UM ROBLE DIANTE DO TRIBUNAL

Radioclip en texto sin audio grabado.

Nos últimos trinta anos, a área deflorestada na América Latina, alcança dois milhões de quilômetros quadrados.

EFEITO RUIDOS DE FÁBRICA

ASISTENTE (PREOCUPADO) Já perceberam, senhor empresário!

EMPRESARIO Sim, o Ministério já sabe que não colocamos os filtros de proteção ambiental em nossa fábrica de couros… (ALTERADO) Necessitamos um culpado. Urgente. Ou ficaremos todos na rua…

ASISTENTE Eu sei quem pode ser esse culpado.

EMPRESARIO Quem?… Fala, homem.

ASISTENTE A árvore do parque.

EMPRESARIO Como?!

ASISTENTE Esse roble velho e empoeirado. (MEIA VOZ) Por que não dizemos que o pó de suas folhas é o que está adoecendo às crianças? A diarreia, os caroços na pele… Quem é o culpado? A árvore do parque.

EMPRESARIO Excelente ideia. (SE RIEM) Estou seguro que algum médico nos “ajudará”. O assunto é conseguir que se esqueçam de nossa fábrica. Esses filtros custariam uma furtuna.

CONTROL CORTINA MUSICAL DRAMÁTICA

NARRADORA A árvore do parque havia visto crescer a muitas gerações. Era tão querida e respetada que até sua silueta aparecia no escudo do povo. Sua sombra cobiçava os pássaros, a meninas e meninos, até os avósinhos se aproximavam do antigo roble para recordar seus amores. Mas os donos da fábrica de couros pensavam de outra maneira…

LEILOEIRO Extra, extra o roble do parque será levado diante o tribunal!… De encontrá-lo culpado, lhe aplicarão a pena máxima!… (SE DISTANCIA) Extra, extra!

NARRADORA Enquanto isto, no povoado as opiniões estavam divididas.

VARIOS Como é possível que diga isso?…. Que o queimem!… Não, os culpados são outros!

CONTROLSICA DE TRANSIÇÃO

NARRADORA Na manhã siguinte…

EFEITO MARTELO DO JUIZ E MURMURIOS

JUÍZ Ordem, ordem na sala… Abre-se a sessão contra o roble do parque. Tem a palavra o senhor empresário da fábrica de couros.

EMPRESARIO Sua senhoria, o primeiro é o bem estar de nosso povo e a saúde de onzas crianzas, que atualmente padecem diarreias e outras enfermidades infecciosas. Quem é o responsável por isto? Essa árvore velha e empoeirada que se encontra no centro do parque. Peço para ele, a pena de morte.

EFEITO MURMURIOS E MARTELADAS

JUÍZ Silêncio… Prossiga, senhor empresário.

EMPRESARIO Melhor que eu, que fale o médico para dar as explicações científicas sobre o caso.

EFEITO PASSOS QUE SE APROXIMAM

DICO (VOZ GANGOSA) É muito simples. As árvores de certa idade começam a emitir uma certa poeira que provoca alergias e diarreias, especialmente nos menores. Como cientista, recomendaria que a cortassem. Mais ainmda, que a queimassem de imediato, antes de que esta enfermidade acabe com nosco os adultos e com todo o povo.

EFEITO MURMURIOS

EMPRESARIO E bem, senhor jueí?… Necessita mais provas? Dite A sentência para que esse roble seja eliminado e assim poçamos salvar às crianças…

VIZINHA Um momento, senhor juíz!… Quero falar!

JUÍZ E quem é você?

VIZINHA Uma vizinha do povo. E como a árvore não pode defender-se, quero falar em seu nome. Não sejamos ingratos para com ela.. Quantas vezes não brincamos sob a sua sombra, quanto oxigenio nos presenteou, quantas árvores, irmãs desta, nos deram sua madeira para fazer pás, portas, cadeiras?

EMPRESARIO Muito romântico, senhora, mas assim é a vida. Uns nascem e outros devem morrer. A opinião do médico é irrefutável. A árvore está doente e não só esta, si não as de outros parques, as do bosque… Cortem todos!

VIZINHA Não, amigo, são outras árvores as que nos estão contaminando. Umas árvores de cimento.

EMPRESARIO De que está falando você, senhora?

VIZINHA Chaminés, torres de cimento que botam toda a sujeira no ar, desaguas nos rios, fábricas que…

EMPRESARIO Protesto, protesto!

EFEITO MURMURIOS

JUÍZ Silêncio!… Deixem fazer-lhe uma só pergunta, senhora.

VIZINHA Diga, senhor juíz.

JUÍZ Você é médica?

VIZINHA Não, senhor juíz, eu…

JUÍZ Então, cale-se e sente-se. (MURMURIOS) A lei aqui sou eu.

EFEITO MARTELADAS

NARRADORA E sem mais o juíz, ordenou a morte do roble. Seria cortado em pedaços e queimado na mesma praça do povo onde havia vivido mais de 100 anos.

EFEITO MOTOSSERRA, GRITOS, FOGO

CONTROLSICA TRISTE

LOCUTOR Nos últimos trinta anos, a área deflorestada na América Latina, alcança dois milhões de quilômetros quadrados, uma superfície equivalente à do território mexicano.

CONTROL ESTROFA ÁRVORE