MÚSICA ONLINE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Toda uma discoteca virtual a disposição dos radialistas e das apaixonadas por música.

Quem nasceu antes dos 80 lembra que para conseguir uma música nova tínhamos que perseguir os amigos e amigas para que nos emprestassem as últimas aquisições em discos de vinil.

Tirávamos uma cópia em cassete e já podíamos transmitir os últimos sucessos do momento pela rádio.

Mas então chegou a “Santa Internet” e a história musical das rádios se transformou por completo. Agora, as músicas não vêm embaladas em acetatos ou fitas magnetofônicas mas em zero e um.

A digitalização dos conteúdos oferece maiores facilidades para o intercambio musical. Os sucessos de nossos artistas preferidos rodam pela internet e é fácil descarregá-los ou compartilhá-los por correio eletrônico com radialistas de outros lugares.

O negócio das discográficas desmorona e os músicos começam a buscar novos canais de distribuição. Por exemplo, páginas onde põem suas músicas publicamente para ser descarregadas sem custo.

A mais conhecida é Jamendo.com. Alguns grupos ou solistas não são muito famosos, mas serão se você os promover por tua emissora e muita dessa música servirá como cortinas ou fundos musicais para tuas produções.

Spotify.com é outra alternativa interessante. Descarregue o software, instale e ouça e baixe milhares de músicas.

Há muitas outras opções, por exemplo, Grooveshark.com, Musicuo.com, Deezer.com, Lastfm.com ou Rockola.fm que apresenta uma seleção de músicas dependendo de teu estado de ânimo.

Estas páginas foram pensadas para que ouça música como se fosse uma rádio online onde você seleciona os artistas de tua preferência e arma tua própria pauta musical.

Igualmente, se você tiver cartão de crédito, pode comprar as músicas que mais o interessam, contudo, lembre-se que você sempre tem a possibilidade de abrir um editor de áudio no computador e gravar o que está tocando em uma página web.

A mesma coisa pode ser feita se você precisar resgatar o áudio de um vídeo do YouTube ou algum outro canal similar. Embora isto seja mais simples com programas como aTube Catcher ou Pytube para quem usa GNU-Linux. Você o descarrega, o instala, pega o endereço do vídeo do YouTube que te interessa e seleciona que o descarregue em WAV. Dessa maneira, baixará a música como arquivo de áudio sem comprimir e assim poderá trabalhar com ele sem problemas em teu editor de áudio.

Toda uma discoteca virtual a disposição dos radialistas e das apaixonadas por música. Aproveite!