SONIA, A RAINHA DO LAR

Radioclip en texto sin audio grabado.

Na minha casa, meu filho e meu marido não cozinham nem lavam nem passam nem ajudam em nada na casa. Meu marido diz que essas coisas afeminam. Eles têm que estudar e preparar-se para lutar pela vida. Ou não tenho razão?

ONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

CONTROLE AMBIENTE DE COZINHA

GAROTA Por que eu? Por que eu e não meu irmão?

RAUL Por que você está reclamando, filha? O que aconteceu?

GAROTA É que todos os dias tenho que lavar os pratos. Meu irmão não faz nada.

RAUL Ele é homem, o lugar dele não é na cozinha.

GAROTA Mas ele também come, pai.

RAUL Tá, tá, tranquila. (CHAMANDO) Sonia, Sonia… vem aqui. Explique para esta garota que é ela que deve te ajudar, pois já é uma mocinha.

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

SONIA Meu marido pensa que as mulheres são para a casa e os homens para a rua. Lembro quando nasceram meus filhos.

EFEITO BEBÊ, BRINDES

RAUL Estou feliz, compadre. Meu primeiro filho é um menino.

COMPADRE Assim deve ser. Mantém o nome da família, compadre Raul. Saúde!

RAUL Saúde! (RISADAS)

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

EFEITO BEBÊ

SONIA E quando chegou minha filha…

RAUL É uma menina, Sonia. Será a rainhazinha do lar.

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

SONIA Assim cresceram meus filhos. Ele, livre como marinheiro. Ela, protegida e cuidada… como uma princesinha.

CONTROLE MÚSICA DE TRANSIÇÃO

SONIA Passaram-se os anos e como a vida se tornou cada vez mais cara, tive que sair para trabalhar fora de casa. Saía de manhã e chegava quase ao anoitecer. Me esperava minha família e todos os afazeres domésticos.

EFEITO AMBIENTE LAR

SONIA Filho, tire o lixo.

GAROTO Mas mãe, tenho que estudar.

SONIA É só um momento, ajude-me a lavar os pratos.

RAUL Deixe o garoto em paz, Sonia. Filhinha, vai ajudar a tua mãe.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

SONIA Todo dia era a mesma coisa. Até que um domingo em que meu marido e meu filho foram correr…

EFEITO COZINHA

SONIA Filhinha, vamos fazer um bolo. Teu pai e teu irmão vão chegar mortos de fome.

GAROTA Mãe, quero ir à casa da minha amiga. Não quero fazer nenhum bolo.

SONIA Filha, tudo o que você aprender te servirá quando você se casar.

GAROTA Eu nunca vou me casar. Não quero, não quero… (SAI CORRENDO)

CONTROLE GOLPE MUSICAL

SONIA Minha filha saiu correndo da cozinha. Foi a primeira vez que protestou e nunca mais deixou de protestar.

GAROTA (REVER) Por que não posso sair e ele sim?… Por que eu tenho que cozinhar e meu irmão não?… Por que vou passar suas camisas? Por quê? Por quê?

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

SONIA Pensando bem, minha filha tinha razão. Eu tinha assumido que as responsabilidades da casa eram das mulheres e não importava que eu trabalhasse e que minha filha também tivesse seus compromissos. Tínhamos que cumprir com o nosso dever.

EFEITO COZINHA

RAUL Sonia, você precisa corrigir essa menina. Ela só reclama e reclama.

SONIA É que o irmão dela não quer fazer nada em casa.

RAUL Eu não quero ver o meu filho de cozinheiro. (MEIA VOZ) Pode estragá-lo.

SONIA O que você disse, Raul?

RAUL Que ele tem que ser engenheiro, isso. (PAUSA) Ah, Sonia, o que você preparou? Estou morrendo de fome… sirva-me…

CONTROLE MÚSICA TENSA

SONIA Quando meu filho entrou na universidade, as coisas pioraram. Inteligente, mas inútil em casa, sempre esperava sua irmã…

MOÇO (REVER) Irmãzinha, me passe esta camisa? Tenho uma festa.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

SONIA E minha filha, que também tinha crescido…

MOÇA (REVER) Você também tem mãos. Ou não?

RAUL (REVER) Mas filha, ajude-o.

