PRAIAS DE NUDISMO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Você iria a uma praia de nudismo? Ou você acha uma imoralidade?

LOCUTOR A seguir, nosso habitual espaço “O consultório sexual da doutora Mirales”.

CONTROLE CARACTERÍSTICA CONSULTÓRIO

DOUTORA Amigas, amigos, como estão? Como vai a vida? Contentes? Espero que sim. E é claro que Raimunda também teria ficado contente quando seu companheiro lhe fez aquele convite, mas…

CONTROLE GOLPE MUSICAL

RAIMUNDA Não, não e não. Já disse que não.

RAIMUNDO Mas, por que não?

RAIMUNDA Porque não.

RAIMUNDO Mas me dá uma razão…

RAIMUNDA A razão é não. Eu não vou ficar pelada na frente de todo mundo…

RAIMUNDO Mas se todo mundo lá está pelado…

RAIMUNDA Você é um pervertido… Não, não e não. Você nunca vai me ver em uma praia de nudismo.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

DOUTORA Mas acontece que depois, esta amiga do “não, não e não” me mandou uma carta consultando sobre o que deveria fazer, se deveria ir ou não, se tinha sido muito dura com ele… Praias de nudismo… Uma diversão, uma perversão? Algo natural, algo antinatural? O que vocês opinam?

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Já temos as primeiras chamadas… Alô?

HOMEM Alô… É a doutora Miravales?

DOUTORA Miravales não… porque eu não ando mirando nada… nem em vales nem em praias… Mirales. Doutora Mirales.

HOMEM Pois eu acho, “doutora Mirales”, que nós somos pessoas e não animais.

DOUTORA E o que isso significa?

HOMEM Significa que os cães e os gatos e os cavalos, os animaizinhos andam a pelo por aí. Mas, nós seres humanos nos vestimos por decência.

DOUTORA Por decência ou por moda? Porque note que antes, quando nossas avós iam à praia, colocavam uns trajes de banho que cobriam do pescoço até os tornozelos…

HOMEM Eram outros tempos…

DOUTORA E então foi baixando o decote e subindo a saia… E depois, veio o biquíni… e depois, a tanga…

HOMEM E o que a senhora quer dizer com isso?

DOUTORA Como o senhor falou de decência, eu lhe pergunto: quem eram mais decentes, as banhistas de antes ou as de hoje? A decência é muito relativa, meu caro…

EFEITO TELEFONE

DOUTORA Alô?

VELHO Então, doutora, o que a senhora propõe é que tiremos tudo e saiamos pelados pela rua? É isso que está propondo?

DOUTORA Não, senhor, eu não digo isso. O que eu digo é que as modas e as decências são muito relativas. Em muitas partes da África as mulheres mostram os seios e parece natural para todo mundo…

VELHO E a senhora acha isso certo?… Pois comece a senhora imitando essa sem-vergonhice! (DESLIGA)

DOUTORA Que grosseiro esse senhor… Com certeza este não pisa em uma praia de nudistas… Enfim… Gostaria de receber uma ligação de alguém que já esteve em uma praia destas e nos conte sua experiência…

EFEITO TELEFONE

GAROTA Doutora Mirales?… Pois já que pediu, vou lhe contar que eu já fui com meu companheiro a uma praia de nudismo, sim.

DOUTORA Genial. E conte-nos como foi.

GAROTA Uma maravilha, doutora. As pessoas têm seus preconceitos e seus maus pensamentos. Mas lá, na praia de nudismo, ninguém estava pensando em nada disso.

DOUTORA E o que você mais gostou da experiência?

GAROTA Eu descobri como é lindo estar em contato com a natureza, doutora. Sentir o sol em todo meu corpo, o ar, mergulhar no mar, caminhar tranquila pela areia… Uma sensação de liberdade, de estar como no paraíso…

DOUTORA E não tiveram nenhum problema…?

GAROTA Ao contrário, doutora. Lá ninguém está olhando para ninguém nem importunando… Com meu companheiro, conversamos com uma família que tinha vindo com seus dois filhos e a filha… Todos nus…

DOUTORA Olha que legal…

GAROTA E sabe o melhor, doutora? Que assim, bem peladinhos, todos somos iguais… Uns mais gordinhos, outras mais magrinhas, mas todos iguais, como Deus nos trouxe ao mundo… Uma praia de nudismo é uma escola de democracia.

DOUTORA Linda frase. Obrigada, amiga. Ai, é que nos meteram tantos preconceitos, tanta repressão ao corpo… E a primeira coisa que temos que amar neste mundo é nosso corpo, nossa pele… Enfim, não pensem que eu tenho uma agência de viagens e estou fazendo propaganda das praias de nudismo, não. Se você quiser ir, vá. E se não quer, não vá, mas não critique os que vão. Até a próxima, meus queridos nudistas!

VOCÊ IRIA BANHAR-SE EM UMA PRAIA DE NUDISMO?

VOCÊ CONSIDERA UMA INMORALIDADE