O ESCONDERIJO DO AMOR

Radioclip en texto sin audio grabado.

O amor é cego… e a loucura sempre o acompanha. Você sabe como aconteceu?

NARRADOR Contam que uma vez se reuniram num lugar da terra todos os sentimentos e qualidades dos homens.O ABURRECIMENTO boscejava pela terceira vez, quando a LOUCURA, sempre tão louca, lhes propôs:

LOUCURA Vamos jogar às escondidas!

NARRADOR A INTRIGA levantou a cabeça intrigada, enquanto que a CURIOSIDADE não podia conter-se:

CURIOSIDADE As escondidas?… Conta-me, eu quero saber, conta-me!

NARRADOR A loucura lhes explicou:

LOCURA É um jogo em que eu tapo a minha cara e começo a contar de um até um milhão enquanto todos vocês se escondem, e quando eu tenha terminado de contar, o primeiro de vocês que encontre ocupará meu lugar para continuar o jogo.

NARRADOR O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA. A ALEGRIA deu tantos saltos que terminou por convencer à DUVIDA, e inclusive à APATIA, a que nunca lhe interessava nada.

NARRADOR Mas não todos quiseram participar. A VERDADE prefiriu não esconder-se. Para que, se a final sempre a falavam?E a SOBERBA opinou:

SOBERBA É um jogo muito besta.

NARRADOR No fundo, o que lhe incomodava era que a ideia não houvesse partido dela. E a COVARDIA disse:

COVARDIA Não, eu prefiro não arriscar-me.

NARRADOR Mas a LOUCURA começo a contar:

LOCURA Um, dos, três, quatro, cinco…

NARRADOR A primeira em esconder-se foi a PREGUIÇA, que como sempre se deixou cair depois da primeira pedra do caminho e aí ficou.

LOUCURA 426, 427, 428…

NARRADOR A FÉ subiu ao céu. A INVEJA se escondeu atras da sombra do TRIUNFO que com seu próprio esforço havía conseguido subir à copa da árvore mais alta. A GENEROSIDADE, ao contrário ,quase não encontrava lugar onde esconder-se. Cada lugar que falava lhe parecia fantástico para alguns de seus amigos…

UM Olha, um lago cristalino.

GENEROSIDADE Isso é ideal para a BELEZA.

UM A oco de uma árvore!

GENEROSIDADE Isso é perfeito para a timidez.

UM O vôo da mariposa!

GENEROSIDADE O melhor para a VOLUPTUOSIDADE.

UM Uma rájada de vento!

GENEROSIDADE Magnífico para a LIBERTADE.

NARRADOR Assim que a GENEROSIDADE terminou por ocultar-se num raiosinho de sol. O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um sitio muito bom desde o princípio, ventilado e cômodo.

EGOÍSMO Mas este sitio é só para mim. Aqui ninguém se esconde. Só eu.

NARRADOR A MENTIRA se escondeu no fundo dos oceanos.

MENTIRA Mentira, na realidade me escondi detrás do arco iris.

NARRADOR A PAIXÃO e o DESEJO se ocultaram juntas, no centro dos vulcões. E o OUVIDO

OUVIDO O que?

NARRADOR Bom, o ouvido se nos esqueceu. Mas isso não é o importante. Quando a LOUCURA contava…

LOCUTOR 999.999…

NARRADOR … O AMOR não tinha lugar onde esconder-se porque todos os lugares da terra estavam ocupados. Até que avistou um jardim de rosa e, enternecido, o AMOR se escondeu entre as rosas.

LOCURA Um milhão!

NARRADOR … Contou a LOUCURA e começou a buscar. A primeira em aparecer foi a PREGUIÇA, a só dois passos da primeira pedra. Logo escutou a alguem discutindo com Deus sobre teologia.

LOCURA Essa é a FE. Te encontrei!

NARRADOR À PAIXÃO e o DESEJO os sentiu no vibrar dos volcões. Num descuido descubriu à INVEJA e, seguramente, pode deduzir onde estava o TRIUNFO. AO EGOÍSMO não teve nem que buscá-lo porque ele sozinho saiu disparado de seu esconderijo que haviía resultado ser um ninho de vespas.

EGOÍSMO GRITOS

NARRADOR De tanto caminhar, a loucura sentiu sede. Foi-se ao lago cristalino e…

LOUCURA A BELEZA!… Te encontrei!

NARRADOR Com a DUVIDA tornou-se mais fácil todavia, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem se decidir ainda…

DUVIDA De que lado me escondo, ein?

NARRADOR Así fue encontrando a cada um dos sentimentos. Ao TALENTO entre a erva fresca, à ANGUSTIA numa escura cova, a MENTIRA detrás do arco iris…

MENTIRA Mentira, se estava escondida no fundo dos oceanos.

NARRADOR E ao OUVIDO

OUVIDO Ai, se me esqueceu que estava jugando às escondidas!

NARRADOR Só o AMOR não aparecia por nenhuma parte. A LOUCURA buscou detrás de cada árvore, sob cada rio do planeta, em cima das montanhas… Ficou louca buscando…Já estava dando-se por vencida, quando avistou um jardim de rosa… Se aproximou lentamente… Tomou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando repentinamente um doloroso grito se escutou…

AMOR Ai!

NARRADOR As espinhas haviam ferido nos olhos ao AMOR. A LOUCURA não encontrava como disculpar-se… Chorou, rogou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia. Desde então e até hoje, desde a primeira vez que se jugou à escondidas na terra, o amor é cego… e a loucura sempre o acompanha.