MENINAS PARA A VENDA

Radioclip en texto sin audio grabado.

As levam enganadas. Tiram-lhes seus documentos. As prostituem.

MULHER Meus documentos, senhor… Devolva-me meus documentos!

ESTRANGEIRO Não se altere, senhorita. Tranquila. Não se esqueça que tem uma dívida conosco: passagem, visto, contrato, licença de trabalho, roupa comida, casa…

MULHER Você me contratou para atender num restaurante. E isto não é um restaurante.

ESTRANGEIRO (GOZADOR) Claro que é u restaurante… mas de amor. Ou pensa que é o que? Ou pensa que serve para outra coisa? Recorda que não tens teus papéis em dia e que o governo pode te expulsar a qualquer momento.

CONTROLSICA DECADENTE

NARRADORA Guadalupe havia caído na armadilha. Em seu país conheceu uns senhores muito respeitáveis que lhe ofereceram trabalho. Havia pouco tempo que, com seu título de secretária debaixo do braço, não conseguia um emprego para viver nem ajudar a sua mãe já idosa.

COIOTE Em poucos dias terás teu visto e uma bolsa de viagem. Não, não se apresse para pagar-me, só deixa-me um poder.

NARRADORA Guadalupe se endividou antes de viajar e a casinha humilde ficou em poder do coyote. Ela estava segura que muito rápido começaria a mandar dinheiro. Não teria que preocupar-se.

MULHER (CHORANDO) Isto não é um restaurante… não … não …

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTOR O tráfico sexual para os países europeu envolve cerca de um milhão de mulheres.

LOCUTORA 75 de cada 100 procedem da América Latina e do Caribe. Os maiores "exportadores" de meninas são República Dominicana, Brasil, Colômbia, México, Peru, Argentina, Uruguay e Venezuela.

VOZES Necesita-se empregada doméstica.
Queres casar-te comigo?
Procura-se cabelereiras .Camareiras
Secretárias
pessoal de escritório
pessoal de limpeza
pessoal de…

LOCUTOR Algumas são convidadas com ofertas de matrimônio. Outras, levadas com enganos dos mais variados trabalhos. Todas acabam na prostituição.

LOCUTORA Alemanha, Holanda, Itália, Espanha e Bélgica exigem soemente um visto de turista. Áustria concede uma estadia como prostitutas legais por um ano. Suiça outorga o "visto de bailarina" com permisão de trabalho por oito meses.

ESTRANGEIRO Bom, no fim de tudo, é um trabalho como outro qualquer.

LOCUTORA Não, meu amigo, nenhum trabalho. é uma exploração como outra qualquer.

LOCUTOR É um negócio perfeito. A exploração sexual de mulheres e meninas rende anualmente mais de 50 bilhões de dólares.

LOCUTORA Esta atividade delituosa ocupa o terceiro lugar entre as mais rentáveis do mundo, depois do tráfico de armas e de narcóticos.

ESTRANGEIRO Então, vocês estão contra as trabalhadoras sexuais?

LOCUTORA Não, senhor, estamos contra vocês, os proxenetas, os criminosos que abusam delas. E por favor, não utilize o nome de trabalhadoras sexuais para estas mulheres que…

ESTRANGEIRO Mas algumas…

LOCUTORA … Vocês disseram, algumas". Mas a imensa maioria são vítimas do machismo mais repugnante.

LOCUTOR Escravas sexuais. Meninas para negócio. A feminização da pobreza é causa principal desta situação. A migração forçada é uma triste estratégia de sobrevivência.

MULHER (CHORANDO) Isto não eé um restaurante… não… não…

LOCUTORA Se sabes de alguma vizinha, de alguma amiga, que quer viajar ao exterior com estes contratos de lixo… aconselhe-a.

LOCUTOR Se sabes de algum coiote, de algum proxeneta disfarçado de empresário, denuncie-o.

BIBLIOGRAFIA
Guía de las Mujeres 2000, Instituto del Tercer Mundo, Montevideo. 2000. Marcela Sosa Acosta-Kral, Inmigración de mujeres e industria sexual, Frankfurt 1995.