O CARTEL GRINGO (1)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Um mistério que explica por que não se resolve o problema das drogas.

EFEITO RUA

VENDEDOR Cigarros… cigarrilhos…!

LOCUTORA Que aconteceria si amanhã o governo proibisse fumar, não só em lugares públicos, mas em qualquer parte, inclusive no banheiro de sua casa?

HOMEM O que disse? Eu fumo em minha casa, si tenho vontade.

LOCUTORA Que aconteceria si o governo colocasse preso um que pescasse uma caixe de cigarrilhos?

MULHER Isso é um abuso!… Meu filho fuma e não é um delinquente.

LOCUTORA Proibido totalmente o tabaco. Não se pode semear, nem comprar, nem vender, nem trazer, nem levar, nem guardar, nem…

HOMEM Impossível. Eu fumo. E vou continuar fumando mesmo que proíba o governo ou o Papa.

LOCUTORA Si fumar estivesse proibido… haveriam menos fumantes?

MULHER Ao contrario. Eu se o proibí meu filho… e agora parece um caminhoneiro, prende um com outro!

LOCUTORA Si fumar estivesse proibido… não diminuiriam os fumantes, mas aumentariam os preços do tabaco. E com os preços aumentariam os delitos…

EFETO DISPAROS, ASSALTOS

LOCUTORA Com o tabaco aconteceria… o que acontece com as outras drogas.

EFEITO SINAL INFORMATIVA

JORNALISTA Segundo as últimos reportagens da Polícia Nacional, 80 por cento dos delitos que se cometem no Peru, chamem-se roubos ou assaltos, estão relacionados com o tráfico de drogas. Nos demais países da América Latina os dados são idênticos.

LOCUTORA Com a cocaína e a maconha acontece hoje o mesmo que aconteceu nos Estados Unidos nos anos 20, quando proibiram o álcool. Máfias, crimes, Al Capone…

PRESIDENTE Estimados congressistas, a Lei Seca proibindo as bebidas alcóolicas constituíu um completo fracasso. Só serviu para desatar a corrupção e o crime organizado.

LOCUTORA Em 1933, o presidente Roosevelt levantou aquela absurda proibição. Não se acabaram os bêbados, mas sim as máfias.

MULHER Um momento, um momento, senhorita. Que propões você, então? Que se legalizem as drogas?

LOCUTORA Seguramente. É o único caminho. Si as drogas não fossem proibidas, poderíamos viver em paz. Imagine-se, se acabaria 80 por cento de todos os delitos!

MULHER Mas…

LOCUTORA O que queira matar-se com álcool, com cocaína ou com cigarrilhos, que se mate. O governo fará uma campanha educativa permanente, mas quem decide é a própria pessoa.

CONTROL SUSPENSE

HOMEM Há algo que não entendo… Si a coisa é tão simples… por que não se tira a proibição e se resolve o problema de uma vez?

LOCUTORA Quer saber por que, amigo?

HOMEM Seguramente que quero.

LOCUTORA Pois escute nosso próximo programa… (MEIA VOZ)… lhe revelaremos o segredo do cartel gringo, um mistério que explica por que não se resolve o problema das drogas.

BIBLIOGRAFIA
La República, Lima, 28 junio 2005