NÃO TEM IDADE PARA ENTENDER

Radioclip en texto sin audio grabado.

Sexismo, racismo, chauvinismo… e também “adultismo”.

GAROTO Minha mãe morreu quando eu era criança e sofri muito. Pensava que ela tinha me abandonado com minhas tias. Ninguém me disse claramente o que tinha acontecido. Se perguntava, sempre escutava a mesma coisa:

MULHER Quando você crescer, vai entender.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

GAROTA Assustei-me quando veio a minha menstruação. Ninguém tinha me explicado e uma amiga do colégio me disse que agora poderia sair com os homens e ter filhos. Fui perguntar para minha mãe como era o assunto. Ela ficou muito brava.

MÃE Que perguntas são essas!… Você ainda é uma menina e não tem idade para entender.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

GAROTO Eu estava muito maneiro com meu cabelo rasta cheio de trancinhas e minha boina. Também coloquei um piercing na sobrancelha esquerda para ficar na onda. Em casa foi o maior escândalo. Torraram-me a paciência, até me chamaram de maconheiro. Por que então, qual é a parada?

PAI Porque sim… Porque os homens de verdade não se vestem como vagabundos nem colocam esses arames. Quando você for adulto vai a entender.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

GAROTA Adoro quando o tio Alberto nos visita. Ele fala de política, da economia do país. Sabe de tudo, até de astronomia. Eu adoro meter a colher e dizer o que penso das coisas. Mas meu pai sempre me corta.

PAI Cale-se fedelha, deixe o seu tio falar, que você não sabe nada disso. Quando for grande, opinará.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

GAROTO Me apaixonei como um bobo. E claro, nós queríamos comer um sorvete, passear pelo parque e, às vezes, ficar a sós. Meus pais se opuseram, me proibiram de sair e cortaram a minha mesada.

MULHER Sua obrigação é estudar. Você é muito jovem, não tem idade para essas coisas. Quando ganhar seu dinheiro, fará o que quiser.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTOR Sexismo, racismo… e também “adultismo”.

LOCUTORA O “adultismo” é a discriminação que fazem as pessoas adultas contra os jovens.

LOCUTOR Um “adultista” pensa que os jovens são seres inferiores, não desenvolvidos. Portanto, devem calar e obedecer.

LOCUTORA Para uma “adultista”, as garotas e os garotos nunca têm idade para entender as coisas. Não têm idade para decidirem por si mesmos. Não têm idade para opinar nem para namorar.

GAROTA (MEIA VOZ) Psiu… E ai cara…

GAROTO (MEIA VOZ) Fala, mina…

GAROTA (MEIA VOZ) Escute bem. Quando lhe derem uma bronca em casa, diga que são uns “adultistas”. E como não conhecem essa palavrinha, você ri e diz: “Vocês não têm idade para entender”. (RISOS)

BIBLIOGRAFÍA
Puntos de Encuentro, Somos diferentes, somos iguales, Manágua, 1998.