SOMOS SOFTWARE LIVRE

Radioclip en texto sin audio grabado.

é território livre de software proprietário. Migramos completamente ao Software Livre!

Em 28 de agosto celebramos o Dia Mundial do Software Livre. Que data melhor que esta para anunciar-lhes uma grande notícia: migramos completamente ao Software Livre! RADIALISTAS é território livre de software proprietário.

Principalmente, tomamos esta decisão por nossa convicção de que a cultura e as ferramentas que servem para acessá-la tem que ser livres. Mas também porque estávamos cansados dos vírus e de que os computadores se desliguem a cada instante.

Esta aventura durou aproximadamente um ano e recebemos um grande apoio dos companheiros de Código Sur. Eles nos animaram a dar este passo e agora somos nós, professos convencidos desta “nova religião”, os que queremos convencê-los para que migrem ao Software Livre.

Por isso, a partir da próxima semana, iniciaremos uma série de radioclips onde iremos explicando passo a passo como passar ao Software Livre. É muito simples e na atualidade existem programas e aplicações para quase todas as necessidades de uma rádio.

Mas, por que passar ao Software Livre?

Em primeiro lugar, por uma postura ideológica. Se como meios alternativos dedicamos nossa vida a lutar pela democratização das comunicações (ou contra os monopólios, contra as patentes de medicamentos e sementes, contra a apropriação dos recursos naturais), como não assumir este empenho para que uns poucos não se apropriem do conhecimento e dos códigos que permitem construir ferramentas de software para acessá-lo?

O Software Livre persegue quatro liberdades básicas:

– Liberdade de executar o programa para qualquer propósito.

– Liberdade de estudar como o programa trabalha e adaptá-lo a tuas necessidades.

– Liberdade de redistribuir cópias para ajudar os outros usuários e usuárias.

– Liberdade de melhorar o programa e publicar suas melhoras para que toda comunidade se beneficie.

Como diz a Fundação Software Livre (FSF): “o software livre é um bem comum, uma forma de construção coletiva do conhecimento, uma filosofia baseada na liberdade e na solidariedade, não importa se o programa tem custo ou é gratuito”.

O segundo motivo é tecnológico. Com Software Livre os computadores funcionam muito melhor, se nota a rapidez com que carregam os programas, não desligam e otimizam melhor os recursos de máquinas antigas.

E se isso te parece pouco, lembre que com Software Livre os computadores não padecem de vírus,… o que é um grande alívio!

Além disso, há programas para tudo. Processadores de texto, reprodutores de áudio e editores multipistas que não deixam nada a desejar comparados aos que muitas rádios usam atualmente.

Por último, está a razão econômica. Não se deve confundir Software Livre com software gratuito. São coisas diferentes. Mas, em geral, o Software Livre é gratuito, embora você possa colaborar com doações aos desenvolvedores para que o programa continue melhorando.

Você topa? Asseguramos que você não se arrependerá.