Uma rádio não sexista (3)

Radioclip en texto sin audio grabado.

As piadas e refrões comumente estão carregados de sexismo. E se repetem na rádio nos espaços de humor. É possível fazê-lo sem discriminar ninguém?

Outras manifestações do sexismo na linguagem são as piadas, chistes, anedotas carregadas de agressões a mulheres, crianças, deficientes, gays e lésbicas, que enchem os espaços nas emissoras, desgraçadamente alcançando grandes pontos de audiência. Como fazer humor sem grosseria, sem zombar das outras pessoas, dos, das diferentes?

— Por que as mulheres têm quatro neurônios?… Um para cada boca do fogão.

Refrões, piadas, canções, paródias… são mostras da violência que as mulheres sofrem a cada dia. No entanto, estas são consideradas “normais” na sociedade.


— La sabedoria disse que quem te quer bem te fará chorar. E eu quero muito a minha mulher. Rá, rá, rá!!! …

A violência causa danos físicos e psicológicos e se manifesta de muitas formas, incluindo as sutis, as que não se vê e que se sente. Com ameaças e maus-tratos algumas vezes, com ironias e ridicularizações outras, infundem temor e insegurança e marcam seu domínio sobre as mulheres.

— O que comprou para tua mulher nestas festas?

— Uma corrente de prata espetacular!… e você?

—Não, eu ainda a deixo solta.

Este tipo de violência está presente também nos meios de comunicação.


—Está exagerando, bonequinha. Ou será que você não tem senso de humor? As bordoadas, isso eu entendo. Mas uma piadinha…

É muito difícil fazer humor sem ofender, pois a maioria das piadas que conhecemos são discriminatórias e sexistas. Revise as que você conhece e analise seus significados.

Faça uma coleção de piadas que não sejam desrespeitosas com as pessoas nem transmitam anti-valores. Grave-as e crie um espaço de humor diferente na rádio.


… refrões populares

– A mulher e a bala são para o momento
– Mulher desenvolta, cornos à revolta.
– Atrás de um grande homem há uma grande mulher. Atrás de uma grande mulher certamente há vários homens…

Com a linguagem transmitimos nossa visão do mundo. Uma sociedade androcêntrica reflete em suas palavras, seus ditos populares, suas canções, o que pensa das mulheres e dos homens.

Em todos os idiomas, inclusive o português, encontramos expressões que sob a aparência de “sabedoria popular”, de humor ou de amor, mantém desigualdades e discriminações contra as mulheres. Os refrões são um exemplo disso e se apresentam como verdades absolutas. Voz do povo, voz de Deus.

O costume faz com que não percebamos o significado dessas expressões e de quanto as utilizamos. É um modo cultural de pressão para que as mulheres aceitem seu papel e sua dependência em relação aos homens. Algumas são verdadeiramente humilhantes. Por exemplo, as compara com o diabo, com animais, sem que se questionem essas imagens. As mulheres também têm ditados a respeito dos homens, embora sejam minoria.

Qual é a identidade feminina das mulheres que transmitem os ditos populares de teu país? Qual é a identidade masculina?

Faça um debate com a audiência da emissora usando um dito popular de tua comunidade. Quem acha que é correto e quem não. Por quê?

Convide tua audiência para inverter os refrões. Como fazê-los respeitosos e não machistas? Grave os melhores refrões coloque no ar.

BIBLIOGRAFÍA
UNFPA, Paraguay, Manual de Derechos Sexuales e Reproductivos para Radialistas del Paraguay, 2004.

http://www.radialistas.net/unfpa_paraguay/