IR COM AS PUTAS?
Por que os homens vão aos prostíbulos?
LOCUTOR A seguir, nosso habitual espaço “O consultório sexual da doutora Mirales”.
CONTROLE CARACTERÍSTICA CONSULTÓRIO
DOUTORA Amigas e amigos, como estão, como vai a vida? Quando eu vinha para a emissora hoje, recebi uma mensagem de voz no meu celular. Como em consultórios anteriores estivemos falando dos prostíbulos e seus perigos, este ouvinte me fez uma pergunta. Escutem:
JOVEM (FILTRO) Eu não entendo, doutora. Por que, podendo ter lindas relações de amor, com uma mulher, ou com sua namorada, ou com sua esposa, por que tantos homens vão a um bordel se meter com uma prostituta?… E ainda, pagando!
DOUTORA Boa pergunta. E gostaria que vocês mesmos, os homens que me escutam, a respondessem.
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Que rápido… Se vê que tenho uma boa audiência masculina… Quem chama… Aló?
HOMEM 1 Alô… doutora Mirales?
DOUTORA A própria. Vejamos, me diga você que é homem, por que os homens vão tanto aos prostíbulos?
HOMEM 1 Será por timidez, doutora?
DOUTORA Por timidez?
HOMEM 1 Sim, por timidez. É que muitos homens são, ou somos, tímidos. Então, fica mais fácil ir a um bordel. Aí não se têm que conquistar ninguém, nem seduzir nenhuma garota. Paga e vai embora.
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Quem chama agora?… Vejamos…
MULHER Doutora Mirales?
DOUTORA Sim, diga-me… Você, como mulher, Quer opinar sobre os homens e os prostíbulos?
MULHER Claro, doutora, é que uma vez eu briguei com meu marido porque fiquei sabendo que andava com essas mulheres por aí. E sabe o que ele me disse?
DOUTORA Não sei, mas quero saber…
MULHER Ele muito malandro me saiu com essa, que as putas sabem fazer coisas que eu não sei. Que comigo ele se entendia.
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Espere um pouco, amiga, que tenho uma chamada em outra linha… Talvez seja seu marido… Alô?
HOMEM 2 Não sou o marido da que está falando, mas o que ele disse a ela é a verdade. As esposas são tediosas, não se movem, não conhecem truques que…
DOUTORA E não será que o tedioso é você? Porque se você sabe tantos truques… poderia ensiná-los para sua companheira, não?
HOMEM 2 Não, não, a esposa é para criar os filhos e a puta para se divertir. Assim são as coisas, doutora.
DOUTORA Assim não são as coisas, meu amigo. Porque você não se casou com uma incubadora, uma máquina de parir, e sim com uma mulher. Eu penso que os que pensam como você tampouco se “divertem”, como dizem, no prostíbulo… Só conseguem frustrar-se mais… Como o que bebe água salgada para acabar com a sede…
EFEITO TELEFONE
DOUTORA Alô?
HOMEM 3 Veja, doutora, o que estão dizendo esses que ligaram antes é pura babaquice… Quer que eu lhe diga um segredo? Quer saber por que os homens vão a um prostíbulo mesmo podendo fazer o mesmo e melhor com sua namorada, com sua mulher?
DOUTORA Vejamos, diga-me você.
HOMEM 3 Porque isso nos faz sentir poderosos, superiores. Eu pago, eu mando. Eu pago por uma mulher, eu mando nela. E com ela faço o que eu quero. Machismo puro e duro, doutora. Sexo sem nenhum compromisso afetivo. Sexo sem amor. Na realidade, nem sequer é sexo, mas exercício de poder.
DOUTORA Ainda bem que foi você quem disse e que bem dito está. E agora sou eu que vou dizer um segredo a você.
HOMEM 3 Pois me diga, doutora.
DOUTORA Que muitos estudos demonstram que muitos clientes dos prostíbulos são homens com disfunção sexuais.
HOMEM 3 Como disse?
DOUTORA Impotentes, ejaculadores precoces, masoquistas… Eles crêem que vão resolver esses problemas no prostíbulo. Mas em vez de resolvê-los, os agravam ainda mais… Que pena desses homens que separaram o sexo do amor. Porque, afinal, não encontrarão nem um nem outro. Até a próxima, amigos e amigas!
Juan Carlos Volnovich, Ir de Putas .