos. Mas finalmente decidi.

CONTROLE MÚSICA TENSA

EFEITO COMPUTADORES

MARLENE Está bem, senhor diretor. Eu fico, mas…

DIRETOR Mas?

MARLENE Eu gostaria de trabalhar na seção de…

DIRETOR De sucessos! Esse é o teu lugar, Marlene.

CONTROLE MÚSICA TRANQUILA

MARLENE E aqui estou eu, cobrindo crônica marrom, verde e amarela. Estou desesperada, mas não tenho escolha. E os colegas machistas? Não lhes faço caso. Devo cuidar do meu trabalho e depois… bom, depois a gente vê.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

MARLENE E por que não propor mulheres dos projetos de irrigação, que ampliem sua parcela, que comercializem seus produtos?

HOMEM 1 Marlene, deixe-nos trabalhar…

CONTROLE MÚSICA TENSA

MARLENE Quem eles acham que são? Não me darei por vencida. Falarei com minhas colegas.

EFEITO ESCRITÓRIO

MARLENE Oi, você viu a nova publicidade?

GAROTA1 Qual?

MARLENE Essa da mulher do campo em frente ao fogão.

GAROTA 1 Sim, uma cena poética.

GAROTA 2 Como poética? Mantém o estereótipo da mulher na cozinha.

MARLENE Oi, não havia te visto ainda aqui na emissora de TV. Eu sou Marlene.

GAROTA 2 É que eu acabo de chegar. E estou de acordo contigo.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

MARLENE Enfim alguém que pensa como eu.

GAROTA 2 Pois sim. Só que me mandaram cobrir crônica marrom.

MARLENE Assim batizam as novas. Mas o mais grave é que as colegas aceitam o sensacionalismo ou sexismo. Vamos fazer alguma coisa para mudar isso, já somos duas.

CONTROLE MÚSICA EMPODERADA

MARLENE Convidamos todas as mulheres para tomar um café…

EFEITO MURMÚRIO

MARLENE Colegas, vocês sabem do tipo de informação do nosso canal?

GAROTA 2 E percebem que nós, as jornalistas, estamos aqui somente de auxiliares? Vamos ver, digam-me… pediram alguma informação relevante para alguma de vocês?

GAROTA Não, mas é a linha do meio. Não podemos fazer nada.

MARLENE Pois eu acho que sim. Somos repórteres, poderíamos dar outra ótica a nossas reportagens. E ao escrever, podemos usar uma linguagem que inclua as mulheres.

GAROTA 2 E poderíamos pedir à direção que retire os anúncios de mulheres nuas, que respeitem as meninas violentadas.

EFEITO MURMÚRIO

MARLENE Comecemos por não permitir que os colegas faltem com o respeito com suas piadas de mau gosto.

GAROTA 2 Que não nos cumprimentem esfregando o corpo.

MULHER E que os postos de decisão sejam ocupados segundo concurso de mérito.

MURMÚRIOS Isso mesmo. Sim… é isso…

CONTROLE MÚSICA ANIMADA

MARLENE A novata e eu traçamos uma estratégia. Primeiro, trabalharemos com as mulheres para que conheçam seus direitos e batalhem por suas possibilidades profissionais. E depois com os homens. Deve haver um homem inteligente neste monte de torpes.

CONTROLE MÚSICA SUAVE

MARLENE Estou contente. Cada vez mais, nossas colegas estão ganhando consciência. E, pelo menos, os homens já não contam piadas grosseiras na hora do café. Fiz bem em ficar. O machismo tem que ser cortado pela raiz.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL. Escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero.

p=. **********************************

p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Sou jornalista e acredito nos direitos das mulheres. Mas ao começar a trabalhar na televisão me encontrei com um mundo machista que não nos respeita nem na equipe de trabalho e menos na informação._

_Primeira solução: Marlene deixa a emissora._
* _Segunda solução: Marlene fica na emissora._
* _Terceira solução: Marlene vai a luta e inicia um trabalho de conscientização com suas companheiras jornalistas._

p=. **********************************

As mulheres como objeto de notícia excedem aos homens somente em duas categorias ocupacionais: dona de casa (75%) e estudantes (51%).

*Alguns estereótipos nos meios de comunicação*

*As mulheres são o sexo frágil enquanto que os homens são o forte.
*A mulher é representada como objeto sexual e consumidora.
*A mulher pseudo liberada que se auto-aflige (anorexia, dietas) para alcançar os padrões de beleza, entre outros.
*A violência como ação isolada, deixando a idéia de que as mulheres estão no lugar errado com a pessoa errada. Não as tratam como um fenômeno social.

*Meios de comunicação com perspectiva de gênero*

* Fazem visíveis as desigualdades entre mulheres e homens a partir do sexo. E suas consequencias sociais, políticas e econômicas no modelo de sociedade atual.
* Transmite valores ocultados ou ignorados pela sociedade, como a cidadania, os direitos humanos, a solidariedade, o amor, a sexualidade, a felicidade.
* Denuncia a marginalização das mulheres do poder e os limites da sua real participação na vida pública.
* As mostra como sujeitas capazes de decidir, eleger e gestar, com poder sobre seu corpo e seu destino.
* Fala das mulheres ressaltando seu protagonismo social e promovendo sua identidade como sujeitas de direitos e deveres, assim como possibilita a palavra pública, como um meio de emancipação e construção de sua cidadania.
* Fala dos homens, eliminando os estereótipos que os fazem mantenedores de uma cultura androcêntrica com poder supremo sobre as mulheres. E os apresenta com capacidades humanas que valorizam o respeito, a ternura, a sensibilidade.
* Combate o sexismo e as desigualdades sociais para modificar as relações desiguais
que existem entre homens e mulheres. Isto tem a ver com a linguagem masculinizada, a cultura e os preconceitos que se transmitem através dos meios de comunicação.
* Da presença igualitária de homens e mulheres como protagonistas da notícia.
* Amplia nossos horizontes comunicacionais, nos faz mediadores e facilitadoras da palavra de outros setores da sociedade: indígenas, homens e mulheres da terceira idade, lésbicas e gays, negras e negros, portadores de deficiência, crianças, jovens, todos aqueles a quem de uma ou outra forma se lhes foi negado historicamente o direito à comunicação.

Porém ainda nos pedem que sejamos lindas. E mais, quando oferecemos o currículo de uma colega a primeira coisa que nos perguntam é: Como ela é? Que idade ela tem? Como está? E quando se trata de um homem, a pergunta é: Onde trabalhou?”

*Para completar…*

* Notícias sobre mulheres nos meios de comunicação de sua localidade e país.
* Mulheres jornalistas em postos de decisão nas emissoras de televisão em sua localidade e país
* Faça um exercício prático: convide a sua audiência a assistir um jornal, um canal ou uma rádio em determinada hora e que identifiquem quantas notícias se referem a mulheres e de que maneira.
* Leis ou outros instrumentos para a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.
* Lugares de orientação e programas de assistência, ouvidoria social sobre a violência contra as mulheres nos meios de comunicação (endereço e telefone)

*Como usar este programa?*

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que você faria em um caso semelhante, como terminará este conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha você há dados para comentar o tema.
6. Também pode convidar uma colega para comentar o programa e responder as perguntas da audiência.
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.