O 50 POR CENTO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Igualdade no emprego e condições de trabalho, igualdade na atribuição das cargas familiares, igualdade na participação no poder.

MULHER 1 Estou deprimida, irmã.

MULHER 2 Como assim?… Uma mulher tão forte como tu e agora vem com essa de ficar deprimida… E por que, ein?

MULHER 1 Olhe quanto, nós mulheres, temos lutado. Organizações, reuniões, marchas, tramóia… E que temos conseguido? Segue o machismo, o maltrato, nos seguem pagando menos, nos excluem…

MULHER 2 Te equivocas, irmã. Temos conseguido não muito, mas muitíssimo. Em poucos anos demos um salto enorme, gigantescos.

CONTROL MÚSICA DE ÉPOCA

DIRIGENTE (mulher ) Como cidadãs, exigimos o direito ao voto!… Não vamos seguir permitindo que outros decidam por nós!

EFEITO GRITARIA MULHER 2 Quando conquistamos o direito ao voto na América Latina, diga-me? Em meados do século passado. Isso é como dizer antes de ontem. Equador foi o primeiro país onde se aprovou o sufrágio feminino, em 1929.

CONTROL MÚSICA DE ÉPOCA

HOMEM (PATERNALISTA) Já estão contentes, princesinhas? Já podem jogar fora seu papelzinho e…e votar por nós, claro. (RISADAS)

CONTROL MÚSICA DE ÉPOCA

MULHER 2 Já teríamos o direito ao voto. Mas tivemos que esperar até finais do século 20 para conquistar o direito a ser votadas.

DIRIGENTE (mulher ) Quotas políticas!… Nas listas dos partidos tem que haver uma porcentagem reservada para mulheres.

HOMEM Quotas políticas?… Mas, de que estão falando vocês? As pessoas valem por suas capacidades… Nós homens temos experiencia política…

DIRIGENTE (mulher) Claro, amigo, mas as capacidades se formam com as oportunidades. Exigimos quotas políticas para poder ter “experiencia política”

CONTROL MÚSICA NÓRDICA

MULHER 2 Os países nórdicos foram os primeiros em introduzir o sistema de quotas femininas. Pouco a pouco, outros países os imitaram. Na América Latina, o Peru reservou o 25 por cento dos postos eleitorais para as mulheres. Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia e Venezuela, subiram a aposta aos 30 por cento. Costa Rica subiu ainda mais, aos 40.

MULHER 1 E por que não aos 50 por cento, digo eu, se somos a metade da população?

MUJER 2 Ese salto, el del 50 por ciento, lo está dando… España.

CONTROL MÚSICA ESPANHOLA

MULHER 2 Sabes que disse o novo presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, em seu discurso de posse?

POLÍTICO Meu Governo assegurará a igualdade entre mulheres e homens. Igualdade no emprego, igualdade nas condições de trabalho, igualdade na atribuição das cargas familiares, igualdade na participação no poder.

EFEITO APLAUSOS MULHER 2 Ouviste? Igualdade na participação no poder. E para não ficar só em palavrinhas, sabes que fez este Zapatero? Nomeou seu novo gabinete: oito ministros e oito ministras. Empatados. Metade, metade.

MULHER 1 Então? MULHER 2 Então, alegra essa cara, mulher. O que te dizia antes: em pouco tempo temos conseguido muito, muitíssimo. E o que falta, já verás, o que vem por aí!

CONTROL MÚSICA DE CIERRE

LOCUTORA Cidadãs com plenos direitos. Um mensagem pelo Dia Internacional da Mulher com apoio da UNESCO.

BIBLIOGRAFIA
http://servicios.larioja.com/pg040416/prensa/noticias/Portada/200404/16/RIO-ACT-149.html