SANTOS GAYS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Conhece os santos homossexuais Sérgio e Baco?

LOCUTOR Última hora! Notícia de última hora. O historiador norte-americano John Boswell, catedrático de história na prestigiosa universidade de Yale, fez uma descoberta desconcertante.

LOCUTORA Procurando e rebuscando em bibliotecas de monastérios medievais, inclusive os arquivos vaticanos, o historiador Boswell encontrou manuscritos originais que demonstram que a igreja cristã bendisse durante séculos os casais homossexuais.

LOCUTOR Estas antigas cerimônias se conheciam como “ritos de irmanamento”.

LOCUTORA Eram, claramente, casamentos de homossexuais. Casamentos igualitários, como se diria hoje.

CONTROLE MÚSICA EMOTIVA

LOCUTORA Temos na cabine o historiador John Boswell e queremos lhe fazer umas tantas preguntas porque suas afirmações nos deixam, francamente, muito surpresos.

BOSWELL Eu mesmo me surpreendi, na verdade. Imagine, em minha investigação encontrei uns 80 manuscritos originais que dão testemunho destes casamentos de casais gays que se celebraram entre os séculos 3 e 13 tanto na igreja católica como na ortodoxa. As provas estão aí.

LOCUTORA E segundo o senhor, o que demonstram esses manuscritos?

BOSWELL Que as igrejas cristãs, agora tão intolerantes com os homossexuais, tão homofóbicas, antes aceitavam essas relações com naturalidade, inclusive as bendiziam. Sabem vocês a quem invocavam como protetores nesses casamentos gays?

LOCUTORA Não tenho idé ia. Conte-nos.

BOSWELL Pois de são Sérgio e são Baco.

LOCUTORA E quem eram estos santos?

BOSWELL Um casal homossexual. Sua festa se celebra em 7 de outubro.

LOCUTORA Está dizendo que no santoral cristão há dois santos gays?

BOSWELL Há muitos mais. Mas estes dois, Sérgio e Baco, foram muito reconhecidos e queridos. Eram dois oficiais romanos que viveram em fins do século terceiro.
O imperador Maximiano os tinha em grande estima por sua valentia nas batalhas.

LOCUTORA E.. o senhor disse que eram homossexuais?

BOSWELL Abertamente. Eram um casal. Se converteram a fé cristã e a igreja os recebeu com o rito do irmanamento.

LOCUTORA E o imperador?

BOSWELL O imperador não se importava com a orientação sexual de seus militares. Mas o que não tolerava é que se tornassem cristãos. Baco foi espancado até a morte. Obrigaram Sérgio a correr 18 milhas com sapatos que tinham pregos para dentro, lhe atravessando os pés. Depois o decapitaram.

PERIODISTA E a igreja os reconheceu como mártires, como santos?

BOSWELL Claro, há vários quadros onde são representados juntos com a aureola de santos. Há um ícone no Museu de Kiev onde são representados como recém-casados. O interessante é que nesse quadro Jesus aparece no meio de Sérgio e Baco como o padrinho da boda.

LOCUTORA O que você nos conta é difícil de acreditar.

BOSWELL Pois para que acabe de se convencer, aqui tenho a oração matrimonial que se rezava nas cerimonias de união de casais do mesmo sexo na Europa cristã até bem entradas do século 14.

LOCUTORA Pode me ensinar essa oração?

BOSWELL Aqui a tenho, veja…

LOCUTORA Pedirei ao meu colega que a leia para que nossos ouvintes possam escutá-la e tirar suas conclusões… Por favor…

LOCUTOR Vamos ver… A oração diz assim: “Ó Deus que fizeste a Humanidade a tua imagem e semelhança e que aprovaste a união de teus Santos Mártires Sérgio e Baco, bendiga a estes servidores (aqui se diziam os nomes dos que se casavam), unidos não pela natureza, mas pela fidelidade. Permita- lhes Senhor amar-se um ao outro e poder continuar juntos todos os dias de suas vidas. Em no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

LOCUTORA Amém.

BIBLIOGRAFÍA
John Boswell, As Bodas da Semelhança, editorial El Aleph 1996.