RÁDIO TOTOPO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Grave atentado à liberdade de expressão no México.

Há cinco anos, a rádio comunitária Totopo acompanhou o esforço de camponeses e pescadores de diferentes comunidades no Estado de Oaxaca, México. Sua bandeira de luta tem sido a resistência ao megaprojeto eólico no Istmo de Tehuantepec, o qual está despojando da terra a centenas de camponeses e camponesas através de contratos enganosos e ofertas de pagamento de muito poco valor para a instalação de aerogeradores em grandes parques Eólicos.

No contexto atual, a região do Istmo é cenário de profundo conflito por causa da impunidade com a qual as empresas eólicas pretendem instalar seus projetos: com enganos, sem informação, comprando as autoridades municipais, pagando jagunços, e em uma clara aliança com o governo do estado de Oaxaca, representado por Gabino Cué, e todo o sistema de justiça e de segurança como são as diferentes corporações policiais que atuam como guardas privados destas empresas.

É assim que no dia 26 de março na estrada que conduz à Playa Vicente, lugar onde a empresa Gas Natural FENOSA quer implantar um parque eólico chamado Bí Yooxho’ com 117 aerogeradores em terras úmidas para o cultivo, a polícia estatal tentou desalojar o acampamento e barricada que desde fevereiro centenas de pescadores, camponeses e donas de casa, organizados na Assembleia Popular do Povo Juchiteco, instalaram para impedir o ingresso de caminhões e caminhonetes das empresas GAMESA e EDF.

Nesse mesmo dia, nas instalações de Rádio Totopo cortaram os cabos que fornecem a energia a esse espaço. A emissora conseguiu permanecer no ar com a ajuda dos vizinhos, que conectaram novamente a eletricidade. Mais tarde, um grupo de pessoas (da Secretaria da Marinha, segundo testemunhas) entraram na cabine e levaram o transmissor e um computador, além de cortarem novamente os cabos de energia. Carlos Sánchez coordenador da rádio tem ordens de captura e além disso foi ameaçado de morte.

A seguir, o Centro de Produção Radiofônica PALABRA RADIO nos oferece com exclusividade uma entrevista com Carlos Sánchez Martínez, coordenador da Rádio Totopo.

RADIALISTAS expressa sua total solidariedade com Carlos e com os colegas da Rádio Totopo e rechaça o cinismo do governo mexicano que muito fala do respeito à liberdade de expressão e pretende silenciar a voz das rádios comunitárias em Oaxaca e outros estados.

Leia mais novidades sobre Rádio Totopo neste link.