O MUNDO AINDA NÃO ACABOU!

Radioclip en texto sin audio grabado.

Apocalipse? Profecias maias? Transformação universal?

Nestas últimas semanas e meses nos bombardearam com correios de alerta:

Em 21 de dezembro de 2012 o mundo vai acabar!

Dizem que os maias o profetizaram. Que estamos no último baktún do céculo solar. Que vai ocorrer uma mudança magnética na Terra, um deslocamento de seu eixo de rotação que provocará um terrível cataclismo. Que o Sol receberá um raio sincronizador proveniente do centro da galáxia. Que vai cair um asteróide na nossa cabeça similar ao que acabou com os dinossauros.

E não aconteceu nada. Nem vai acontecer. Nossa Terra continuará dando voltas como o faz há 4 bilhões e 600 milhões de anos. E terá ainda muitas voltas para dar.

Hoje, 21 de dezembro de 2012, solstício de inverno no Norte e de verão no Sul, será um dia como tantos. E amanhã o Sol se levantará no horizonte e nos saudará com sua luz e seu calor.

Os maias foram muito sábios. Conheciam os eclipses e o movimento dos planetas. Foram os melhores astrônomos e descobriram o número zero. Mas não tinham instrumentos para medir as dimensões descomunais que hoje conhecemos do Universo (ou Multiverso?).

Com as observações realizadas pelo telescópio Hubble, a ciência atual permite calcular que nossa galáxia, a Via Láctea, se chocará com a galáxia vizinha, Andrômeda, dentro de uns 4 bilhões de anos. Ou seja, podemos dormir tranquilos por um bom tempo!

O que nos intranquiliza não são as estrelas nem os planetas que cumprem suas órbitas com rigorosa pontualidade. O problema somos nós, os seres humanos. Na realidade, não precisamos de nenhuma catástrofe de fora porque a Humanidade está se destruindo por dentro.

O apocalipse não vem do céu nem de nenhum meteorito. Nós é que estamos fabricando o apocalipse nos arsenais nucleares, nas transnacionais farmacêuticas e de transgênicos, nas empresas mineradoras a céu aberto, nos bancos usurários e nas bolsas de antivalores. O fabricamos em reuniões inúteis como a última de Doha onde os países ricos não querem ceder nem um milímetro para enfrentar as mudanças climáticas. Esses, depredadores da Pacha Mama, são os verdadeiros arquitetos do fim do mundo.

Mas não fiquemos tristes, que estamos de festa. O mundo ainda não acabou. E podemos dizer com entusiasmo que hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas. Então, com a permissão dos maus agoureiros, lhes mandamos esta linda felicitação.

Equipe Radialistas