UM BOM ANZÓL

Radioclip en texto sin audio grabado.

Há muitíssimas formas não convencionais para iniciar uma nota radiofônica. Todas valem. Usar umas ou outras depende dos conteúdos informativos.

Em imprensa escrita, a maioria das notícias levam um “titular”. Os manuais ensinam que este deve sintetizar a informação. Em muito poucas palavras há que dar a conhecer a essência do ocorrido.

No radio, mais que referir-nos a um “titular” deveríamos falar de um encabeçamento atrativo, uma expressão gancho, um bom anzol. A primeira frase da notícia radiofônica busca captar a atenção do ouvinte.

Vejamos diferentes maneiras de entrada à nota radiofônica:

Com uma interrogação: Quanto custa a cabeça de Bin Laden?

Com uma admiração: Sobe e sobe o já elevado preço da gasolina!

Com uma frase ingenhosa: A luz ao final do túnel é a do trem que te vem encima, parecem dizer os agricultores mexicanos que denunciam à OMC.

Com uma citação directa: “Si não me dão o visto isso me dá vontade de risada”, cantam os Van Van en Cuba.

Com um refrão: Quem mal anda, mal acaba. O principal portavoz do governo britânico Alastair Campbell, apresentou sua renúncia…

Com uma descrição: Casas de cartão, poeira e vento, sem água, sem luz, sem dispensário médico, tal vez sem esperança. No bairrio Acahualinca, junto al lago de Manágua…

Com uma narração: Foi à comissáría fazer a denúncia. Ao entrar, ela não imaginava encontrar-se com o mesmo rosto que viu a noite anterior, mas agora com roupa de polícia…

Com uma ponte entre os locutores: Nos trasladamos do sertão do Brasil às alturas da cidade de La Paz…

Com frases de urgência jornalística: Interrompemos o programa para uma noticia de último minuto. Conexão imediata com nosso correspondente em…

Com um efeito de som: (TIROTEIO) Novos atentados em Bagdá deixam três soldados norteamericanos mortos…

Com uma música descritiva: (SAMBA) O presidente Lula da Silva inicia hoje seu giro pelos países do MERCOSUL

Há muitíssimas formas não convencionais para iniciar uma nota radiofônica. Todas valem. Usar umas ou outras depende dos conteúdos informativos. O da inspiração que tenha nesse momento quem redige. Também é válido o titular clássico (“Amanhã se iniciarão as aulas”). E também podemos començar algumas informações menos importantes sem ninhum encabeçamento especial, sem pretender originalidade em todas e cada uma das notas do boletim o do noticiário. Para uma boa pesca, variar os anzóis.