NATAL NOS TERRITORIOS OCUPADOS (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Jesús havia viveu somente um dia.

CONTROLSICA ÁRABE SUAVE.

NARRADORA O povo estava ocupado. As tendas, fechadas. As oficinas da segurança social haviam sido bombardeadas, e sua própria casa estava em ruinas.

CONTROL SOBESICA E FICA DE FUNDO.

NARRADORA José não teria trabalho. Ninguém teria dinheiro para contratar a um carpinteiro. E, ainda que houvesse , a ocupa;cão não lhes permitia construir novos edificios, nem reparar os que já havia, nem se quer comprar materiais de construção.

EFEITO VENTO

NARRADORA Maria saiu ao amanhecer e o ar gelado lhe raspou o rosto. Se tapou o pescoço e as bochechas com um pano.

EFEITO POÇO E AGUA

NARRADORA Se dirigiu ao poço e encheu o cântaro de água. Lhe custava inclinar-se porque sua enorme barriga se interponha. A teria bastante baixa, sabia que imediatamente lhe chegaria a hora.

JOSÉ Vamos a Belén, Maria. Lá teremos parentes.

NARRADORA José se lavou a cara e ajudou a Maria a recostar-se sobre a manta que cobria o sujo solo da improvisada tenda. Passou sua mão calejada por seu pêlo e lhe deu uma palmadinha amavel sobre o ventre. Maria sonriu em que pese a não sentir-se bem. Era somente uma menina, uma adolescente frente ao barbudo José.

JOSÉ Falei com Sami, o pastor. Prometeu-me levar-nos até Belém esta noite por caminhos secundarios.

EFEITO BURRO ACOMPANHA A CENA

NARRADORA A meia noite, Maria montou sobre o burro enquanto José carrgava com o pouco que teriam. Sami ia adiante. Enquanto subiam pelo caminho rochoso, Maria sintiu que uma dor aguda recorria seus musculos e seu ventre.

EFEITO EXPLOSÕES AO LONGE

NARRADORA As estradas principais estavam bloqueadas pelos tanques, veículos armados, e soldados com fusis automáticos. Quando já se aproximavam a Belém viram uma luz brillante que barria os arredores e uma vala que rodeava o perímetro da cidade.

PASTOR (MEIA VOZ) Há um espaço entre a vala e as rochas. Podem cruzar por aí, mas têm que abandonar o burro.

JOSÉ Quê dizes? Deixar o burro? Nunca!

PASTOR (INCÔMODO) Então, terão que cruzar através do controle israelense. Agora tenho que ir-me. Que Deus lhes acompanhe.

NARRADORA Maria dormia. José guiou o burro montanha a baixo em direção à estrada principal. A luz brilhante lhes cegava. Uma voz dura e estonteante ressoou através de uma alta voz.

SOLDADO (ALTA VOZ) Alto ou disparamos!… Desçam do burro, coloque sua bolsa do outro lado da via, e levantem as mão!

NARRADORA José colocou sua bolsa no chão e ajudou a Maria a desmontar. Ela se sentia estranha, teria sonho e estava terrivelmente atemorizada.

SOLDADO Venham aqui com os braços para alto, especialmente tu, a árabe gorda!

NARRADORA Maria sentiu a urgente necessidade de urinar para aliviar a pressão de seu ventre.

SOLDADO As mãos para trás da cabeça!

NARRADORA Os soldados ordenaram a Maria que caminhasse para frente, muito devagar. Teriam o dedo posto sobre o gatilho de seus fusis, apontando a sua cabeça e a seu ventre.

SOLDADO Desamarre o abrigo e levanta-te o vestido!

(CONTINUARÁ)

BIBLIOGRAFÍA
James Petras, Navidad en los Territorios Ocupados, http://www.nodo50.org/csca/palestina/petras_21-12-01.html