TUAS PRÓPRIAS CORTINAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

Como fabricar teus próprios “loops”?

Precisa de uma cortina musical para teu programa de rádio? Procurando entre os CDs e os discos da cabine. E para musicalizar um noticiário? Lá estavam os filmes de ação ou de romanos (Ben Hur, Super homem, Chuck Norris), que se adequem ao tom grave do locutor que lia as notícias. Outra possibilidade para ambientar informativos foram as marchas militares. Ou as grandes orquestras com muitos instrumentos de sopro (trompetes e trombones).

Esqueça isso, meu amigo. Agora pode fazer tuas próprias cortinas musicais utilizando “loops”.

Os “loops”, como bem disse Duffel, são secções curtas das pistas musicais (normalmente entre um e quatro compassos de comprimento), criadas para serem repetidas. Um “loop” é uma secção pequena de um som que se repete uma e outra vez.

Os “loops” são gravados de antemão. Assim surgiram estilos musicais como o hip hop, o trip hop, o drum and bass (baixo e percussão) e algumas bandas sonoras de filmes. Os compositores contemporâneos fazem uso de “loops” para escrever inclusive grandes sinfonias.

Pode-se modificar os “loops”: baixar os tons e semitons (pitch) e ajustar a velocidade requerida.

Para conseguir “loops”, veja a seguinte página:

Em um software multipista, colocamos em um primeiro canal um “loop” de percussão. Em um segundo, um “loop” de baixo. Em um terceiro, um “loop” de guitarra. Em uma quarta, um trompete. E assim compomos, mesclando todas as pistas, uma peça musical.

A segunda forma para fazer nossas cortinas é utilizar software de composição musical e um teclado básico. Recomendamos o programa com licença livre LMMS. É básico de composição e gravação. Nele podemos construir nossos próprios “loops”.

E enquanto vai experimentando com “loops”, te mostramos algumas peças musicais feitas por Byron Garzón, técnico de som dos RADIALISTAS, feitos só com “loops”. Tem direitos compartilhados, assim que você pode utilizá-los para ambientar teus noticiários ou programas de rádio.

E se te anima a inventar “loops” e quiser compartilhá-los… os envie a radialistas@radialistas.net para socializá-los com outros apaixonados e apaixonadas por música!

BIBLIOGRAFÍA
Piezas musicales hechas por Byron Garzón.