EVITA

Este radioclip es de texto y no tiene audio grabado.

Uma reportagem da CIESPAL sobre Eva Perón dentro da série Mulheres de Nossa América.

LOCUTOR Aí estão, são elas, sua luz nos chega, nos preenche, sua voz é firme, seu exemplo perdura. Como elas, milhares de mulheres constroem a história todos os dias.

LOCUTORA CIESPAL e esta emissora, com o apoio do Governo da Holanda apresentam “Mulheres de nossa América”. Hoje, Eva Perón da Argentina.

DECLAMADORA Dias de julho de 1952. O que importa onde eu estava? Não
descanses em paz. Alça os braços, não para o dia da renúncia, mas para juntar-se às mulheres com tua bandeira redentora, lavada com pólvora, ressuscitando. Não sei quem você foi, mas te jogaste. Torceste o Riachuelo a Praça de Maio, enquanto as mulheres na história de supetão, arrebatando os microfones, repartindo vinganças e esmolas, bruta como um diamante em um chiqueiro. Quem vai atirar a última pedra? Talvez um dia nos juntemos para invocar tua insólita coragem. Todas, as do contra, as idólatras, as mães incessantes, as prostitutas, as que te amaram, as que te maldisseram, as que obedientes lançam os filhos no lixo da guerra, todas as que agora no mundo confraternizam sublevando-se contra a aniquilação. Quando os abutres te deixam tranqüila e saias das manchetes e o ultraje, começaremos a saber quem você foi. Irmã, ter coragem como você teve, fanática, leal, desenfreada no candor da beneficência. Mas a única que se deu ao luxo de coroar-se pelos submergidos. Coragem para defender da morte, coragem para fazer o novo mundo. Ter coragem para gritar basta, embora nos amordacem os canhões.

CONTROLESICA EMOTIVA

MULHER 1 Eu me lembro que quando ela morreu eu era ainda criança. Que todos a adoravam, que todos a amavam e até hoje eu ainda a adoro.

MULHER 2 Eu a lembro como a todos meus entes queridos. Para mim uma pessoa a mais de minha família.

HOMEM A morte de Evita… eu lembro que choveu uma barbaridade na Praça de Maio e tive que voltar porque era um dilúvio de gente e um dilúvio de chuva.

EVA PERÓN SEGMENTO DISCURSO

MULHER 3 Eu tenho lindas lembranças. Apesar de ter sido uma pessoa muito pobre e na ter tido ajuda. Mas sei de coisas que Eva Perón fez. Eu sou de Mendoza. Há muitos hospitales, temos a escola lar, que é um colégio muito lindo para as crianças até hoje. As crianças que freqüentavam este colégio na passaram necessidades.

MULHER 4 A lembramos como uma mulher que viveu e pensou muito nos pobres, em especial nas crianças, um exemplo de mulher.

MULHER 5 Por Evita fiz meu lar, minha casa. Por Evita. Pelo Bem-Estar Social dela conseguimos um crédito. Meu marido trabalhava em uma ferrovia. Eu a lembro com a alma, a ela e a Perón.

CONTINUAM OS TESTEMUNHOS SOBRE EVA PERÓN

BIBLIOGRAFÍA
Mulheres de nuestra América, Eva Perón, CIESPAL.
EVITA

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.