USA PROTEÇÃO (2)

Radioclip en texto sin audio grabado.

Não há melhor prevenção que tomar precaução.

Não há melhor prevenção que tomar precaução.

Fazer-lhe caso a este refrão assegura que teu computador não adoeça irreversivelmente com algum dos milhões de vírus que se expandem pelo ciberespaço.

Navegar Seguro
É recomendável navegar na Internet com Firefox. É gratuito e está comprovado que previne as ameaças muito melhor que Explorer.

Navega nas páginas seguras. Visitar sítios pornográficos ou de cracks pode ser alto risco de infeção.

Antivirus
Instale um bom antivírus e, sobre tudo, atualízá-lo com frequência. Pago, Norton, Panda e AVP Kaspersky são boas opções. Livres, podes usar AGV ou Clam, este último com versões para Windows e Mac.

Quase todos os antivírus trazem além de cortafogos (firewall) com os que prevines a visita de estranhos a teu computador a través da Internet.

Anti-Spyware
Si tens antivirus não são necessários. Além disto, muitos dos spyware que se oferecem grátis na rede, são por sua vez instaladores de programas espiões.

Adware Lavasoft o Spybot são os mais confiáveis. Si vas a usar outros, assegura-te que não estão na lista negra.

Redes P2P
Alguns programas que dão acesso a estas redes de intercambio levam camuflados software espões. Nesta lista encontrarás os mais seguros.

Correios Electrônicos
Jamais abras arquivos adjuntos si não conhece a procedência. Sobre tudo, si estão em inglês, mesmo que cheguem de direções eletrônicas conhecidas.

Si tens que enviar um correio a várias pessoas usa o campo de copia oculta (CCO).

Si tens página Web, nunca tornas pública tua direção. Usa formulários para que as pessoas escrevam diretamente desde a página.

Não confies nas cadeias que avisam sobre os vírus, pedidos para pessoas doentes, listas de correio desconhecidas, avisos de que vão a fechar os serviços de correio os que oferecem dinheiro por provar um novo produto. Ninguém se beneficia com isso, exceto os que enviam SPAM.

Chat
Não aceites contactos que desconheças. Alguns vírus se transmitem desta forma e são bastante letais.

Janelas emergentes
Ao visitar algumas páginas web se abrem janelas que oferecem barras de navegação, carinhas para teus correios, programas de proteção…Não instales nada disso. Além de tornar lento teu pc, instalam vírus, programas espiões e adware.

Para fechar estas janelas usa sempre o “x” da esquina superior direta em lugar do botão “fechar”. Sempre eleger “não” ou “cancelar” quando um destas janelas se pergunta algo inesperado ou que não entendemos.

Descargas
Não baixes arquivos de sítios desconhecidos. Ante uma descarga, toma a precaução de não executá-los diretamente. É conveniente guardá-los num arquivo e revisá-los com o antivírus antes de abri-los ou executá-los.

Nenhuma destas medidas custa dinheiro nem consome muito tempo e poderá livrá-lo de dor de cabeça
E por último, não deixes de fazer periodicamente reservas de teus arquivos. Nunca se sabe si teu computador será a próxima vítima.

BIBLIOGRAFIA
http://www.seguridadenlared.org/es/index.php

http://www.consumer.es/web/es/tecnologia/software/2004/12/22/114137.php