REPORTAR DO CELULAR

Radioclip en texto sin audio grabado.

Reportagens da rua mais baratas e com melhor qualidade.

O telefone celular está em vias de tornar-se o principal meio de comunicação e informação. O futuro está nestes aparelhos cada vez mais completos e avançados.

Não acredita? Então, responda esta pergunta. Quem é atualmente o homem mais rico do planeta? Correto, Carlos Slim, o magnata mexicano das telecomunicações móveis que desbancou Bill Gates.

Se antes os computadores e o software eram o negócio, agora migrou para Internet e as comunicações móveis. Em muitos países da América Latina há mais linhas de celular que de habitantes.

E em poucos anos, quando chegar a telefonia de Quarta Geração (4G), a Internet e os celulares estarão mais unidos que nunca. A partir deste momento, funcionarão como agora opera a Internet, por protocolos IP.

Isto é, que fazer uma chamada por celular será como ligar agora por skype ou qualquer outro sistema de Voz sobre IP (VoIP). As operadoras de telefonia não nos venderão minutos de voz, mas pacotes de dados que empregaremos para navegar na Internet do celular ou ligar por telefone. Dará na mesma se discamos para Austrália ou até a esquina.

Mas embora ainda falte alguns anos para o desembarque da 4G (que não tem nada a ver com o novo telefone da marca da maçã) hoje também podemos tirar vantagem dos celulares em nossas emissoras de rádio.

Sobre a atual geração celular (3G ou 3,5G), já é possível contratar pacotes de Internet para o telefone. Ainda assim, muitos repórteres das rádios continuam ligando da forma clássica em vez de descarregar aplicações VoIP (como o próprio skype que tem versões para celulares de quase todas as marcas) e ligar desta maneira para o computador do estúdio, economizando muito dinheiro.

Também existe a possibilidade de contratar um plano de Internet por telefonia celular móvel. Com um modem USB e uma laptop você pode montar um estúdio de transmissões móveis em qualquer lugar que tenha cobertura de celular. Lembre que esta Internet funciona de forma similar a uma rede Wi-Fi, mas pelas ondas que usa a telefonia celular. Por isso, onde tiver sinal móvel, haverá Internet no laptop.

Em alguns países, os custos destes planos são ainda elevados, mas comparado com o que algumas emissoras gastam em telefone fixo ligando para o celular dos repórteres, pode ser uma boa opção.

Algumas companhias estão desenvolvendo aplicações para este tipo de conexões. Por exemplo, TieLine converte os iPhone em unidades remotas de comunicação por IP baixando uma aplicação chamada Report-IT-Live.

Para os que preferem o Software Livre e têm seus telefones con Android, existe uma aplicação da marca COMREX chamada Access Reporter (ARC). Com ela você pode se conectar com a unidade Codec IP que está na emissora e enviar reportagens da rua com qualidade muito superior à tradicional chamada telefônica.

Talvez você esteja pensando que é preciso ter a grana de Carlos Slim para usufrui-lo mas não. Embora sejam ainda caros para muitos bolsos, é conveniente conhecê-los e se tua rádio está pensando em investir em algum tipo de Unidade Móvel, melhor que sejam equipamentos IP. Em pouco tempo, todas as transmissões móveis se realizarão desta maneira.

E o que não custa dinheiro é baixar alguma aplicação VoIP em teu celular. Assim, contratando um plano de Internet ou aproveitando alguma rede Wi-Fi que se encontre aberta, você fará reportagens da rua a custos menores que uma ligação convencional e com melhor qualidade.

BIBLIOGRAFÍA
Manual para Radialistas Analfatécnicos, de Santiago García Gago. www.analfatecnicos.net Uma produção de Radialistas.net e UNESCO.