ESTAREI CONTAGIADO?
Os três líquidos em que viaja o perigoso vírus do HIV.
LOCUTOR A seguir, nosso habitual espaço “O consultório sexual da doutora Mirales”.
CONTROLE CARACTERÍSTICA DE CONSULTÓRIO
DOUTORA Amigas e amigos, como estão? Como vai essa vida, como vão esses amores? Falando em amores, recebi uma carta de… deixa-me ver… do México. Da cidade do México. Enviada por Alberto. E nosso amigo Alberto diz assim: “Olá, doutora Mirales. Sou um fiel ouvinte de seus programas que comecei a escutar em uma rádio da minha cidade. Não é que eu seja um promíscuo, mas como você sabe, quando se é jovem e sai pela noite. Outro dia conheci uma garota em uma boate e fizemos amor. Claro, como você sempre diz: ‘só com camisinha’. Mas antes disso nos fizemos sexo oral mutuamente. No dia seguinte, contei para o meu irmão que me disse que eu estava louco, que poderia ter contraído o HIV por fazer sexo oral. Isso é possível, doutora? Você poderia tratar desse tema no seu consultório?”.
Claro que sim, Alberto, vamos tratá-lo. E direi que seu irmão tem razão. O vírus do HIV pode ser transmitido praticando o sexo oral.
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Alô?
GAROTA Doutora Mirales?
DOUTORA Sim, pode falar.
GAROTA Doutora, eu não me chamo Alberto nem moro no México… mas comigo aconteceu a mesma coisa, só que ao contrário!… Diga-me, doutora, posso ter me contagiado contagiado? Quais são os sintomas?… Diga-me, diga-me!
DOUTORA A primeira coisa que te digo é que acalme os nervos.
GAROTA Isso aconteceu comigo porque eu não dei bola para o que dizia minha vó.
DOUTORA A sua vó?
GAROTA Sim, porque ela sempre me dizia: “em boca fechada não entra mosquito”. Mas eu abri a boca e…
DOUTORA Calma, tranqüila, garota.
GAROTA Quais são os sintomas, doutora? Porque eu tenho um tremor nas pernas…
DOUTORA Isso se chama medo, não AIDS. Escute. O HIV não tem sintomas específicos. Cada pessoa tem uma reação diferente porque o que o HIV faz é debilitar o organismo, diminuir suas defesas… Então, podem aparecer os sintomas de qualquer doença que se aproveita dessa debilidade geral do corpo…
GAROTA Então como eu sei se sim ou não?
DOUTORA Fazendo um exame, um exame de sangre. Pelo que escuto, apesar das campanhas, ainda tem muita gente que não sabe como se transmite o HIV.
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Alô?
MULHER Doutora Mirales?
DOUTORA Sim, sou eu. Vejamos, você poderia me dizer quais são os três líquidos em que viaja o perigoso vírus do HIV?
MULHER Os três líquidos?… O primeiro acho que é o sangue, não é?
DOUTORA Correto. O sangue. Por isso, nas transfusões, no dentista ou ao colocar um piercing… tudo tem que estar perfeitamente desinfetado. As seringas têm que ser descartáveis. Nunca uma seringa usada. O sangue. Muito bem. E o segundo líquido?
MULHER O segundo… eu acho que é o sêmen do homem, verdade?
DOUTORA Sim, senhora. O sêmen. Um homem portador do HIV passa o vírus através de seu sêmen. E agora o terceiro líquido.
MULHER Pois é… O terceiro… não sei… será o da mulher…
DOUTORA Isso mesmo. O fluxo vaginal da mulher. Esses são os três líquidos por onde se contrai a AIDS: sangue, sêmen e fluxo vaginal. Se há penetração, seja pela frente ou por trás, vaginal ou anal, e se não há proteção, o risco é muito alto.
EFEITO TELEFONE
HOMEM E a saliva, doutora?
DOUTORA Não, não, nem a saliva, nem o suor… nem um espirro… nem dar a mão ou abraçar uma pessoa doente ou mesmo dormir com ela… nem mesmo beijá-la… Isso não contagia.
HOMEM Nem beijando?
DOUTORA Bom, claro, se a pessoa tem uma ferida na boca ou uma gengiva sangrante, o beijo é contagioso.
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Sim, alô?
GAROTA Desculpe, doutora, mas eu quero voltar ao sexo oral…
DOUTORA Pois eu te digo, amiga impaciente e também ao Alberto, o mexicano, que no sexo oral quem corre o risco é a pessoa que põe a língua, porque o sêmen ou o fluxo vaginal com o vírus pode entrar na mucosa de sua boca.
GAROTA Então, doutora… nada… com a boca?
DOUTORA Não te desanime, garota. Para isso inventaram as camisinhas com sabores. Tem de morango, de chocolate, até de menta… Com camisinha você pode praticar o sexo oral… mas protegida.
GAROTA E se for o homem o que…?
DOUTORA Também existem preservativos femininos para isso. Têm uma forma diferente e são colocados dentro da vagina. Procure na farmácia!
GAROTA Obrigada, doutora!
DOUTORA Então já sabem. Mais vale prevenir com uma camisinha que lamentar com AIDS. Até a próxima, Alberto e todos os amigos e amigas do consultório!
Lorena Berdún, En tu casa o en la mía, Punto de lectura, Madrid 2002.