GOLPE DE ESTADO TRANSGÊNICO

Este radioclip no tiene audio.

Quem esteve por trás do golpe de estado contra Lugo?

CONTROLESICA DE MISTÉRIO

SHERLOCK Olá. Aqui estou novamente. Sou o famoso detetive Sherlock Holmes.

WATSON E eu sou Watson, inseparável ajudante de Sherlock.

SHERLOCK Watson, hoje me encomendaram um mistério bem estranho para desvendar. Um mistério… (FAREJA)… com cheiro de soja.

WATSON Cheiro de soja? Não sei do que você está falando, Sherlock…

SHERLOCK Mas sabe o que ocorreu no Paraguai. O golpe de estado contra o presidente Lugo.

WATSON Sim, claro, isso todo mundo sabe. O Senado paraguaio fez um julgamento político pela matança ocorrida em… agora não lembro o nome.

SHERLOCK A matança de Curuguaty. Umas terras ao oriente do país. Mas isso foi só “o pretexto”.

WATSON O pretexto do quê, Sherlock?

SHERLOCK O pretexto que foi inventado pelo Senado paraguaio para o golpe de estado. Sabe o que aconteceu em Curuguaty?

WATSON Não, na verdade, não tenho ideia…

SHERLOCK Ocorre que um latifundiário, um tal Blas Riquelme, um peixe gordo com 70 mil hectares de terra, queria mais terras. Mais e mais. Roubou outros 2 mil hectares que eram propriedade do estado paraguaio.

WATSON E o que ocorreu, então?

SHERLOCK Ocorreu que essas terras o estado tinha prometido aos camponeses de Curuguaty. Aos camponeses sem terra. E como este sem vergonha do Riquelme as roubou, os camponeses reclamaram, invadiram.

WATSON E aí se armou a confusão?

SHERLOCK Aí se armou o pretexto. A promotoria, cúmplice do latifundiário, enviou um grupo de policiais com ordem de despejo. Mas, suspeitosamente, um grupo de franco-atiradores se infiltrou entre os camponeses.

WATSON E os infiltrados…

SHELOCK … os infiltrados dispararam e mataram 6 policiais. Os policiais responderam e mataram 11 camponeses. Um desastre.

WATSON Mas… para que queriam fazer isso?

SHERLOCK Para acusar o presidente Lugo da matança e dar o golpe de estado.

WATSON Pois o conseguiram muito bem.

SHERLOCK O vice-presidente Federico Franco esfregou as mãos e colocou a faixa presidencial. Tinha sonhado toda sua vida em ser presidente do Paraguai.

WATSON Mas você, Sherlock, dizia que este golpe tinha cheiro de soja.

SHELOCK Porque por trás deste Franco e dos senadores golpistas estão os latifundiários, que são os que governam o Paraguai. Ouça este dado, Watson: 85 por cento das terras paraguaias, está nas mãos de 2 por cento dos proprietários. Percebe?

WATSON 85 por cento nas mãos de 2 por cento!

SHERLOCK Esses latifundiários, do partido Colorado ou do partido Liberal (dá na mesma porque são os mesmos safados)… são os donos do Paraguai. E por certo, entre esses oligarcas, estão os chamados “brasiguaios”, latifundiários brasileiros que foram se apoderando de milhares de hectares de terra.

WATSON Mas, por que esses latifundiários queriam derrubar o presidente Lugo?

SHERLOCK Porque Lugo tinha falado de reforma agrária. Não tinha feito nada, na verdade, não tinha cumprido sua promessa de repartir as terras entre os camponeses. Mas só com a promessa os latifundiários estavam enfurecidos.

WATSON Então foram os latifundiários que armaram o golpe…

SHERLOCK Espere, Watson, que nesse mato ainda tem mais coelho. Os latifundiários, paraguaios ou brasiguaios, são os palhaços. Mas o dono do circo é outro.

WATSON O dono do circo?

SHERLOCK Paraguai, apesar de ser um país pequeno, é o quarto produtor de soja do mundo. Soja transgênica para bicombustíveis… para dar de comer aos automóveis… Ouça, Watson. Quem toca o negócio da soja paraguaia? Quem vende as sementes, os pesticidas, quem controla três milhões de hectares com lucros milionários e sem pagar nenhum imposto?

WATSON Não me diga que a…

SHERLOCK … a Monsanto, sim. A transnacional gringa responsável de tantos crimes, a que inventou o agente laranja na guerra do Vietnã.

WATSON Mas, o que tem a ver a Monsanto com o golpe de Lugo?

SHRLOCK Muito, muitíssimo. Ocorre que há meses a Monsanto queria introduzir novas sementes transgênicas no Paraguai. O governo disse que não. A Monsanto disse que sim. E começou a subornar os políticos e montou uma campanha através da ABC Color, um jornal direitista, sócio da Cargill, outra transnacional da soja paraguaia. Estas empresas norte-americanas são as que tramaram o golpe de estado contra Lugo.

WATSON Um golpe transgênico, Sherlock.

SHERLOCK Elementar, meu caro Watson.  

GOLPE DE ESTADO TRANSGÊNICO

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Conoce cómo se procesan los datos de tus comentarios.