PARAGUAI RESISTE

Radioclip en texto sin audio grabado.

Não ao golpe de estado. Não a Monsanto.

O radioclip que estamos despachando neste Dia da Agricultura foi produzido no Paraguai, nos estúdios de Rádio Viva, Assunção. Rogamos-lhes a máxima difusão para somar-nos a campanha contra essa empresa chamada Monsanto e que melhor deveria chamar-se Monstruosa pelos danos que está causando à soberania alimentar de nossos países. Obrigado, companheiras e companheiros da Rádio Viva!

LOCUTOR O golpe de estado ocorrido no Paraguai no mês de junho passado tinha cheiro de soja, de milho e algodão.

LOCUTORA De soja, milho e algodão transgênico.

LOCUTOR A empresa gringa Monsanto, a das sementes transgênicas, esteve por trás do golpe contra o presidente Fernando Lugo.

LOCUTORA A prova?

LOCUTOR Não se passaram dois meses e o golpista Federico Franco, por decreto, autorizou o ingresso das sementes Bollgard, o algodão transgênico da Monsanto.

EFEITO AMBIENTE CAMPO

CAMPONÊS Essas sementes são malignas. Sujam a terra, a deixam estéril para outros cultivos. E contaminam também as pessoas, as adoecem com esses venenos. Que a Virgem de Caacupé nos livre delas!

CONTROLE ARPA PARAGUAIA

LOCUTORA A raiz do golpe, se formou a frente de luta Paraguai Resiste com organizações camponesas, indígenas, estudantis e sindicais, liderada pelo destituído presidente Fernando Lugo.

LOCUTOR Esta frente iniciou a campanha chamada Operação Monsanto contra as empresas locais vinculadas com a transnacional estadunidense.

LOCUTORA Paraguai conta com quase três milhões de hectares de terra dedicadas ao cultivo de soja transgênica e concentradas nas mãos dos grandes latifundiários.

EFEITO AMBIENTE CAMPO

CAMPONÊS Sabe quanto ganhou a Monsanto só em 2010 com suas sementes transgênicas? 10 bilhões de dólares. Sim, como você ouviu. 10 bilhões de dólares. Por isso tiraram Lugo, para continuar roubando.

CONTROLE ARPA PARAGUAIA

LOCUTOR O governo golpista diz que as sementes Bollgard recuperarão milagrosamente a produção algodoeira nacional.

LOCUTORA Dizem que darão enormes benefícios aos agricultores.

CONTROLE ARPA PARAGUAIA

LOCUTORA A verdade é que estas sementes transgênicas de algodão custam quatro vezes mais que as sementes nacionais. E que os agricultores se verão obrigados a comprar os herbicidas da própria Monsanto.

AGRICULTOR EM GUARANI

LOCUTOR O produtor paraguaio sabe. E a verdade é que o algodão de sementes nacionais é de muito melhor qualidade de fibra que o produzido pelas sementes transgênicas.

LOCUTORA E que o algodão nacional forma parte de nosso patrimônio genético, de nossa cultura ancestral.

EFEITO GOLPE MUSICAL

VOZ DISTORCIDA Hackeamos tua página Federico Franco!

LOCUTOR O coletivo Anonymous Paraguai decidiu unir-se à plataforma de ativistas Paraguai Resiste. Para começar, “hackearam” as páginas da Internet das companhias nacionais vinculadas com a Monsanto.

LOCUTORA Anonymous também deixou fora de serviço a página do golpista Federico Franco.

CONTROLE MÚSICA PARAGUAIA

LOCUTOR Paraguai Resiste!

LOCUTORA Não ao golpe de estado!

LOCUTOR Não a Monsanto!

BIBLIOGRAFÍA
Radio Viva
Paraguay Resiste