SONIA (REVER) E eu, quem me ajuda?

CONTROLE MÚSICA TENSA

SONIA Todo dia é uma discussão sobre quem faz o quê em casa. A verdade é que eu já estou cansada de chegar do trabalho e ter mais trabalho ainda, das brigas, das irresponsabilidades. Tenho que falar seriamente com meu marido e com meu filho.

CONTROLE MÚSICA TENSA

SONIA Ouçam-me, isto não pode continuar assim.

RAUL O que não pode continuar assim?

SONIA Olha, Raul. O marido e os filhos da vizinha a ajudam em tudo. Vocês ao contrário…

MOÇO Mãe, minha irmã está aqui para isso.

RAUL Espere e verá o que serão esses pobres… uns afeminados. Não quero que meu filho se converta em…

SONIA Essas são desculpas esfarrapadas, meu caro Raul. Pretextos para não colaborar. Não percebem que eu me canso? Na realidade, tenho dois trabalhos: a loja e a casa.

RAUL Minha mãe e meu pai nunca permitiram que seus filhos fizessem coisas de mulheres. E minha mãe nunca se queixou. Pode esquecer, Sonia. Pode esquecer.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

SONIA Meu marido nunca vai entender. Eu também tenho culpa, não devia tê-los acostumado a receber tudo pronto. Será que é tarde para mudar esta situação? Não sei o que fazer. E você, o que faria em meu lugar?

CONTROLE MÚSICA SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

SONIA Olha, Raul. O marido e os filhos da vizinha a ajudam em tudo. Vocês ao contrário…

RAUL Minha mãe e meu pai nunca permitiram que seus filhos fizessem coisas de mulheres. E minha mãe nunca se queixou. Pode esquecer, Sonia. Pode esquecer.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

SONIA O mesmo de sempre… (REMEDANDO-O) “Na minha casa os homens nunca fizeram coisas de mulheres”… (PAUSA) Claro, quando se casou comigo conseguiu uma empregada. Tenho que mudar esta situação. Então no domingo, quando chegaram do parque…

CONTROLE MÚSICA ALEGRE

MOÇO E aí, velha?

RAUL Sonia, o que temos para comer?

SONIA Para comer?… Nada.

AMBOS Nada?

SONIA Estava esperando vocês para prepararem o almoço.

RAUL O que há contigo, Sonia? Está doente?

SONIA Estou mais sã que nunca, Raul. Por isso não cozinhei.

MOÇO Mas mãe, temos fome.

SONIA Nenhum mas. Se vocês não cozinharem, não vai ter almoço.

RAUL Eu vou a um restaurante.

MOÇO Vou contigo, pai.

SONIA Ninguém sai. Já estou farta da escravidão. O que pensam? Que não me canso? Eu trabalho o dia todo na loja e ainda por cima tenho que fazer as coisas da casa. Vocês não têm mãos? São reizinhos?

MOÇO Mãe!

RAUL Sem brincadeira, Sonia. Prepare algo.

SONIA Ninguém aqui está de brincadeira. É a vez de vocês. E de hoje em diante, será sempre. Por turnos.

MOÇO Mas, mãe…

SONIA Ah, me esqueci. Os turnos incluem a limpeza da casa e lavar os pratos. Somos 4, um dia cada um.

CONTROLE MÚSICA PÍCARA

SONIA Me viram tão seria, tão decidida, que não tiveram outro remédio que cozinhar. Não importa que não saibam fazer, que o arroz queime e a carne fique dura. Assim aprenderão. (PAUSA) Vamos ao parque, filha. (RISADAS DE AMBAS) Regressaremos em duas horas…seguramente mortas de fome.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

SONIA Olha, Raul. O marido e os filhos da vizinha a ajudam em tudo. Vocês ao contrário…

RAUL Minha mãe e meu pai nunca permitiram que seus filhos fizessem coisas de mulheres. E minha mãe nunca se queixou. Pode esquecer, Sonia. Pode esquecer.

CONTROLE CONTROLE MÚSICA TENSA

SONIA Me senti um trapo. Para ele a mulher tem que estar a serviço do marido e dos filhos. É claro, a irmã também.

RAUL (REVER) É natural. Na minha casa sempre foi assim.

