O DEUS MERCADO (4)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Pobres o empobrecidos? Em vias de desenvolvimento o de subdesenvolvimento?

CAPITALISTA Que bom que tenha chegado, senhor economista, por que acredito que estamos em uma nova crise econômica. Escute a gritaria…  

EFEITO GRITOS DE VIDA SIM, DÍVIDA NÃO!

ECONOMISTA Me cheira a rebelião.

CAPITALISTA E si lhes perdoamos um pouco da dívida para que continuem se endividando e possam pagar a dívida?

ECONOMISTA Isso é muito perigoso, meu estimado. Seria um mal exemplo para… para outros povos que estão em situações idênticas.

CAPITALISTA E qual a solução para esta crise? Porque si não compram água, o tanque rebenta, e não teremos lucros.

ECONOMISTA Escutem. Vou chamar de imediato aos colegas do Fundo Monetário e do Banco Mundial. São bons moços. Têm ideias originais.

CONTROL MÚSICA

FUNCIONARIO (GRINGO) Em economia de mercado, my friends, sempre há soluções que favorecem aos que mais têm. É a lei da vida. Tubarão come sardinha. Gato come rato. E rico come pobre. Assim é.

CAPITALISTA Colocamos nossa confiança vocês, expertos solidários do Fundo Monetário e técnicos sem igual do Banco Mundail.

FUNCIONARIO Ouça meu amigo (Listen to me, my friend) . Mercado resolve tudo. Mas vocês não diversificaram o mercado. Ok, já têm a água. Mas poderiam ter todo o mercado.

CAPITALISTA Todo?

FUNCIONARIO Escutem, listen to me… O grande negócio é… (BISBISEA)

CONTROL MÚSICA DE SUSPENSE   

NARRADORA Os assessores do Fundo Monetário e do Banco Mundial deram sábias instruções aos neoliberais. E estes, nem curtos nem perezosos…

EFEITO MURMURIOS

CAPITALISTA Mulheres e homens deste povo, atendam bem. Vocês se perguntarão: como é possível que o tanque esteja cheio d‘agua e vocês morrendo de sede? É o mistério da super produção. E para resolver isto, temos um ambicioso plano econômico.

MULHER A ver com que nos saem agora!… já não acredito em nada que venha nos dizer…

CAPITALISTA Pensem. Por que só carregam água? Vocês têm muitas coisa para vender e ganhar dinheiro

HOMBRE ¿Cómo qué, por ejemplo?

CAPITALISTA Vendam seus animais. Vendam suas casas. Vendam suas terras… e o que há debaixo da terra. Assim tenão dinheiro para comprar água… e, sobre tudo, para pagar suas dívidas.

MULHER Mas as terras são da comunidade…

CAPITALISTA Para sair da crise, para reativar a economia, há que privatizar. Privatizar… tudo.

EFEITO MURMURIOS

NARRADORA E sucedeu que as mulheres e os homens daquele povoado, apavorados pela sede, venderam tudo o que tinham. Puseram os bens comunitários nas mãos privadas dos neoliberais.

HOMEM E agora, que mais vendemos? Com o dinheiro das privatizações pagamos a dívida. Mas tivemos que pedir novos empréstimos para comprar água e continuamos endividados até o pescoço . Isto é um mistério.

EDUCADORA (LLEGANDO) Não, vezinhos. Não, vezinhas. Isto é uma uma gozação.

MULHER E vocês, quem são?

EDUCADORA Venho de outro povoado. Lá também temos um coro de neoliberais cantando a mesma canção. Escutem, vezinhos, vezinhas. Aqui não há nenhum mistério econômico, si não uma grande, enorme, gigantesca mentira.

HOMEM O que acontece é que somos pobres…

EDUCADORA Não diga isso, vezinho. Nem vocês nem nós somos pobres, si não empobrecidos, que é muito diferente. A água que compramos pelo dobro a mema que vendemos pela metade

MULHER Bom, somos povo em vias de desenvolvimento, assim nos disseram os neoliberais.

EDUCADORA Em vias de "subdesenvolvimento" talvez queriam dizer, porque já pagamos a dívida duas, quatro, oito vezes… e cada vez estamos pior. Esse é o truque, a dívida.

HOMEM Segundo as leis econômicas…

EDUCADORA Que leis econômicas nem peito de frango…!… Não diga "economia"… si não "econosua", porque esses tipos ficam com tudo. Abram os olhos, abram as ententedeiras!

MULHER Sim, vezinha, você temrazão mas… que fazemos, quem poderá salvar-nos?

EDUCADORA Não será o chapulin colorado, tenham por seguro. Seremos nós mesmos que nos salvemos, vocês e nós, um povo junto a outro povo.  

(CONTINUARÁ)

BIBLIOGRAFIA
Adaptação livre da parábola de Edward Bellamy, El Mercado