MORTE NA LIXEIRA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Primeiro Prémio Categoria Rádio de la Fundaçao Novo Jornalismo Iberoamericano.

Enquanto dormem num contentor de lixo do mercado da Mercede, na cidade de Riobamba, quatro menins entre 11 e 12 anos são esmagados pelo lixo despejado por um caminhão coletor. Isto ocorreu na madrugada de 28 de dezembro de 2004.

Para escutar ou baixar-te este impactante programa, faça clic aquí.

No mês de setembro próximo passado, foram entregues os prêmios da Fundação Novo Jornaismo Iberoamericano. Na categoria rádio, o Jurado Internacional colocou como Primeiro Prêmio o trabalho Morte na Lixeira do radialista equatoriano Guido Moreno.

Guido Moreno tem 30 anos de idade. Desde dos 15, está fazendo jornalismo e comunicação da boa. Atualmente, trabalha como repórter da ERPE, Escolas Radiof6onicas do Equador, em Riobamba, uma das emissoras populares pioneiras da América Latina.

Nesta reportagem —explica Guido— não quis recorrer à crônica vemelha nem à sensibilidade nem muito menos roubar protagonismo. Mas bem, tratou de dar voz, a través do único sobrevivente, aos que já perderam. Neste drama, te dás conta de que não há um culpado. Todos o somos. Não temos como algo normal o trabalho infantil? Já não nos comovem os meninos engraxates, as meninas vendendo sorvetes… Inclusive há fábricas e empresas que dão uniformes às crianças para o trabalho, ainda que seja proibido por lei.

Não podemos resistir a tentação de compartilhar com vocês este trabalho de um enérgico valor testimunhal e profético.

Sucesso Guido e êxitos a ERPE!   

Equipo RADIALISTAS  

CLIP RELACIONADO
http://www.radialistas.net/portuclip.php?id=1500202