SONIA É certo. Quando meus filhos eram crianças e íamos visitar a minha sogra, mal acabava de chegar quando…

CONTROLE MÚSICA DE MUDANÇA DE TEMPO

SOGRA Que bom que você veio, Sonia. Olha, estou preparando o jantar e ainda me falta muito.

SONIA O que a senhora está fazendo?

SOGRA Um asado, uma sopa, um bolo e a sobremesa.

SONIA Tanta comida?

SOGRA Meu marido e o teu marido gostam de comer bem. Adoro dar-lhes esse gosto.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

SONIA E depois da janta…

RAUL Está passando um ótimo filme na televisão.

SONIA Os pratos estão sujos, Raul. Venha nos dar uma mão.

SOGRA Deixe-os, Sonia. Que se distraiam. Venha, entre as três o faremos num instante.

CONTROLE MÚSICA TENSA

SONIA No final do domingo voltava para casa mais cansada. E quando chegávamos…

MOÇO Mãe, amanhã tenho que ir à universidade e não tenho roupa limpa.

RAUL Convidei um amigo para vir comer aqui em casa. Não esqueça de fazer algo especial.

SONIA Raul, eu chego bastante tarde do trabalho. Você acha que posso fazer tudo?

RAUL Você é uma maga, Sonia. Consegue tempo para tudo, não me negarás esse favorzinho, não é mesmo? (PAUSA) Bom, foi um lindo dia. Vou dormir.

CONTROLE Todos foram para cama, menos eu. Ainda tinha que cozinhar para amanhã, passar a roupa, recolher o lixo. É meu dever, já sei, para isso me casei. Além disso, de nada me vale protestar. Se eu não fizer, a casa fica de pernas para o ar.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*TERCEIRA SOLUCÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Terceira solução…

SONIA Olha, Raul. O marido e os filhos da vizinha a ajudam em tudo. Vocês ao contrário…

RAUL Minha mãe e meu pai nunca permitiram que seus filhos fizessem coisas de mulheres. E minha mãe nunca se queixou. Pode esquecer, Sonia. Pode esquecer.

CONTROLE CONTROLE MÚSICA TENSA

SONIA Esquecer? De jeito nenhum. Eu estava realmente cansada. Da loja para casa e da casa para loja. Todos os dias, todo mês, o ano todo. Já não quero mais. Vou dar um jeito nisso. Claro que vou.

EFEITO AMBIENTE CASA

MOÇO Mãe, viu a minha mochila?

SONIA Não.

RAUL Sonia, passou a minha camisa verde?

SONIA Não.

RAUL Não? O que houve? (ECO)

CONTROLE MÚSICA DIVERTIDA

SONIA A casa está suja e toda bagunçada. Ninguém diz nada, mas vejo seu desconcerto.

RAUL Sonia, tem algo para comer?

SONIA Sim, pão e leite. Sirva-se, eu estou esgotada.

CONTROLE MÚSICA DIVERTIDA.

SONIA Minha filha faz suas tarefas e eu vejo televisão. Ufa, finalmente posso descansar.

CONTROLE MÚSICA RELAX

SONIA Não passou mais de três dias quando…

EFEITO AMBIENTE CASA

RAUL Sonia…

SONIA O quê?

RAUL A casa está… um pouco suja e você está estranha.

SONIA Estranha?

RAUL Sim, não faz mais nada.

SONIA Ah!… Você notou? Me alegro. Venham todos, vamos conversar…

CONTROLE RÁFAGA MÚSICAL

SONIA Pois, como notaram, já não há empregada nesta casa.

RAUL Não entendi.

SONIA Sim, aposentei-me do serviço doméstico. E como vocês não ajudam nas tarefas da casa, vou contratar uma pessoa.

RAUL Bem pensado, Sonia.

MOÇO Bravo, mãe. Isto de limpar e fazer a cama é tão chato.

SONIA Sim, vocês têm razão. Só que…

MOÇO O que, mãe?

SONIA Que não vou mais te comprar o celular que me pediu nem a bicicleta. E você, Raul, esqueça da cerveja, dos cigarros, do clube. Esse dinheiro vai para a empregada.

RAUL O que disse?

