PARA TREINAR O OUVIDO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Temos dedicado algum tempo na rádio a capacitar aos locutores e locutoras em apreciação musical?

A vezes, nos preocupamos por capacitar os nossos locutores e locutoras na correta dicção das palavras, a boa vocalização, fazemos exercicios para aprender a respirar bem, para educar a voz e saber modular as frases, inclusive supervisamos a animação geral do programa.

E a música? Temos dedicado algum tempo na rádio a capacitar aos locutores e locutoras em apreciação musical? Depois não nos queixemos de que eles e elas abrem o microfone e dizem sempre as mesmas besteiras.

Assim pois, a destampar ouvidos. A educar musicalmente a equipe de produção. Para ela, aqui lhes damos algumas sugestões.

Convide alguem que conheça de música (uma professora, um artista) para que venha à rádio e tenha umas palavrinhas com o pessoal sobre ritmo, melodia, gêneros musicais, tendências atuais.

Consiga alguns livros de apreciação musical, história dos diferentes gêneros musicais, biografia de artistas, e ponha-os a disposição dos locutores e locutoras. Cada semana ou quinzenalmente podes responsabilizar alguém para que socialize com a equipe o lido.

Anima aos locutores e locutoras a ir armando um arquivo com recortes de revistas, artígos baixados da Internet, notas de farândula, informação sobre estreias, dados musicais… Desta maneira, à hora de apresentar um disco, terão algo que dizer sobre a canção e o intérprete.

Que ritmo é? Faça o siguinte concurso com tua equipe de locutores e locutoras. Faça soar os primeiros acordes de uma canção da moda ou de recordação. Quem primeiro adivinhe que ritmo é, a que gênero musical pertece, ganha um ponto. Busque algum prêmio para quem obtenha mais pontos.

A mesma dinâmica anterior a podes fazer para adivinhar o intérprete da canção. Ou também, para descobrir de que país é esse ritmo que soa. Pouco a pouco, irão familiarizando com a música de cada lugar.

Outra dinâmica divertida consiste em colar nas paredes de um salão várias cartolinas com nomes de ritmos musicais (salsa, merengue, reggaeton, rock, balada, hip hop, etc). Se dividem os participantes em três grupos. Cada grupo tem seu representante para correr. Soar um disco. Ganha quem chegue primeiro à cartolina correta. Os outros dois se eliminam. Assim se avançaa, com novas canção e novos corredores, até que fique só um ou uma, o melhor ouvido do grupo.

Também podemos armar um concurso de bailes com um popurrí de gêneros diferentes e com mudanças de ritmo muito fortes. Há prêmio para os melhores bailarina/as.

Estes exercícios e dinâmicas buscam não somente melhorar a apreciação musical da equipe da rádio, se não colocar à música no lugar que lhe corresponde. Se ela ocupa tanto tempo na programação, bem merece nosa atenção.

¡Boa sorte, musiqueiros e musiqueiras!