MONTAR UMA RÁDIO (e 6)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Montar uma rádio. Transmitir em AM ou em FM?

No radioclip passado vimos como o som viaja pelos ares. Uma viagem que pode ser de diferentes formas. Vejamos as mais conhecidas.


FREQÜÊNCIA MODULADA (FM)

Estes tipos de transmissões são as mais usadas atualmente. A maior parte das emissoras que existem no planeta são de FM. Estima-se que para cada emissora AM há pelo menos 5 em FM.

AMPLITUDE MODULADA (AM)

Cada vez são menos as rádios que optam por transmitir neste sistema, embora seu alcance seja maior que as FM.

DIFERENÇAS E VANTAGENS ENTRE UM SISTEMA E OUTRO

Qualidade do som:
É a principal vantagem da FM frente à AM. As rádios de freqüência modulada são ouvidas muito melhor. O som é mais nítido e limpo. Além disso, em FM, podemos transmitir em estéreo.

Embora com a nova Rádio Digital a transmissão em AM ganhará em qualidade, ela continuará sendo inferior à FM. As emissoras AM terão um som similar a uma FM, entretanto, as FM soarão tão bem como um CD.

Interferências:
O sinal de AM é mais vulnerável às interferências. Notamos, sobretudo, quando vamos dirigindo um carro e escutando uma rádio AM. Basta que passemos por baixo de uma fiação elétrica de alta tensão para que o sinal se transforme em um ruído inaudível. De igual maneira, as tempestades ou chuvas fortes afetam a transmissão. Isso não acontece com a FM.

Alcance:
Com igual potência de transmissão, o alcance da AM sempre é maior que a FM.

As ondas que se modulam na Amplitude vão ricocheteando da terra à atmosfera.

É como se batêssemos com uma bola no chão com muita força. A bola vai quicando para cima e para baixo. Algo similar faz a AM, por isso é mais fácil que salte edifícios e montanhas cobrindo longas distâncias.

À noite, essa capa da atmosfera sobre a qual ricocheteia, se aproxima mais da terra. Por este motivo no período noturno, as AM cobrem distâncias ainda maiores.

Ao contrario, o sinal de FM viaja em linha reta. É como um chute em uma bola de futebol. A força desse chute seria a potência do transmissor. Quanto maior a potência, maior à distância.

O problema da FM é que ao encontrar-se com edifícios, montanhas ou qualquer tipo de obstáculos vai perdendo força e debilitando-se.

Tomando em conta estas diferenças, uma emissora AM é conveniente em zonas montanhosas ou de vales. Enquanto que a FM nos será mais útil nas zonas planas onde não há muitas barreiras naturais.

Públicos:
Embora esta tendência esteja mudando, ainda continua se associando a FM com públicos juvenis, modernos, musicais, enquanto a AM se imagina para públicos adultos, mais clássicos e noticiosos.

Custos:
É bem mais barato instalar uma rádio FM que uma AM. Estas últimas têm custos maiores, já que os transmissores são mais elaborados e, como vimos no radioclip passado, a instalação da antena é mais complexa.

Por outro lado, uma antena e um transmissor de FM podem ser construídos com nossas próprias mãos e inclusive os equipamentos comerciais são muito mais econômicos que os de AM.

Termina aqui este percurso pelos equipamentos e condições básicas para montar uma emissora de rádio.

Ficou com alguma dúvida?… Pois escreva para o Consultório Técnico!