BISCOITOS
Resignada, a senhora foi à banca e comprou uma revista, um pacote de biscoitos e uma lata de refrigerante.
EFEITO TREM QUE SE AFASTA
NARRADOR Em uma estação de trens, chegou uma tarde uma senhora muito elegante. No guichê lhe informaram que o trem estava atrasado.
INFORMANTE Atrasará aproximadamente uma hora para chegar à estação.
SENHORA Uma hora! Que aborrecimento…
NARRADOR Resignada, a senhora foi à banca e comprou uma revista, um pacote de biscoitos e uma lata de refrigerante.
SENHORA Que remédio…
NARRADOR Preparada para a forçosa espera, se sentou em um dos longos bancos da plataforma. (PASSOS) Enquanto folheava a revista, um jovem se sentou no mesmo banco, perto dela, e começou a ler um diário.
GAROTO (SUSPIRA)
NARRADOR Logo, a senhora viu, pelo canto do olho, como o garoto, sem dizer uma palavra, estirou a mão, agarrou o pacote de biscoitos, o abriu e, depois de tirar uma, começou a comê-la despreocupadamente.
EFEITO RANGER DE BISCOITO
NARRADOR A mulher estava indignada. Não queria ser grosseira, mas ainda estava disposta a deixar passar aquilo. Assim que, com gesto grandioso, tomou o pacote e pegou um biscoito que exibiu na frente do jovem e comeu o olhando fixamente.
SENHORA Hummm…
NARRADOR Por toda resposta, o jovem sorriu… e pegou outro biscoito.
EFEITO RANGER DE BISCOITO
NARRADOR A senhora, desconcertada e com ostensivos sinais de irritação, pegou também outro biscoito e o comeu sustentando outra vez o olhar no garoto.
EFEITO RANGER DE BISCOITO
NARRADOR O diálogo de olhares e sorrisos continuou entre biscoito e biscoito. Cada vez mais irritada a senhora, cada vez mais se divertindo o jovem.
CONTROLE MÚSICA DE TRANSIÇÃO
NARRADOR No pacote sobrava só um biscoito.
SENHORA (REVER) Não poderá ser tão cara de pau…
NARRADOR Com calma, o garoto estendeu a mão, tomou o último biscoito e, com muita suavidade, o partiu pela metade. Com seu sorriso mais amoroso lhe ofereceu uma metade a senhora.
SENHORA (INCOMODADA) Obrigada!
GAROTO (SORRINDO) De nada.
EFEITO TREM QUE SE APROXIMA
NARRADOR Por fim, chegou o trem que a senhora esperava. Furiosa, se levantou com sua bolsa de viagem, e subiu. Ao partir, do vagão viu o garoto ainda sentado no banco da plataforma.
SENHORA Insolente!
NARRADOR Sentiu a boca ressecada pela ira. Abriu a bolsa para tirar a lata de refrigerante e se surpreendeu ao encontrar, fechado, seu pacote de biscoitos.
CONTROLE MUSICA SUGESTIVA
LOCUTORA Adaptação do conto Biscoitos do argentino Jorge Bucay.