UMA INFINIDADE DE FORMAS BELÍSSIMAS

Radioclip en texto sin audio grabado.

A partir de um começo muito simples, a vida evoluiu e continua evoluindo.

LOCUTORA Há centenas, milhares de milhões de anos, surgiram os animais nas águas dos oceanos primordiais.

EFEITO CHUVISCOS

LOCUTOR Cresceram, se multiplicaram, adentraram os continentes sem vida e aprenderam a caminhar.

EFEITO BATER DE ASAS

LOCUTORA Também aprenderam a cortar os ares e conquistaram todos os cantos do planeta Terra.

EFEITO SONS DA SELVA

LOCUTORA Como um leque que se abre em infinitas figuras e cores, as espécies animais foram se diferenciando, especializando…

DARWIN (COM ECO) É grandioso pensar que a vida começou a partir de umas poucas formas ou de uma só. E enquanto esse nosso planeta estava girando, a partir de um começo muito simples, evoluiu e continuam evoluindo uma infinidade de formas belíssimas, as mais maravilhosas.

LOCUTOR Com esta frase, Charles Darwin concluiu seu revolucionário livro “A origem das espécies”. Nunca um cientista havia contribuído tanto para compreender o segredo da vida.

CONTROLESICA NEW AGE

LOCUTORA Quantas espécies vida povoam hoje nosso planeta? Alguns biólogos falam em cinco milhões.

LINEU (COM ECO) Em minha História natural, eu registrei 9 mil espécies entre vegetais e animais. Mas ficaram muito mais por classificar, muito mais…

LOCUTOR Em meados do século XVIII, Carlos Lineu, o célebre taxonomista sueco, ordenou os reinos, as classes, as ordens, as famílias, os gêneros e as espécies da vida.

LOCUTORA Desde então, naturalistas de todas as nações foram catalogando mais e mais a extraordinária diversidade dos seres vivos, desde as imensas baleias até os microorganismos.

LOCUTOR Um grupo de pesquisadores noruegueses analisou o conteúdo de uma colherzinha de terra e contabilizou nada menos que 5 mil espécies unicelulares.

LOCUTORA A maior diversidade está concentrada nos trópicos, na Amazônia…

CONTROLESICA EMOTIVA

UM CIENTISTA É assombroso!… Veja, só nesta árvore, em uma árvore da selva amazônica identificamos 43 espécies de formigas… mais do que em toda Inglaterra!

UMA CIENTISTA Temos que reconhecer que os donos do planeta são os insetos. A imensa maioria das espécies animais são insetos. Escaravelhos, libélulas, grilos, borboletas, traças e cupins, moscas e mosquitos, baratas, abelhas, vespas, formigas…

UM CIENTISTA Seguidos pelas centopéias, as aranhas, os escorpiões…

CONTROLESICA EMOTIVA

LOCUTORA E depois os vertebrados, os peixes multicoloridos, os saltitantes anfíbios, os répteis sinuosos, as aves intrépidas…

EFEITO RUIDOS DE ANIMAIS

LOCUTOR E os mamíferos. Nosso planeta é habitado por umas 4 mil espécies diferentes de mamíferos.

LOCUTORA Entre eles, estamos nós, mulheres e homens da espécie “sapiens”, um ramo aventureiro surgido daqueles antigos primatas que povoaram a África Oriental.

CONTROLESICA NEW AGE

DARWIN (COM ECO) A partir de um começo muito simples, evoluiu e continuam evoluindo uma infinidade de formas belíssimas, as mais maravilhosas.

BIBLIOGRAFIA
DAWKINS, Richard. O rio que saia do Éden. São Paulo: Rocco, 1996.