O POVO DO MILHO DOURADO

Radioclip en texto sin audio grabado.

O povo Saraguro, filhos e filhas da Pachamama, orguloso de sua estirpe.

MULHER (ORAÇÃO EM QUECHA À SEMENTE)

Linda terra, em teu ventre, em tua mão , encomendamos esta semente. Esta semente será para manter a família, os filhos, a comunidade, a todos que vivemos nesta terra, a todos os seres vivos.

LOCUTOR A mulher cava um buraco na terra e oferece alimentos. Põe folhas de coca, planta sagrada. Derrama chicha, bebida da alegria. E encomenda as sementes do milho para que as colheitas deste ano sejam boas.

MULHER (FRAGUIMENTO FINAL EM QUICHUA)

LOCUTOR É o mês de agosto. Os saraguros, como todos os indígenas andinos, rendem homenagem à Pachamama, a mãe terra. Ela tem agora fome e sede. A ela há que alimentá-la e dar de beber, para que logo seja ela quem alimente a seus filhos e filhas.

LOCUTORA O povo saraguro forma parte da nacionalidade quichua da serra equatoriana. São 60 mil e suas comunidades se encontram no sul do país, desde Loja até a cordilheira do Condor, na província de Zamora Chinchipe.

LOCUTOR El cantón Saraguro, nas faldas do cerro Puglla, se eleva a dois mil 700 metros sobre o nível do mar.

LOCUTORA “Saraguros”. Em kichwa, idioma materno, “sara” significa milho. E “kuri”, ouro. O povo do milho dourado.

CONTROL MÚSICA SARAGURO

INDIO Nós vimos de longe, do Cusco. Nossos avós foram enviados pelo inca Huayna Cápac quando da conquista de Quito. De linhagem guerreiro somos. De sangre inca.

LOCUTOR Os homens vestem camisa negra e poncho de lã sem ter, de ovelha negra. Fazem uma larga tranza com seus cabelos. As mulheres usam falda negra, blusa bordada e chal negro.

LOCUTORA Dicen que los saraguros visten de luto desde que el español Francisco Pizarro asesinó al inca Atahualpa. Así recuerdan que nunca deben inclinarse ante el extranjero.

INDIO Ama killa, ama llulla, ama shwa.

LOCUTORA Agricultores, boiadeiros, artesãos, o povo saraguro cumpre os três mandamentos incaicos: “Não sejas orgulhoso, não mintas, não roubes.”

CONTROL MÚSICA QUICHUA

LOCUTOR Os saraguros estão bem organizados. São membros ativos de ECUARRUNARI e CONAIE, a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador.

LOCUTORA A várias décadas, muitos jovens saraguros empreenderam estudos universitários para enfrentar a discriminação. Atualmente, coentam com professionais em todas os ramos. O último ministro equatoriano de Agricultura e Pecuária, o Dr. Luis Macas, é saraguro.

CONTROL MÚSICA QUICHUA

LOCUTOR O povo saraguro, orguloso de sua estirpe.

LOCUTORA Celebram o Intiraimi, a festa do Sol. E o Sararaimi, a festa do milho.

INDIO Somos saraguros. Filhos e filhas do Sol, nascidos da Pachamama.

MULHER (ORAÇÃO EM QUICHUA)
Linda terra, se tu não nos brindas o produto não poderemos viver. Voltaremos num ano para recolher. Tu nos dás de comer, tu nos dás vida.

LOCUTOR Uma produção de Radialistas com o patrocínio da UNESCO e o apoio do Conselho Insular de Menorca, Espanha.

BIBLIOGRAFIA
Aurelio Gualán, http://www.jatunkawsay.org , 14.02.2004 04:15
http://www.jatunkawsay.org