O IDIOMA DO CORACÃO

Radioclip en texto sin audio grabado.

América Latina é a casa grande de mais de 40 milhões de indígenas.

EFEITO AGUA CORRENDO

CONTROL CANTO VOCAL INDÍGENA

LOCUTOR Existem alredor de 300 milhões de indígenas em todo mundo. Cinco mil povos distribuídos em mais de 70 países.

CONTROL CANTO TRIBAL

LOCUTORA Desde os aborígenes australianos, até os guaranís bolivianos. passando pelos Nenet da Sibéria, a beleza da diversidade étnica habita nosso mundo.

LOCUTOR Mais perto ainda, o novo mundo. Esta nossa América Latina é a casa grande de mais de 40 milhões de indígenas.

CONTROL MÚSICA DO ALTIPLANO

LOCUTORA Nossos povos são um abanico pluricultural de etnias, línguas vernáculas e saberes ancestrais. Sem dúvida, a colonização das terras americanas inaugurou um tempo onde tais povos foram excluídos em redes de violências que se perpetuaram por mais de 500 anos.

CONTROL CANTO INDÍGENA CHINIG

LOCUTOR O peso de uma história cheia de desarraigos ainda vulnera o desenvolvimento dos grupos indígenas e em especial das crianças heredeiras do Abya-Yala.

MENINA QUICHUA Eu me chamo Achig… Eu sou indígena.

CONTROL CANTO VOCAL INDÍGENA

LOCUTORA Segundo publica Nações Unidas, as crianças indígenas são as que têm maior risco de morte, menor acesso à educação e ao sistema de saúde.

CONTROL CANTO DE NIÑOS INDÍGENASANGELITO CANGUI

LOCUTOR Os meninos indígenas apresentam um menor índice de vacinação e escolaridade, taxas de mortalidade mais altas e proteção inadequada nos sistemas de justiça.

MENINO COFÁN Sou da comunidade de Mazaramo…

CONTROL INSTRUMENTAL ANDINA

LOCUTORA Muitos meninos indígenas nem se quer existem oficialmente porque seus nacimentos não estão registrados pelas autoridades, o que supõe um maior risco de exclusão e abusos posteriores.

LOCUTOR A iniquidade nos sistemas de educação, saúde e prática de justiça se vê perpetuada pelos mesmos pais, que desconhecem que a proteção da infância constitue um dos desafios primordiais para o fortalecimento de nossos países, segundo nos comenta Yésica Peñafiel, Representante da Infância Indígena de Equador. (TESTEMUNHO)

MENINA INDÍGENA A situação é que há leis que nos amparam.

LOCUTORA Nosso país ratificou a Convenção dos Direitos do Menino onde se estipula que nos estados em que existam minorias étnicas, religiosas ou lingüísticas, ou pessoas de origem indígena, não se negará a um menino que pertença a tais minorias o direito que lhe corresponde em comum com os demais membros de seu grupo a ter sua própria vida cultural, a professar e praticar sua própria religião ou a empregar seu idioma. Uma vez mais, Yésica Peñafiel. (TESTEMUNHO)

NIÑA INDÍGENA No Código diz que…

NIÑA INDÍGENA Recuperem sua cultura, seu idioma.

CONTROL MÚSICA VOCAL INDÍGENA

LOCUTOR A aceitação dos direitos dos meninos indígenas exigirá que o Estado impulsione políticas de proteção no terreno da saúde, alimentação e educação a fim de superar o atraso social.

LOCUTORA Além do mais, refletirmos no espelho como um país multiétnico nos impulsiona a trascender da discriminação para o reconhecimento de nossa identidade indígena e mestiça.

NIÑO TSÁCHILA Venho da Comuna Congomita…

CONTROL INSTRUMENTAL DE ESPERANÇA

EFEITO RISADA DE BEBÊ

LOCUTOR Desde a grandeza de seus primeiros anos, os meninos nos possibilitam a trabalhar um mundo como nunca antes se pensou.

LOCUTORA Um mundo que não discrimine a cor da pele. Um mundo onde tu e eu tenhamos a benção de escutar às crianças no idioma de seu coração.

MENINOS E MENINAS PALAVRAS FINAIS

CONTROL INSTRUMENTAL DE FECHAMENTO

CONCURSO QUINTO ANIVERSARIOMENÇÃO HONROSA
Livreto de Edith Freire, locução de Jorge Suárez e Edith Freire. Red ALAS, Quito, Ecuador.