ÉRICA, NAMORO VIOLENTO

Radioclip en texto sin audio grabado.

Meu namorado armou um grande escândalo na festa. Segue-me, me persegue, me controla até para ir ao banheiro. Inclusive, tentou me forçar. Ele me pede perdão, mas volta a fazer o mesmo. Logo casaremos e tenho medo. Mudará quando nos casarmos?

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

EFEITO FESTA JUVENIL

VOZES Boa, Érica. Vai descendo… descendo… Ganhou… ganhou…
(APLAUSOS)

POLO Érica… vem aqui… (PUXÃO)

ÉRICA Aiii, o que foi?

POLO Dança como uma puta.

ÉRICA O que você disse, Polo?

POLO Que você parece uma puta. Vamos embora da festa.

CONTROLE MÚSICA TENSÃO

EFEITO PASSOS CORRENDO

ÉRICA Tirou-me da festa me empurrando. (SOLUÇA) Eu não entendia o que estava acontecendo. Assustei-me e o segui em silêncio, chorando. Quando chegamos a um parque perto, me abraçou e…

POLO Perdoe-me, Érica. Não sei o que aconteceu comigo.

ÉRICA Eu não estava fazendo nada de mau, só dançava. Você sabe que eu gosto de dançar. E estávamos entre amigos. Por que, Polo?

POLO É que te amo tanto que não soube como reagir. Não voltará a
acontecer. Perdoa-me. Te amo. (BEIJOS)

CONTROLE MÚSICA ROMÁNTICA

ÉRICA O perdoei. Polo e eu éramos namorados já há alguns meses. Quando o conheci, era o garoto mais popular, forte, um ganhador. Pediu-me que fosse sua namorada e eu me senti afortunada. Naquela noite, ele que sentiu ciúmes me pareceu lindo, significava que ele me queria de verdade.

CONTROLE MÚSICA ROMÁNTICA

ÉRICA Depois da cena desagradável do baile, Polo voltou a ser um homem amoroso, apaixonado. Até que um dia…

POLO Te convido para um dia no campo, Érica.

ÉRICA Claro, Polo. Vamos.

EFEITO ÔNIBUS, PÁSSAROS

ÉRICA Fomos a um lugar que eu não conhecia. Ele começou a caminhar rapidamente… (CHAMANDO) Polo, Polo… aonde vamos?

POLO Você me segue.

ÉRICA Mas, me diga aonde está me levando?

POLO Olha, por acaso desconfia de mim?

ÉRICA Não, meu amor, mas…

POLO Se continuar perguntando bobagens, te deixarei aqui mesmo. Cale-se e me segue.

CONTROLE MÚSICA TENSA

ÉRICA Na realidade, eu queria voltar para minha casa, não gostava nada de sua atitude tão agressiva. Mas tive medo que ele se chateasse e terminasse comigo. Desse modo o segui. Chegamos a uma cabana.

POLO Apresse-se.

ÉRICA Quem mora aqui, Polo?

POLO Não pergunte e se apresse.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Assustei-me mais quando me agarrou pelo braço e me arrastou dentro da casa… Fechou a porta…

EFEITO BATIDA DE PORTA

ÉRICA O que foi, Polo?…

POLO Não quer que fiquemos sozinhos?

ÉRICA Sim. Só que… assim não.

POLO (EXCITADO) E como? É minha namorada… tire a blusa.

ÉRICA Não, Polo. Deixe-me.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Agarrei a mão dele o detive. Ao ver que eu resistia, se separou abruptamente.

POLO (AGITADO) Não me ama, não é? Me enjeita.

ÉRICA Não, não é isso. Perdoe-me, Polo. Sou uma tonta.

CONTROLE MÚSICA DE SUSPENSE

ÉRICA Polo me abraçou novamente, começou a tocar meu corpo, a me beijar com força. Sentia-me mal, mas tinha medo de sua ira. Quando quis arrancar a roupa…

EFEITO OFEGAR

ÉRICA Não, Polo. Deixe-me… deixe-me… Assim não…

EFEITO PASSOS CORRENDO

ÉRICA Lutei para tirá-lo de cima de mim e saí correndo de lá… (AGITADA) Não sei como, mas cheguei a minha casa. Lá chorei e chorei sem parar.

CONTROLE MÚSICA TRISTE

ÉRICA Passaram-se uns dias e Polo me telefonou.

