QUEM MATOU A YASMINA?

Radioclip en texto sin audio grabado.

Primeira vítima da penalização do aborto terapêutico na Nicarágua.

REPÓRTER Última hora! A recente proibição do aborto terapêutico faz sua primeira vítima fatal na Nicarágua. Yasmina Bojorge morreu na madrugada de sexta feia 3 de novembro depuois de tentar ser atendida no hospital Fernando Vélez, de Manágua.

EFEITO MAÇO E GRITARIA

JUÍZA Silêncio!… Este tribunal recebeu uma denúncia pela morte de Yasmina Bojorge, jovem de 18 anos, da comarca de Chiquilistagua. Estava grávida e vivia com seu esposo e seu filhinho. Têm a palavra os familiares da falecida.

IRMÃ (CHORANDO) Essa noite Yasmina estava voando em febre. Como o menino não se movia em sua barriga, falamos: “Está morto”. Está morto e a matará. Então, fomos correndo ao hospital… mas…

JUIZA O que aconteceu não hospital?

IRMÃ Não a quiseram atender. Suplicamos, choramos, por favor, salvem a Yasmina…

JUÍZA E por que não atenderam os médicos se era um emergência?

IRMÃ Disseram que se fizessem o aborto, eles poderiam ser presos.

JUÍZA E então?

IRMÃ Yasmina morreu na madrugada. Voltamos a casa. Como somos pobres, só pudemos cobri-la com um cobertor.

EFEITO MURMURIOS

JUÍZA Quem matou a Yasmina Bojorge? Quem é responsável por esta morte?

HOMEM 1 Cpm a palavra, senhora juíza!

JUÍZA Aproxime se para declarar…

HOMEM 1 Senhora juíza, você emprega uma palavra equivocada. A essa Yasmina ninguém a motou. Simplesmente, morreu. Deus a levou.

JUÍZA Mas se poderia ter se salvado com uma intervenção médica a tempo. Neste caso, nem si quer se tratava de interromper uma gravidez porque o feto estava morto.

HOMEM 1 Eles dizem que o feto estava morto. E se não estivesse?

JUÍZA E se estivesse?

HOMEM 1 Em caso de dúvida, é melhor que…

JUÍZA É melhor que morra a mãe, não é verdade?

HOMEM 1 Senhora juíza, assim são as leis de Deus.

MULHER (3 P) Assim são as leis dos homens!… Essa moça não tinha onde cair morta… Mas a Assembléia Nacional proibiu o aborto terapêutico, e agora prevê até 8 anos de prisão ao médico que teimar em praticar..

JUÍZA Então, segundo você, quem matou a Yasmina Bojorge?

MULHER Os médicos que a deixaram morrer.

HOMEM 2 (3 P) Desculpe-me, senhora!…. Os médicos têm sua responsabilidade, não o nego. Mas a culpa maior é dos políticos sem vergonhas que penalizaram o aborto. E sabe por que o fizeram? Para congratularem-se com os bispos católicos e assim tê-los de seu lado nas eleições.

EFEITO MURMURIOS E MAÇO

MULHER E não se esqueça, senhora juíza, que aqui na Nicarágua se praticavam uns mil abortos terapêuticos todos os anos e se salvava a vida de mil mulheres, das mais pobres. Com esta nova lei, teremos mil assassinatos todos os anos como o de Yasmina.

EFEITO MURMURIOS E MAÇO

JUÍZA Silêncio!… Depois de ouvir as declarações, este tribunal considera culpados pela morte de Yasmina Bojorge os deputados liberais e aos deputados da Frente Sandinista, que penalizaram o aborto terapêutico. Eles são os assassinos.

CONTROLSICA DRAMÁTICA

LOCUTOR Dos 193 países que formam as Nações Unidas, praticamente todos aceitam o aborto terapêutico para salvar a vida da mulher grávida. Na América Latina, só Chile e El Salvador, e agora Nicarágua, suprimiram este direito.

BIBLIOGRAFIA
http://ipsnoticias.net/nota.asp?idnews=39174