UMA CRUZ E UMA MEIA LUA

Radioclip en texto sin audio grabado.

Como Henry Dunant iniciou a Cruz Vermelha Internacional?

EFEITO BATALHA

NARRADORA Em 1859, a guerra pela unificação italiana deixava milhares de feridos na aldeia de Solferino. Um dia, o comerciante suíço Henry Dunant cruzava os campos de batalha e, ao ver as conseqüências do massacre, se deteve e adiou sua viagem.

CONTROLE MULTITUDÃO DESESPERADA

DUNANT Tragam água!… Tragam alimentos!… Façam ataduras com suas roupas!

NARRADORA Durante vários dias e noites, Dunant e as mulheres da aldeia atenderam a milhares de soldados sem se importar de que lado eles estavam.

CONTROLESICA DE TRANSIÇÃO

NARRADORA Depois de seu regresso a Genebra, Dunant publicou “Memórias do Sofrimento”, um livro que abordava em detalhes a crueldade da guerra.

AMIGO Você deve estar satisfeito, Dunant. Milhares de pessoas leram o teu livro!

DUNANT Não sei não. Acho que não é o suficiente, temos que fazer algo mais.

AMIGO Algo mais?

DUNANT Por que não fundamos uma sociedade de socorro, com voluntários e voluntárias, para dar assistência aos feridos? Poderíamos chegar a um acordo para atuar livremente em todos os países. Talvez os governos da Europa nos ajudem!

NARRADORA As perguntas de Dunant deram origem a um importante acordo internacional assinado em 1864 e hoje conhecido como Convenções de Genebra.

AMIGO Você conseguiu, Dunant! Com estas Sociedades de Socorro todos os militares e civis feridos nas guerras serão atendidos dignamente.

DUNANT Sim, agora só temos que encontrar uma marca, um distintivo que diferencie os voluntários nos campos de batalha, para que não sejam confundidos e disparem neles enquanto vão socorrer alguém.

NARRADORA Dizem que Dunant e seu grupo olharam fixamente para bandeira da Suíça, que é uma cruz branca sobre um fundo vermelho.

DUNANT Pois vamos fazer o inverso, nosso símbolo será uma cruz vermelha sobre um fundo branco!

NARRADORA Assim nasceu a Cruz Vermelha, o emblema que protegia a ajuda humanitária. Pouco tempo depois, foi autorizado o emprego da Meia Lua Vermelha, também sobre o fundo branco, a pedido dos países islâmicos.

EFEITO APLAUSOS

ORADOR Ninguém merece mais esta honra que o senhor, Henry Dunant, por ter criado a Cruz Vermelha, a maior conquista humanitária do século XIX.

NARRADORA Com estas palavras e pela primeira vez na história, foi entregue o Prêmio Nobel da Paz a Henry Dunant. Era o ano de 1901.

CONTROLESICA TRISTE

NARRADORA Henry Dunant morreu em 1910. Em seu testamento, quis assegurar que no hospital de sua cidade sempre houvesse um leito disponível para um cidadão pobre, para uma mulher necessitada.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

LOCUTOR Hoje, o Movimento da Cruz Vermelha e da Meia Lua Vermelha, oferece assistência a mais de 200 milhões de pessoas e conta com 100 milhões de membros em todo mundo.

EFEITO GUERRA, TERREMOTOS

LOCUTORA Nas guerras mais sangrentas, nos desastres naturais, nos campos de refugiados, sempre está presente uma cruz ou uma meia lua vermelha.

LOCUTOR Também nas zonas de risco ou nos lugares mais inóspitos trabalhando com as comunidades na prevenção de desastres e redução do risco.

LOCUTORA A Cruz Vermelha é financiada por doações de governos e de pessoas que querem ajudar outros seres humanos sem se importar com suas crenças, nacionalidades ou ideologias.

DUNANT Nosso compromisso coletivo é proteger a dignidade humana. Pode nos ajudar?

BIBLIOGRAFÍA
http://www.cvb.org.br