SOBRE UMA PONTE DE PAPEL

Radioclip en texto sin audio grabado.

Iraque, berço da civilização, lar de profetas, destroçado por um selvagem, George W. Bush.

LOCUTORA Dizem que entre o rio Tigre e o Eufrates se encontrava o Jardim do Éden.

LOCUTOR Dizem que há dez mil anos, nessas terras que hoje se chamam Iraque, as mulheres inventaram a agricultura. Aprenderam a semear trigo e cevada.

MULHER Com nossas mãos, amassamos os primeiros pães do mundo.

EFEITO VENTO

LOCUTOR Os homens fabricaram os primeiros tijolos de barro e ergueram torres imensas para explorar as estrelas.

LOCUTORA Dizem que uma delas, a Torre de Babel, era tão alta que raspava o céu.

CONTROLESICA ÁRABE

LOCUTOR Também no Iraque, há seis mil anos, a escrita foi inventada. As primeiras letras eram gravadas em barras de argila.

REI (SOLENE) Que a sabedoria nos guie. Que nossos filhos, lendo estas palavras, nunca esqueçam sua gloriosa história.

LOCUTORA O rei assírio Assurbanipal fundou a primeira biblioteca da Humanidade na cidade de Nínive, hoje Mosul, no norte do Iraque.

LOCUTOR Mesopotâmia, que também foi o nome do hoje atual Iraque, foi berço das civilizações antigas. Em suas férteis terras viveram acádios e sumérios, assírios e babilôios.

CONTROLESICA ÁRABE

LOCUTORA No Iraque foi erguida uma das maravilhas do mundo, os Jardins Suspensos da rainha Semíramis.

HOMEM Quem alguma vez os viu, nunca pôde apagá-los de seus olhos.

LOCUTORA O Iraque foi conquistado pelos árabes no século 7 de nossa era. Sua capital chegou a ser o centro do Império Islâmico, desde Marrocos até a Índia.

LOCUTOR Na mágica Bagdá, junto às tranqüilas águas do Tigre, a princesa Sherazade contou mil e um contos durante mil e uma noites.

CONTROLESICA ÁRABE

EFEITO CAVALOS, GRITOS, BARULHO

LOCUTORA No século 13, o Iraque foi invadido por Gengis Khan. Quando suas tropas chegaram a Bagdá, o neto deste terrível imperador mongol lançou ao rio todas as bibliotecas da cidade.

MONGOL Para que servem os livros? Um povo que não lê é dominado mais facilmente.

LOCUTORA Dizem que tantos foram os livros jogados no Tigre que o invasor pôde atravessar o rio sobre uma ponte de papel.

EFEITO BOMBARDEIO

LOCUTOR No ano de 2003, num dia como hoje, não foi o neto de Gengis Kant, senão o filho de outro selvagem, George Bush, que invadiu o Iraque.

LOCUTORA O Jardim do Éden foi bombardeado. Cidades milenares, destruídas. Monumentos da cultura humana reduzidos a pó, jogados na água.

LOCUTOR E as ruas de Bagdá, dia após dia, foram cobertas de corpos destroçados, crianças calcinadas pelo fogo, mulheres mutiladas pela força das bombas. E sangue, muito sangue, sobre as paredes fumegantes.

CONTROLE LAMENTOS ÁRABES

LOCUTORA Passaram-se seis anos desta ignomínia e aí seguem 200 mil soldados norte-americanos sujando a terra iraquiana.

LOCUTOR Aí seguem as empresas gringas roubando o petróleo iraquiano.

LOCUTORA E aí estão mais de 500 mil cadáveres, vítimas civis inocentes, exigindo castigo para o responsável por este massacre, George W. Bush, e sua corja de assassinos.

LOCUTOR Barack Obama: Cumpra sua palavra e tire de uma vez o exército invasor norte-americano das terras soberanas do Iraque. 

http://www.educahistoria.com/reportajes/irak/irak.htm