UBUNTU STUDIO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Para migrar, a primeira coisa a se fazer é escolher um Sistema Operacional. Recomendamos Ubuntu Studio.

Os computadores são máquinas, só isso. Um conjunto de componentes eletrônicos que não funcionam por si sós. Para colocá-los para funcionar, é preciso um software, instruções de programação informática que fazem funcionar a parte física de um computador, o hardware.

Basicamente, há dos tipos de Software:

1. Os Sistemas Operacionais: (SO)

É o programa básico que instalamos no computador para que possa interagir com os humanos. Sobre a plataforma do SO são instalados o resto dos programas. Os mais conhecidos são as diferentes distribuições de Software Livre, MAC OS, para computadores Macintosh-Apple e Windows.

A maior parte de distribuições de Software Livre são uma soma de dois desenvolvedores Livres, por um lado GNU e por outro Linux. Por isso, o correto é falar de GNU/Linux.

2. Aplicações e Programas

São programas com funções concretas como escrever textos, editar áudio ou navegar páginas da Web. Há uma infinidade deles. Alguns pagos, outros gratuitos e muitos deles software livre. Em sucessivos radioclips conheceremos os principais programas livres que você precisará para trabalhar na rádio.

Comecemos então com o Sistema Operacional. O desafio é migrar de nosso SO atual para um livre. Da mesma forma que há diferentes versões de Windows, como XP, o nefasto Vista ou Windows 7, também há diferentes distribuições de Software Livre GNU/Linux, por exemplo, Debian, Ubuntu, Fedora, Gentoo…

Para o trabalho em rádio recomendamos a distribuição Ubuntu Studio. Por quê? Bom, em primeiro lugar porque é uma distribuição pensada para o trabalho em áudio. Traz muitos dos programas de som pré-instalados como os programas de vídeo e desenho.

Desta forma, é mais simples todo o processo de migração. Há algumas companhias de placas de som que não oferecem “drivers” para que a placa funcione em Software Livre. Por isso, alguns editores de áudio, como Ardour, que conheceremos em breve, podem apresentar problemas se forem instalados à parte. A vantagem do Ubuntu Studio é que inclui estes programas e configura de uma vez o software e a placa de som.

Isso não significa que você não possa provar outras distribuições como, por exemplo, Debian, que é muito estável e também indicada para trabalhar em áudio.

O segundo motivo é a gigantesca comunidade que existe de usuários de Ubuntu. Há Fóruns e centenas de páginas onde resolver dúvidas ou problemas que se apresentem na instalação ou no manejo. E o bom é que muitas destas páginas e fóruns estão em português.

Muito bem, agora que versão escolher? Ubuntu lança uma versão em abril e outubro de cada ano. A de abril deste ano é uma combinação do ano com o mês: 11.04. E a que sairá em outubro será: 11.10.

Não recomendamos que use a última versão logo depois de sair porque, como todo software de início, pode apresentar algumas falhas até que estas sejam corrigidas. De qualquer modo, a versão 11.04 já é muito estável. Nós a usamos sem problemas já há alguns meses.

Para começar, é preciso baixar o software. Como traz vários programas instalados é um arquivo um pouco pesado. Tenha paciência ao descarregá-lo. Você pode baixar da Web Oficial: http://ubuntustudio.org/downloads / Ubuntu Studio 11.04 (Natty Narwhal) DVD Imagem.

Há vários arquivos na página de descargas. Selecione o que tem a extensão ISO, por exemplo, ubuntustudio-11.04-alternate-i386.iso (Revise se teu computador é de 32 ou de 64 bits. Há versões para ambos os tipos de processador: i386.iso ou amd64.iso).

Uma vez que o tenha em teu computador abra um gravador de discos. Atenção, não grave como DVD de dados. É preciso buscar em Ferramentas a opção “Gravar Imagem em Disco”. Assim é como se gravam os discos que servem para instalar software. Use um disco DVD já que um CD é muito pequeno para este arquivo.

No caso do teu computador não ter DVD poderá instalar o programa a partir de uma memória USB. Na página oficial de UBUNTU explicam como fazê-lo: http://www.ubuntu.com/download/ubuntu/download Embora as instruções falem do arquivo de Ubuntu na versão normal (a que não é Studio), o procedimento é o mesmo.

Uma vez que tenha gravado em um DVD a imagem ISO de Ubuntu Studio estamos preparados para a instalação que veremos no próximo radioclip.

Enquanto isso, você pode ler mais sobre software livre, e a diferença entre livre e gratuito, nesta pergunta do Manual para Radialistas Analfetécnicos.

http://www.analfatecnicos.net/pregunta.php?id=53