EFEITO TELEFONE

POLO Érica? Tenho que falar contigo. Por favor…

ÉRICA Aceitei. Ele me pediu perdão em muitos tons. Eu o perdoei. Como não, se eu estava apaixonada e Polo parecia arrependido. Ao menos, eu achava isso…

CONTROLE MÚSICA ROMÂNTICA

ÉRICA Durante um bom tempo, não voltou a ser grosseiro nem a tentar nada que eu não quisesse. Só que…

POLO (REVER) Não coloque esse vestido, Érica.

GOLPE GOLPE MUSICAL

POLO (REVER) Onde você está, Érica? Com quem anda?

EFEITO CELULAR

POLO (REVER) Você tem muitos amigos, não estará me enganando, não é?

GOLPE GOLPE MUSICAL

POLO Por que sai tão tarde do trabalho?

CONTROLE MÚSICA TENSA

ÉRICA Polo é “amoroso” demais e demasiado ciumento. Às vezes,
sinto que me afoga com sua possessividade.

POLO (REVER) Érica, quando nos casarmos não terá que trabalhar. Será só para mim (ECO).

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Polo me pediu em casamento. Eu o amo, mas tenho medo de suas reações violentas, de seu afã de me controlar. Ele disse que o faz por amor, mas… e se não mudar quando nos casar? Estou muito confusa. Não sei o que fazer. E você, o que faria no meu lugar?

CONTROLE MÚSICA DE SUSPENSE

*PRIMEIRA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Primeira solução…

POLO Érica, quando nos casarmos não terá que trabalhar. Será só para mim.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Casar-me com Polo? Não sei. Há alguns dias, novamente…

CONTROLE AMBIENTE RUA

POLO Vamos ao cinema?

ÉRICA Legal! Vamos convidar a Sílvia!

POLO Não, essa Sílvia é má companhia.

ÉRICA É minha melhor amiga.

POLO Por acaso se chateia comigo?

ÉRICA Não seja tonto, Polo. Está bem. Vamos você e eu sozinhos.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ÉRICA Polo se incomoda com minhas amigas. Reclama de como me visto, como danço, como sou. É muito possessivo. (SUSPIRA) Faz muito tempo que não converso com Sílvia, vou visitá-la.

EFEITO DIN DON

SÍLVIA Érica, que surpresa. Teu namorado te mantém sequestrada.

ÉRICA Vou me casar, Sílvia.

SÍLVIA Sim? Não te vejo feliz. Supõe-se que…

ÉRICA Não suponha nada. Vou te contar.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Contei tudo a ela, até quando tentou me forçar. Sílvia me olhava
assombrada.

SÍLVIA Érica, por que aguenta isso? Por que não me contou?

ÉRICA Não podia vir. Ele sempre está comigo, como um guardião.

SÍLVIA Cuidado, Érica.

ÉRICA É sua forma de amar.

SILVA O amor não é uma prisão. Se te amasse de verdade confiaria em você. Tem que sair, ver tuas amigas.

ÉRICA Nem sonhando. Ficaria irritado e violento.

SÍLVIA Como?

ÉRICA Não quero alterá-lo.

SÍLVIA Por Deus, Érica. E quer se casar assim? Um namoro violento pode converter-se em um casamento perigoso.

ÉRICA Você acha?

SÍLVIA Você o conhece melhor do que ninguém. Avalie, amiga. Pense com a cabeça.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

ÉRICA A partir dessa conversa, comecei a rever minha relação com Polo. As chacotas, as humilhações, os empurrões, aquela tarde horrível na cabana… Me estremeci. Sílvia disse a verdade, tenho que analisar friamente minha situação e decidir.

CONTROLE MÚSICA DRAMÁTICA

EFEITO TELEFONE

ÉRICA Polo, tenho algo importante para te dizer.

CONTROLE RÁFAGA MUSICAL

ÉRICA Não acreditou em mim. Riu, se chateou, tirou sarro.

POLO Me deixar? Você não pode viver sem mim, Érica.

ÉRICA Quem sabe, Polo. Quem sabe se sem você, eu possa começar a viver.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*SEGUNDA SOLUÇÃO*

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Segunda solução…

POLO Érica, quando nos casarmos não terá que trabalhar. Será só para mim.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Polo quer que nos casemos logo. Levamos uns meses de namoro e eu acho que ele já está mudando seu modo de ser. Minha amiga Sílvia não acha.

SÍLVIA (REVER) Um namoro violento pode converter-se em um casamento perigoso.

