QUE SEJA PROVINCIANA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Crianças com obrigações de adultos, mas sem direitos infantis.

CAMPONESA Comadre, leve tua afilhada Paulina. A ensine e ela ajuda em tua casa.

PATROA Deixa ver… Já tem doze anos? Se parece uma lagartixa de tão magra.

CAMPONESA A Paulina cuida das ovelhas, carrega água. Vai lhe ser útil.

PATROA Bom… Mas não vai estudar. Eu trabalho, tenho compromissos e meus filinhos precisam de atenção. Além disso, quando as empregadas estudam se tornam atrevidas.

CONTROLEFAGA MUSICAL

LOCUTORA A comadre, a professora, a esposa do militar ou alguma pessoa que passa pelo povoado leva as meninas camponesas para cidade como empregadas domésticas.

LOCUTOR A mãe ou o pai da menina, fustigados pela pobreza, as oferecem para que, pelo menos, possam comer e ter um teto.

LOCUTORA Essas meninas passam a depender completamente das empregadoras. Têm que esquecer-se de sua família. Praticamente ficam sequestradas.

LOCUTOR Quando as senhoras já não precisam mais dos serviços da empregadinha ou não estão satisfeitas com seu trabalho, as jogam na rua.

PATROA Você é burra, já te expliquei mil vezes como funciona o microondas e não aprende. É preciso civilizar estas selvagens!

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTORA No Brasil, meio milhão de meninas e adolescentes são empregadas domésticas.

LOCUTOR Na Colômbia, uma de cada três meninas camponesas entre 10 e 14 anos trabalham no serviço doméstico.

LOCUTOR No Equador, a porcentagem aumenta: quase a metade das meninas de áreas rurais estão empregadas em casas alheias.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

PATROA Você é uma preguiçosa. Já é noite e não terminou com essa roupa. Santo Deus, por que tive que trazer essa índia retardada!

LOCUTOR A maioria destas meninas trabalham doze e até quinze horas diárias. Muitas delas sequer recebem, pois as patroas consideram suficiente dar-lhes a comida e o alojamento.

LOCUTORA Muitas vezes, são elas que cuidam das crianças da casa, sendo elas também crianças que precisam de cuidado.

LOCUTOR A tudo isto se soma que os patrões e seus filhos costumam abusar sexualmente delas. Com demasiada frequencia, dormem no sótão, na lavanderia, expondo sua saúde e sua integridade.

CONTROLE CORTINA MUSICAL

LOCUTORA Meninas, e também meninos, no trabalho doméstico. Meninos, e também meninas, nas obras e nas minas. Na construção, nos teares, nas linhas de montagem, na agricultura. Vendendo nas ruas, catando lixo. Explorados no comercio sexual.

LOCUTOR Nos países em desenvolvimento, 250 milhões de crianças, entre 5 e 14 anos de idade, realizam algum tipo de atividade econômica.

PATROA (ANUNCIO DE JORNAL) Preciso de empregada para todo serviço. Requisitos: que seja provinciana e sem escola.

LOCUTOR Crianças com obrigações de adultos, mas sem direitos infantis.

BIBLIOGRAFIA
Organización Internacional del Trabajo, El trabajo doméstico infantil, 1999.