SÍNDROME DA CRIANÇA SACUDIDA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Bastam três segundos para ocasionar-lhe sérias lesões cerebrais.

EFEITO PRANTO DE BEBÊ PROLONGADO

MAMÃE Por Deus! Que acontece com esta criança? Já não sei como fazê-la calar!… Cála-te…cala-te!

CONTROLSICA DE SUSPENSO

LOCUTORA (MEIA VOZ) Psst… senhora. Cuidado!… Sim, você… Não sacuda seu bebê!

MAMÃE Mas, o que faço? Chora sem parar.

LOCUTORA Tal vez sinta frio, calor, cólicas de gases, fome… Pode ser várias coisas. Se está muito nervosa, chame outra pessoa para ajudá-la. Certamente, ouviu alguma vez falar da síndrome da criança sacudida?

CONTROLSICA SUIÇA

EFEITO PRANTO BEBÊ

NARRADORA Uma certa noite de janeiro de 2002, o alpinista suiço Erhard Loretan, famoso por escalar as montanhas mais altas do mundo, tentava dormir. Crispado pelo choro de seu bebê, fez o que fazem muitos pais: o agarrou pelos ombros e o sacudiu para cortar-lhe a birra. A reprimenda, que durou alguns segundos, teve sérias consequências dramáticas.

ERHARD Ewan…Ewan… Que acontece contigo, filhinho?

NARRADORA As lágrimas do pequeno Ewan, de sete meses, deixaram de brotar e sua respiração se tornou entrecortada.

EFEITO AMBULÂNCIA

NARRADORA Nada puderam fazer por ele. Vinte e duas horas depois, morria num hospital de Berna. Os médicos disseram que a criatura havia sofrido graves danos cerebrais por causa do chamado…

DICO Síndrome da criança sacudida.

CONTROL CORTINA MUSICAL

LOCUTORA Convidamos um pediatra para conversar sobre esta enfermidade. A síndrome da criança sacudida é algo novo, doutor?

DICO Desgracadamente, não. É uma das causas mais comuns de morte por maltrato, mas ocorre que as crianças não apresentam sintomas visíveis e é difícil perceber através de um simples exame.

LOCUTLOCUTORA E quais são os sintomas?

DICO Perda do apetite, pranto, palidez, até os vômitos e convulsões que se podem confundir com um problema viral.

LOCUTOR Então? Como saber?

DICO Um exame oftalmológico pode detectar sangramento detrás do olho ou desprendimento da retina. E se a isto se soma manchas nos bracinhos ou fratura de costelas temos um caso de maltrato infantil.

LOCUTORA Mas, é tão grave sacudir um bebê assim?

DICO Bastam dois ou três segundos para ocasionar-lhe sérias lesões cerebrais. Até os três anos de idade, a cabeça da criança é muito frágil e o cérebro se encontra em formação . Se o sacodem fortemente se produz o “efeito coctelera”.

LOCUTORA Como é isso, doutor?

DICO O cérebro vai e vem uma e outra vez muito rapidamente, golpeando-se contra as paredes do crâneo. Produzem-se hemorragias e o sangue se acumula na zona que envolve o cérebro. Pode morrer ou danificar os neurôneos para sempre.

LOCUTORA No caso do alpinista, ele não quis matar seu filho.

DICO Claro que não. Ele não o sabia e tão pouco o sabem quem brinca bruscamente com seu bebê. Por exemplo, o costume de lançá-lo para cima, ou de agarra-lo pelas mãoszinhas e dar-lhe voltas, ou de monta-lo a cavalinho e correr…
CONTROL RELÂMPAGO MUSICAL    

LOCUTORA Nunca imaginaram tal coisa. Que uma brincadeira ou impaciência possa ser fatal, não é verdade? Por isso mesmo, o alpinista Erhard Loretan se apresentou às autoridades.

ERHARD Não sei se chegarei a superar este golpe. Mas quero que saibam todos os pais e as mães do mundo. Para que não lhes suceda o mesmo.

BIBLIOGRAFÍA
http://www.pediatraldia.cl/nino_sacudido.htm