ÉRICA Sílvia é minha melhor amiga, mas acho que está um pouco ciumenta do Polo. Como quase não nos vemos mais… É que meu noivo e eu gostamos de ficar sozinhos, fazer coisas juntos, divertirmos sem necessidade de outra pessoa.

POLO Você é só para mim. Lembre-se, só para mim.

ÉRICA (RISAS) Sim, meu amor.

CONTROLE MÚSICA TENSA

ÉRICA A minha mãe também não gosta do Polo. Ela diz que galinha que come ovo, ainda que lhe cortem o bico… E se o Polo voltar a ficar grosseiro, e violento? Não, não voltará. Ele sempre me dá provas de seu amor.

EFEITO DISCOTECA

POLO Érica, por que colocou esta roupa? É muito justa. Na próxima não quero te ver assim.

ÉRICA Você não gosta? Está em plena moda.

POLO Eu quero a minha futura esposa vestida decentemente, entende?

ÉRICA (SUBMISSA) Sim, meu amor.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Polo não gosta de decotes nem de minissaia. Ele se importa que eu tenha uma boa aparência. Presta atenção nos detalhes e isso faz eu me sentir amada, levada em conta. (SUSPIRA) Polo.

CONTROLE MÚSICA TENSÃO

EFEITO CHAMADA CELULAR

ÉRICA Amor?

POLO (FILTRO) Onde você anda, Érica? Com quem está?

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Alguém já viu um namorado tão interessado em sua namorada? Polo me adora, está a par de tudo o que faço, me liga por telefone mais de cinco vezes ao dia para ver como estou, onde ando e com quem. Ninguém nunca me deu tanta atenção.

CONTROLE MÚSICA TENSÃO

ÉRICA Estou convencida e vou me casar. Polo é o homem para mim. Se ainda é violento? Sim, às vezes se irrita e me diz algo feio, mas imediatamente, me pede perdão. Meu amor é maior que sua violência e eu conseguirei que ele mude completamente. Vocês verão.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

*TERCEIRA SOLUÇÃO*

LOCUTORA Terceira solução…

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

POLO Érica, quando nos casarmos não terá que trabalhar. Será só
para mim.

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Ouvir isso me dá azia. Eu o amo, é um homem apaixonado. Mas…

EFEITO RISOS DE ÉRICA

ÉRICA E você só para mim, Polo? Terminaremos como antissociais. Somos jovens, temos que ter um milhão de amigos, como disse Roberto.

POLO Roberto? Que Roberto?

ÉRICA Roberto Carlos, meu amor. A propósito, Sílvia me convidou para uma despedida de solteira.

POLO Você não irá, suponho.

ÉRICA Com certeza que vou!

POLO Estou farto de Sílvia!

CONTROLE GOLPE MUSICAL

ÉRICA Não gosta desse comportamento de Polo. Nem estou certa se quero me casar. Ele não bate mais em mim, mas tem reações imaturas.

EFEITO AVENIDA

ÉRICA Uma noite, saindo do cinema, começamos a discutir sobre o filme.

POLO Érica, você sempre me contradiz. Com certeza tua amiguinha Sílvia te ensina isso. Eu não a suporto.

ÉRICA O que a Sílvia tem a ver com o filme?

POLO Ela enche tua cabeça de bobagens.

ÉRICA Não diga isso.

POLO Não a defenda. É uma desgraçada…

EFEITO CHUTE NA LATA DE LIXO.

ÉRICA Basta, Polo! Está louco, não quero te ver nunca mais. (CORRE) Táxi… táxi…

ÉRICA Deixei o Polo no meio da rua. Eu estava tão chateada que não quis responder suas ligações nos dias seguintes.

EFEITO TELEFONE

MADRE Esse Polo te liga dia e noite, atenda-o.

CONTROLE MUSICA DRAMÁTICA

EFEITO CAFETERIA

ÉRICA Não gosto como me trata, Polo, não gosto de teus ciúmes, tua violência. Agora chuta uma lata de lixo, amanhã fará isso comigo.

POLO Não pude me controlar, me perdoe.

ÉRICA Polo, eu não sou um objeto de tua propriedade. Não pode me bater, nem me insultar, nem me isolar das pessoas.

POLO Nunca mais, Érica. Eu juro.

ÉRICA Conversa, Polo. Já não acredito em teus juramentos.

POLO O que faço para que acredite em mim?

ÉRICA Vou te dar um prazo, Polo. Você vê se vai a uma terapia ou o que seja. Eu não suportarei nunca mais um grito, um golpe, nenhuma humilhação.

