NATAL NOS TERRITORIOS OCUPADOS (2)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Jesús havia viveu somente um dia

(CAPÍTULO ANTERIOR)

NARRADORA Os soldados ordenaram a Maria que caminhasse para frente, muito devagar. Teriam o dedo posto sobre o gatilho de seus fusis, apontando a sua cabeça e a seu ventre.

SOLDADO Desamarre o abrigo e levanta-te o vestido!

NARRADORA Maria estava envergonhada. Somente José a havia visto nua. Se levantou o vestido. Um soldado enfocou seus prismáticos sobre ela.

SOLDADO Não há bomba. Ou está gorda ou tem um menino dentro.

NARRADORA O soldado lhe passou os prismáticos a um oficial superior. O oficial olhou a través deles e gritou:

OFICIAL Tire-te a combinação, não te faças de vigem conosco!

NARRADOR Maria se sentia confundida e teria o rosto enrijecido. Se levantou a combinação e a luz do refletor iluminou seu ventre.

OFICIAL Tire tudo! Venha, puta árabe, poderias estar escondendo algo entre tuas pernas!

NARRADORA Maria desejava morrer enquanto se agachava para tirar a ropa interior. O raio de luz iluminou o véu escuro de sua pubis.

OFICIAL Dá-te a volta!… (PAUSA)… Agora, vista-te!… E tu, o da barba, levanta-te!

CONTROLSICA ÁRABE TRISTE

NARRADORA Lhes interrogaram durante várias horas. De onde vinham, para onde se dirigiam, por qué viajavam de noite e por estradas secundarias, com quem se iam a alojar, e sobre tudo, qual era sua relação com a Autoridade Palestina, com Hamas, a Jihad, ou a FPLP. Maria começou a ter contrações. Não sentia os pés de frio. O oficial plantou seu polegar sobre seu ventre.

OFICIAL Outro subversivo. vocês, os terroristas, aumentam como coelhos. (COSPE)

NARRADORA Maria apertou os dentes. Sentiu que uma contração forte recorria todo seu corpo. Os oficiais israelenses falavam entre eles.

OFICIAL (MEIA VOZ) Claramente, são agentes. Vamos soltar-lhes e que nos levem diante de quem lhes deu órdens… (A ELES) Eh, vocês dois, estão livres. Podem ir.

CONTROLSICA ÁRABE SUAVE

EFEITO GRILOS E BURRO

NARRADORA Era todavia de noite quando entraram em Belém. Maria apenas podia manter-se sobre a montura por causa das contrações. José estava desorientado. Não podia encontrar a casa de seus parentes. Não havia ninguém nas ruas por causa do toque de recolher.

EFEITO OVELHAS E RUIDOS NO ESTABULO

NARRADORA O burro olfateou e lhes conduziu a um estabulo de cabras e ovelhas. José ajudou a Maria a descer do burro, e ela apoiou a cabeça sobre um feixe de palha.

EFEITO GEMIDOS DE MARIA

NARRADORA María estaba de parto y José la atendió como pudo.

EFEITO PRANTO DE RECÉM NASCIDO

NARRADORA Milagrosamente, o menino nasceu. Se acendeu uma luz, e os donos do lugar, um casal palestino, sairam a ajudar-lhes. A esposa limpou ao bebê e cubriu a Maria com mantas.

CONTROLSICA ÁRABE ALEGRE

NARRADORA Amanheceu e entardeceu. A casa estava cheia de familiares que habiam fugido de Nablus e Ramallah para evitar os misseis israelenses. Aqui, entre os cristãos palestinos de Belém, estariam mais seguros.

CONTROLSICA SUAVE QUE CORTA BRUSCAMENTE

EFEITO CHUTES NA PORTA, GRITOS, CRISTAIS QUEBRADOS

NARRADORA De repente, começaram a escutar gritos e o ruido dos fusis enquanto rompiam as portas.

EFEITO HELICÓPTERO, EXPLOSÃO E ALARIDOS

NARRADORA Um helicóptero se aproximou ruidosamente e houve um explosão. O estabulo saltou pelos ares. Braços, pernas, pedaços de ovelhas, torsos humanos e uma cabeça de bebê voaram para o escuro céu atropelado.

EFEITO SINAL URGENTE DE NOTICIÁRIO

NARRADORA A radio israelense anunciou que três supostos terroristas árabes, fugidos do Afganistão, foram assassinados num esconderijo de Belém depois haver cruzado a fronteira. O governo israelense pediu desculpas em caso de que houvesse alguma vítima civil. Os meios de comunicação nos Estados Unidos repetiram a mesma historia, enquanto Washington felicitava ao governo israelense pelo seu papel na luta contra o terrorismo internacional.

CONTROL LAMENTO FLAUTA DE PAN

NARRADORA Jesús havia vivido somente um dia.

BIBLIOGRAFÍA
James Petras, Navidad en los Territorios Ocupados, http://www.nodo50.org/csca/palestina/petras_21-12-01.html