PARA UMA POLÍTICA DESPORTIVA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Quanto dedica tua emissora à programação desportiva?

Quanto dedica tua emissora à programação desportiva? Um espaço de cinco minutos? Algumas notícias no informativo?

Pela importância que hoje ―e ontem e amanhã― têm os esportes em todos os públicos ―incluído o feminino―, uma emissora não pode conformar-se com isto. Deverá desenhar uma política desportiva sustentável por uma equipe responsável.

Vão alguns tips para assumir este desafio:

Inclui segmentos desportivos ao longo da programação. Uma seção nos noticiários. Manchetes e flashes durante o dia. E por que não um espaço mais amplo, de meia hora ou mais, para comentários desportivos? O horário da sobremesa é bem vindo para estas revistas desportivas.

Faça transmissões desde os campos. As radiorevistas com comentários são muito escutadas. Mas nada substitui à emoção da partida ao vivo e direto. Com bons patrocinadores e melhores narradores, podes ir aos estádios profissionais. Ou encadeia com outros meios de mais recursos e obter com eles bons ingressos.

Não descuides o esporte aficionado: as ligas de bairros, os campeonatos entre cidades vizinhas, os torneios intermunicipais. A programação de fim de semana se presta para estas transmissões especiais.

Cubra todos os esportes, não só o futbol ou o béisbol. Apostar pea diversidade cultural implica, também, diversificar os interesses desportivos. Há que falar de voley, de basquete bol, de ciclismo, de natação, de tenis, de todos os esportes. E de todas as competições de ruas, desde os patines até o salto de fogatas, passando pelos naipes dos velhinhos.

Promova a participação da audiência. Abra o telefone para que os ouvintes falem e opinem, protestem pelos resultados e prognostiquem quem ganhará.

Leve os microfones ao gramado. Entre uma jogada e outra, entrevistarás à fanticada. Com celulares, podes misturar-te entre o público e pesquisar sobre o que está passando na partida.

Promova campeonatos da mesma emissora. Com ocasão de seu aniversário ou do Dia Mundial contra o Tabaco, a rádio patrocinará uma carrida de bicis na avenida central ou uma regata de canoas no rio mais próximo. E se patrocinas uma equipe (doando uniformes, ao menos) para enfrentar a outros clubes da localidade?

Pensa tua programação desportiva. Te dará audiência e ingressos. E fará mais fresca e juvenil a cara de tua rádio.