POLO Como você diz, Érica…

ÉRICA Exatamente. Como eu digo. E preste atenção, ou muda ou rompo contigo. Prefiro ficar só do que mal acompanhada.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

LOCUTORA Cem mulheres em conflito. Uma produção SERPAL escrita e dirigida por Tachi Arriola Iglesias. Edição e montagem: Carlos Romero.

CONTROLE CARACTERÍSTICA DA SÉRIE

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p=. GUIA PARA O DEBATE*

_Meu namorado armou um grande escândalo na festa. Segue-me, me persegue, me controla até para ir ao banheiro. Inclusive, tentou me forçar. Ele me pede perdão, mas volta a fazer o mesmo. Logo casaremos e tenho medo. Mudará quando nos casarmos?

_Primeira solução: Érica termina com Polo.
* _Segunda solução: Érica se casa com Polo._
* _Terceira solução: Érica enfrenta Polo e lhe dá um prazo para mudar._

p=. **********************************

*O que é violência?

É tudo o que nos produz dano físico e emocional, temporário ou permanente. Normalmente, associamos violência com força física, bater, gritar, forçar e violar a uma pessoa. Mas lembremos que ela possui muitos rostos:

Um insulto, uma desqualificação, é maltrato.
Um empurrão é maltrato.
Um “filha da puta” é maltrato.
Uma chacota, uma humilhação, é maltrato.

*Doze chaves para reconhecer a violência no namoro*

1. Tem ciúmes de tuas amizades e familiares.
2. Insiste em saber com quem estava.
3. Faz cena em público e em privado.
4. Fica em silêncio por estar zangado.
5. Te pressiona para fazer dietas ou exercício.
6. Te ameaçou de se suicidar.
7. Te faz sentir medo de suas reações
8. Te agride fisicamente: empurrões, bofetadas, arranhões, golpes.
9. Mexe nas tuas coisas, teu diário, teus email, teu telefone.
10. Ameaça te deixar.
11. Te toca, beija ou acaricia sem teu consentimento.
12. Te pressiona para ter relações sexuais.

*Você tem direito a:*

Dizer NÃO.
* A romper a relação e a deixar de amar sem nenhuma culpa.
* A uma vida livre de violência, a privacidade, a liberdade e a segurança. Toda pessoa que nos agrida psicológica, física ou sexualmente pode ser denunciada.
* A receber um tratamento de respeito a nossos corpos, pensamentos, opiniões e a nossas coisas.
* A contar o que você está passando e a pedir ajuda.

bq. _Se teu namorado ou namorada te faz sentir mal por algo, converse e lhe diga que não gosta que te maltratem nem te machuquem,e que não vai permiti-lo.Um namoro violento pode converter-se em um casamento perigoso._

*Para completar…*

* Em Buenos Aires, Argentina, quase 80% das esposas maltratadas sofreu os primeiros abusos durante o namoro.
* No México, segundo o INEGI (Instituto Nacional de Estatística):
* 9 de cada 10 mulheres tiveram namoros violentos.
* 6 de cada dez vivem atualmente com violência em seus casamentos.
* 16% dos parceiros masculinos gritam, insultam ou batem em um objeto ao discutir.
* 30% das mulheres preferem calar para não irritar ainda mais seus companheiros.

*Números sobre violência no namoro em teu país e localidade*

* Lembre de um caso deste tipo de violência em tua localidade
* Leis nacionais contra a violência contra as mulheres
* Lugares de orientação para jovens que sofrem violência (endereço e telefone)

*Como usar este programa?

1. Apresentar o tema.
2. Passar a dramatização do conflito (sem os finais possíveis).
3. Provocar um primeiro diálogo com a audiência ( o que acontecerá com a
protagonista?, o que faria em um caso semelhante?, como terminará este
conflito?).
4. Passar os três finais possíveis, um a um, com comentários intercalados. Qual é a melhor solução?
5. Abrir o debate (telefônico e/ou presencial). Nesta ficha tem dados para comentar o tema.
6. Também pode convidar a uma a uma psicóloga ou uma jovem que tenha passado por essa experiência, como saiu do problema?
7. Para terminar, seria conveniente escutar o programa completo com a solução mais votada pela audiência.

BIBLIOGRAFÍA

Esther La Rossa, Violencia en el noviazgo(Violencia) en nombre del amor, CIMAC NOTICIA.