SONIA Que ter uma empregada custa. Se não o sentiram é porque eu fazia tudo grátis. Estão avisados.

CONTROLE MÚSICA DIVERTIDA

SONIA Ficaram mudos. Querem mordomia? Que paguem. Para mim é um

alívio livrar-me de toda a responsabilidade da casa, mesmo que tenhamos que apertar o cinto. E por outro lado, não quero continuar brigando como os homens da casa.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem, Carlos Romero

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

p=. **********************************

p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Na minha casa, meu filho e meu marido não cozinham nem lavam nem passam nem ajudam em nada na casa. Meu marido diz que essas coisas afeminam. Eles têm que estudar e preparar-se para lutar pela vida. Ou não tenho razão?_

_Primeira solução: Sonia põe condições e turnos para todos em sua casa._
* _Segunda solução: Sonia não permite que seu marido e filho façam nada._
* _Terceira solução: Sonia contrata uma empregada doméstica._

p=. **********************************

*Quem faz as tarefas da casa?*

O lar é o principal espaço de aprendizagem dos estereótipos. As coisas estão mudando, mas ainda existem os papéis masculino e feminino quanto às tarefas que cada um deve desempenhar no lar. Para contribuir, ao invés de “tarefas de menino – tarefas de menina” é preciso educá-los desde o princípio na igualdade através de dois caminhos:

1. O que veem: tanto mãe como pai devem participar nas tarefas domésticas.

2. O que fazem: as diferentes obrigações dos filhos e filhas devem estar em função da idade ou da capacidade, mas não do sexo. Se é a filha a que ajuda na cozinha, seu irmão não só não aprenderá a fazê-lo, mas terminará vendo-o como uma obrigação própria do sexo feminino e, portanto, da que ele está excluído.

As mulheres dedicam 5 vezes mais tempo que os homens nos trabalhos domésticos.

Na Espanha, Itália, Eslovênia, Hungria e Estônia (5 horas ou mais por dia). Os países nos que as mulheres dedicam menos horas ao lar são Suécia, Noruega, Finlândia e Letônia (menos de 4 horas por dia).

*Papéis de gênero masculino e feminino*

São os comportamentos aprendidos em uma sociedade, comunidade ou grupo social determinado, que fazem que seus membros percebam como masculinas ou femininas certas atividades, tarefas e responsabilidades. Desse modo, a sociedade atribui funções, atitudes, capacidades e limitações diferenciadas a mulheres e homens, e as estabelece como atributos “naturais” de ambos os sexos.

Os papéis de gênero se aprendem desde o lar, vendo e assumindo o comportamento do pai e da mãe e as demais pessoas do mesmo sexo. Por exemplo, quando compram alguma roupa de cor rosa e bonecas se é menina, e de cor azul e carrinhos se é menino. Também se aprendem estes papeis pelos modelos sociais, como artistas, políticos, professores e outros.

*Divisão sexual do trabalho*

Denomina-se a atribuição diferenciada de tarefas e responsabilidades segundo o sexo das pessoas. É a estrutura social mais importante que governa as relações de gênero e distribui os papéis para os homens e mulheres. Determina a posição do homem na esfera do produtivo e público e a da mulher no reprodutivo, doméstico e privado

bq. Pablo se levantou, ligou a lavadora e não morreu. Paco fez uma descoberta: lavar a roupa já não é um sofrimento. Agora todos já sabem, os gallumbos (cuecas) não se lavam sozinhos. Não confundais o buraco e na lavadora colocai o frango.
The Poliesters

*Para completar…*

Como se distribuem as tarefas domésticas em tua localidade? Faça uma lista do que fazem as mulheres e do que fazem os homens.
papéis de gênero masculino e feminino em tua localidade (como são e o que fazem os homens e as mulheres)
Costumes na educação das crianças em tua localidade

*Como usar este programa?*

1.Apresentar o tema.
2.Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3.Provocar um primeiro diálogo com a audiência (o que acontecerá com a protagonista? O que faria em um caso semelhante? Como terminará este conflito?).
4.Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5.Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha há dados para comentar o tema.
6.Você também pode abrir o telefone e fazer uma enquete com a tua audiência: quem faz o quê em casa?
7.Para terminar, seria conveniente ouvir o programa completo com a solução mais votada pela audiência.