TEMPO DE CAMPANHA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Que necessitamos para desenhar uma campanha radiofônica, para que obtenha os resultados esperados?

Uma ou várias vezes ao ano, uma rádio cidadã pode declarar-se em campanha. Isto implica colocar a equipe de trabalho e a programação em função do objetivo dessa campanha.

Como propor-nos uma campanha? Que necessitamos para desenhá-la, para que resulte mobilizadora e obtenha os resultados esperados?

Antes de empreender uma campanha, devemos ter claros estes pontos:

  • OBJETIVO
    O primeiro é identificar o problema que vamos enfrentar e conhecer suas verdadeiras causas. Trata-se de provocar mudanças de atitudes e comportamentos com respeito a esse problema. Por exemplo, reflorestar um área. Ou que as moradoras tirem sua carteira de identidade. Ou que os jovens usem a camisinha. As campanhas com objetivos generais abarcam muito e apretam pouco. As metas devem ser concretas, realistas e medíveis.
  • DESTINATARIOS
    A quem afeta o problema proposto? Quem e como podem resolvi-lo? Quais são os juízos ou prejuízos que têm sobre este assunto?
  • ZONA DE INTERVENÇÃO
    A campanha abarcará toda a área de cobertura da rádio ou a concentraremos num bairro, num distrito, numa zona específica?
  • NOME E SLOGAN
    Uma boa campanha necessita um slogan atrativo e criativo. O mensagem deve ser claro (nível cognoscitivo), motivador (nível afetivo) e mobilizador (nível do compromisso). Este slogan se repetirá nos spots, nos cartaz, em todas partes. Procura que não soe a “imposição”, se não a “convites”.
  • DURAÇÃO
    Um mês e medio o dos meses é um tempo aconselhado. Tal vez se requiera un poco más. Pero no alargues demasiado la campaña porque perderá intensidad. Tal vez sea mejor dos campañas breves que una larga.
  • RESPONSAVEIS
    Na emissora, quem vão ser diretamente responsáveis? Mesmo que todos e todas colaborem, é indispensável que haja um capitão ou capitã da campanha.
  • ORGANIZAÇÕES IMPLICADAS
    Quais serão nossos aliados e aliadas? Uma campanha contra a violência de gênero deves articulá-la com a Delegacia da Mulher. A emissora fará convênios e se vinculará com os movimentos sociais relacionados com a problemática da campanha.
  • MEIOS AMIGOS
    Na medida do possível, tratemos de sensibilizar a outros meios de comunicação e jornalistas amigos para que se interessem no objetivo da campanha. Envia-lhes notas de imprensa, convida-os a reuniões de planejamento. Não são rivais, são colegas.
  • ATIVIDADES RADIOFÔNICAS
    Podemos produzir entre 3 e 6 spots. Estes se programarão uma dúzia de vezes aa dia durante todo o tempo que dure a campanha e nos horários de maior sintonia da audiência priorizada. É bom validar os spots antes de lançá-los ao ar. Também há que programar outros espaços: radioclips, paineis, debates, secções no informativo, tal vez uma radionovela. Toda a programação está em campanha.
  • ATIVIDADES FORA DA RADIO
    Um festival de canto, uma marcha pela paz, uma obra de teatro na rua, uma semente massiva de árvores, um protesto diante a prefeitura, um símbolo na praça central, visitas casa por casa.
  • ORÇAMENTO
    Há que valorizar economicamente todas as atividades da campanha, inclusive as realizadas pela rádio. Por exemplo, os spots os gravará e pautará nossa emissora, mas têm um valor econômico. Especificar esse aporte próprio nos ajudará à hora de buscar patrocinadores públicos ou privados para o melhor êxito da campanha.
  • MECANISMOS DE AVALIAÇÃO
    No final da campanha, devemos avaliar os resultados obtidos. Se cumpriram as metas? Por que sim ou por que não ¿ E agora, que seguimento daremos a esta campanha?