NO MUNICÍPIO VICENTE LÓPEZ

Radioclip en texto sin audio grabado.

Serviço de Prevenção e Assistência em Violência Doméstica e Sexual, no Município de Vicente López, Buenos Aires.

REPÓRTER Estamos na Prefeitura Municipal de Vicente López. Hoje é dia 8 de março de 1994 e as mulheres celebram a criação do Centro Municipal da Mulher. Diga-me, senhora, qual é a importância desta instituição?

MULHER 1 Importância absoluta!… Necessitamos um município onde também as mulheres sejam protagonistas.

CONTROL MÚSICA INSTRUMENTAL ARGENTINA

LOCUTOR Vicente López fica ao norte da Grande Buenos Aires. O setor pobre de sua população se concentra nas redondezas, nas chamadas “vilas de emergência”.

LOCUTORA Mas a dificuldade também chegou às classes médias, às pessoas desempregadas e aposentadas.

MORADORA E com certeza, a maioria afetada somos nós, as mulheres!

CONTROL GOLPE MUSICAL

INTENDENTE Senhoras, o Centro trabalhará diretamente com a Intendência. Como vocês propuseram, o objetivo será defender os direitos das mulheres. Sobretudo, vamos tratar da violência doméstica, que é um problema muito sério.

MULHER 1 A Constituição nos ampara, senhor Intendente. E, também, muitos tratados internacionais. Zelaremos pela igualdade de oportunidades e de direitos.

LOCUTOR Em 1998, o Centro Municipal da Mulher se elevou à categoria de Subsecretaria da Mulher, ampliando seu orçamento em até 400 por cento.

LOCUTORA Duas integrantes da Rede de Feministas Políticas se encarregaram de liderar e iniciaram vários programas.

LOCUTOR Suas metas eram a assistência às jovens e adolescentes, a formação de líderes, a capacitação para o trabalho e a incorporação das mulheres aos cargos de decisão no poder local.

CONTROL GOLPE MUSICAL

MULHER 1 Interessa, também, que a universidade participe. Seria conveniente que os alunos e alunas de Serviço Social se incorporassem ao projeto.

MULHER 2 E que a Faculdade de Direito assessorasse e defendesse os casos de violência contra a mulher.

LOCUTOR O Centro assinou convênios com muitas organizações acadêmicas, jurídicas, grupos de mulheres, comunitários e de direitos humanos.

LOCUTORA Porém, seus maiores esforços estão dirigidos ao Serviço de Prevenção e Assistência em Violência Doméstica e Sexual.

MULHER 1 Os direitos das mulheres começam dentro de casa, senhor Prefeito. Temos um projeto de lei para sancionar e erradicar a violência sexual no Município.

MULHER 2 A Associação Internacional de Juízes e Juízas argentinas está nos apoiando. Poderíamos modificar as leis, capacitar o pessoal da justiça…

CONTROL MÚSICA INSTRUMENTAL ARGENTINA ALEGRE

EFEITO MURMÚRIOS DE REUNIÃO

REPÓRTER Estamos em Vicente López. Depois de seis anos de trabalho, o Centro Municipal da Mulher cresceu enormemente. Por aqui, vemos muita gente e há um grande movimento. Por favor, o que está acontecendo hoje?

MULHER 1 É um seminário de políticas públicas com perspectiva de gênero. E na próxima semana teremos uma oficina de intercâmbio de experiências latino americanas sobre mulheres e poder local. É que aqui, em Vicente López… nós, mulheres, somos protagonistas!

CONTROL GOLPE MUSICAL

LOCUTORA Sim, as mulheres querem… as mulheres podem!