AS CAMPANHAS RADIOFÔNICAS (5)
E os últimos passos para desenvolver uma boa campanha radiofônica.
Já determinamos conteúdos e produzimos os materiais. Também os validamos com alguns grupos de ouvintes. Agora nos cabe implementar a campanha.
8) PAUTAR A CAMPANHA
Quanto dura uma campanha? Depende dos recursos e o orçamento de que dispomos. Em geral, três meses é um bom tempo para realizar uma boa campanha e poder medir os resultados.
Quantas cunhas por dia na emissora? Costuma-se dizer que uma dúzia de vezes nos horários de maior sintonia da audiência à que nos dirigimos.
Porém, isto é muito relativo. Uma cunha criativa, sedutora, com muito gancho, ouvida uma vez vale mais que outra má repetida quarenta vezes.
Mas digamos que, como parâmetro, podemos passar as cunhas (alternando-as se produzimos três ou quatro diferentes) umas dez ou doze vezes por dia.
9) REALIZAR A CAMPANHA
Uma campanha é um trabalho em equipe. Não somente no momento de inventar as cunhas e gravá-las, mas durante todos os meses que dure a campanha porque o tema desta deve ser um eixo transversal de toda a programação.
Os animadores e animadoras das radiorevistas verão de que forma e em que espaços se referem à campanha. No noticiário é preciso reportar notícias sobre o tema. Podemos organizar debates, realizar entrevistas e comentários, fazer jornalismo de intermediação com autoridades e pessoal do hospital. Podemos também convocar grupos musicais para que inventem músicas sobre o tema. A questão é pôr a rádio em função dos objetivos da campanha.
O ideal seria interessar outros meios de comunicação amigos no tema da campanha. A equipe da rádio também se relacionará com organizações sociais para que participem ativamente através de fóruns, oficinas, e outras atividades complementares.
10) AVALIAR E DAR SEGUIMENTO
Finalizada a campanha, devemos medir a eficácia e os resultados obtidos.
Mas não deixe tudo para o final. Vai avaliando os avanços a cada quinze dias, a cada mês, para poder corrigir o que não está funcionando como havíamos previsto.
Como temos os objetivos e as metas escritos, será fácil constatar o êxito maior ou menor da campanha.
Podemos também fazer a avaliação através de pequenas entrevistas no hospital para ver como andam as coisas agora e divulgar os resultados obtidos através da própria emissora.
A equipe da rádio se reunirá para fazer um pequeno informe destes resultados. E para começar a pensar… na próxima campanha!