SOU IMPORTANTE!

Radioclip en texto sin audio grabado.

Qual é a chave do sucesso do Facebook?

EFEITO SINAL INFORMATIVO

LOCUTOR Em nossa entrevista de hoje temos uma convidada especial, a psicóloga do comportamento, doutora Grace Cook, estudiosa do que dizem e escrevem os usuários e usuárias da rede social mais popular de todas. Doutora Grace Cook, bem-vinda para falar sobre Facebook.

DOUTORA Muito obrigada pelo convite. E saudações para toda a audiência desta prestigiosa emissora.

LOCUTOR Com certeza, doutora Cook, muitos de nossos rádio ouvintes possuem uma conta no Facebook. Mas talvez não conheçam as razões do enorme crescimento que teve esta rede social. Em menos de dez anos, 700, 800 milhões de facebookeiros e facebookeiras…

DOUTORA E continua crescendo!

LOCUTOR E me diga, doutora, em suas pesquisas, o que descobriu? A quê a senhora atribui este sucesso tão avassalador?

DOUTORA É muito simples, meu amigo. Nós os seres humanos necessitamos de muitas coisas para viver, não é? Água, comida… Mas existe uma exigência básica, primária, algo que todos nós seres humanos buscamos desde que nascemos até que nos vamos deste mundo. O que será?

LOCUTOR Pois… não sei… precisamos, como diz o ditado, saúde, dinheiro e amor.

DOUTORA Mas antes da saúde, do dinheiro e do amor, precisamos de “reconhecimento”. Ser importante para alguém.

LOCUTOR A senhora se refere a autoestima?

DOUTORA Claro, mas para poder termos autoestima, precisamos que nos estimem. O ser humano vive em uma busca ansiosa de reconhecimento. Que saibam que eu vivo, que eu existo.

LOCUTOR Imagino que essa necessidade de reconhecimento sempre foi assim…

DOUTORA Mas antes era mais fácil. Vivia em uma cidadezinha, todo mundo te conhecia e você conhecia todo mundo. Saía ao parque para dar uma volta e cruzava com um monte de amigas, de conhecidos. Falavam bem ou mal de você, mas falavam.

LOCUTOR E agora, doutora Cook?

DOUTORA Agora vivemos em cidades imensas onde somos um ser anônimo, uma formiga perdida no formigueiro. Sim, tem tua família, ainda que cada vez menor . Tem teus amigos, cada vez mais distantes. Vivemos muito sozinhos.

LOCUTOR E ai entra em jogo o Facebook?

DOUTORA Ai entram em jogo as redes sociais. O Facebook é uma delas, a mais popular do momento.

LOCUTOR Como a senhora definiria o Facebook?

DOUTORA Uma janela. Você vai para a janela e encontra amigos, gente conhecida… gente conhecida que te reconhece. Pode se comunicar, relacionar, partilhar fotos suas e de seus entes queridos. Anuncia o que fez e o que vai fazer, como… como…

LOCUTOR … como se estivesse em uma reunião familiar.

DOUTORA Exato. E nesse espaço virtual, como na vida real, pode-se fazer duas coisas que nós todos adoramos. Sabe quais são? Gabar-se da tua vida e ficar sabendo da vida alheia.

LOCUTOR Gabar-se de tua vida e ficar sabendo da vida alheia…

DOUTORA Sim, essas duas coisas que todos nós adoramos, ainda que digamos o contrário. Até aí tudo vai bem com o Facebook. Mas…

LOCUTOR Mas o que, doutora?

DOUTORA Que no sucesso está o perigo. Mas isso te conto em outra entrevista, porque agora tenho que sair para minhas aulas na universidade.

LOCUTOR Já nos deixou picados pela curiosidade. Enfim, amanhã a mesma hora continuamos nossa entrevista com a doutora Grace Cook falando… sobre o Facebook!