PASSOS PARA ARMAR A PROGRAMAÇÃO (5)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Um programa novo é como um recém nascido. Há que acompaña-lo en sus primeros meses hasta que camine solo.

Já definiste o perfil de tua programação e dos públicos que queres priorizar. Já fizeste um bom diagnóstico do contexto, de teus recursos humanos e técnicos, e da emissoras da concorrêcia que enfrentará.

Agora é o momento mais criativo. Há que inventar, desenhar e distribuir os diferentes espaços ao longo da programação. Há que armar a “grelha” ou “barra” de programas sobre as 24 horas do dia e sobre os sete dias da semana.

Para cada programa (pelo menos) deves especificar estes dados:

Nome do programa:
Público ao que se dirige:
Duração:
Periodicidade:
Animadores/condutores:
Responsáveis de produção:
Eixo temáticos:
Formatos e recursos radiofônicos:
Musicalização:
Modos de participação do público:
Desenho geral do programa:
Mecanismos de avaliação:

Qual é a melhor periodicidade para um programa? Digamos que a rádio é cíclica, como a vida. Volta e volta, não se detem. Por esta razão, a periodicidade ótima é a diária, de segunda a sexta feira, porque cria hábito. Os programas soltos ou inclusive interdiários, ou duas vezes por semana, não dão muito resultado.

Os programas de fim de semana sim podem captar muita audiência. Como sábados e domingos são jornadas de descanso e esportes, a programação também se relaxa e torna mais festiva.

Uma vez armados os programas da semana já tens a programação regular. Durante o ano, desenharás programações especiais segundo as festas ou outras ocasiões.

Não há que colocar todos os programas novos ao mesmo tempo. Seria uma loucura. Vai pouco a pouco, lança um, ou avalias e ajustas, lança outro, e assim. O resto do tempo, até que tenhas consolidado os principais espaços, ou enchas com música.

Um programa novo é como um recém nascido. Há que acompaña-lo em seus primeiros meses até que caminhe só. Como vai gostando, que reações provoca, cuánto participa la gente, qué relación establecen los conductores con tem o público? Quem tenha a responsabilidade da programação deverá monitorar permanentemente o novo espaço e não deixar-se guiar por dois ou três chamadinhas animadoras. Se o programa é bom, pode ser melhor. Se é melhor, pode ser o máximo.

Um último conselho. A audiência não é tão estável como quiséramos: se cansa, se aburrece, se deixa seduzir por outras rádios. Também a criatividade de nossos produtores e produtoras se desgasta e vai perdendo o impulso inicial. Assim pois, cada certo tempo —uma vez ao ano, ao menos— faça uma sondagem de audiência para conhecer como está chegando tua rádio ao público que pretende alcançar. Para isto, te servirão as pesquisas, as entrevistas em profundidade e os focus group.

Boa… e as melhores energias para tua nova programação!